CAPÍTULO DEZ

 

Posição dos Planetas nos Signos 

 

A maneira pela qual um planeta reage à sua posição nos diferentes signos é um dos elementos principais da astrologia. Existe ampla informação a respeito da natureza dos planetas nos diferentes signos, em toda a literatura astrológica clássica, assim como na literatura moderna. Na verdade, estas correspondências são bem padronizadas e bastante conhecidas. Freqüentemente, é apenas uma questão de se aplicar a lógica à astrologia. Por exemplo, o Sol em qualquer um dos dois signos de Mercúrio faz o nativo brilhar na gramática ou naquilo que escreve. Isso é coerente simplesmente porque o Sol, representando nossa alma, onde quer que ele esteja, indica nossos interesses e instintos, o que significa dizer que foram nossas habilidades nas vidas passadas. E Mercúrio, porque é o planeta da comunicação, da gramática, da leitura e da redação. Portanto, o Sol num signo mercurial contribuiria, naturalmente, para alguma aptidão mercurial.

 

Mantendo-nos fiéis ao sistema original de Parashara, muitas das indicações que apresentaremos a seguir foram tiradas do Brihat Jataka e do Saravali. Mas a experiência e a lógica astrológica também foram, naturalmente, levadas em consideração.

 

Os luminares são de importância fundamental, uma vez que o Sol e a Lua representam nossa alma e nossa mente, respectivamente. O Sol ainda é indicativo de nossa própria vontade, das nossas características e instintos.

 

O SOL

 

Em Áries: Áries é o primeiro signo do zodíaco e o Sol, o planeta da criação. Não admira que o Sol, aqui, fosse descrito como pioneiro e original. Áries é um signo do fogo, portanto o Sol aqui torna o nativo ríspido, desafiador, ambicioso e ativo. Os instintos autocráticos do Sol estão a todo vapor, neste signo, pois Áries é o seu signo de exaltação, onde ele fica mais forte.

 

Por esta razão, a pessoa que tenha o Sol em Áries deve ter um grande interesse na sua alma, uma vez que o Sol é o Atma-karaka, o planeta indicador da alma. A vida religiosa deverá ser importante também na vida destas pessoas, se outras indicações planetárias apoiarem este interesse pela auto-realização, já que o Sol também é indicador de templos. Observe que desde a Antiguidade, quando a cultura védica se espalhou por todo o planeta, o dia do Sol (domingo) ficou sendo o dia de ir a igreja e rezar.

 

Sendo Áries um signo tão favorável para o Sol, sua colocação aqui favorece todos as correspondências solares típicas. Por exemplo, os ossos e o esqueleto do nativo, assim como sua visão, saúde, fama, status, suas relações com os órgãos governamentais e seu senso de honra e dignidade, ficam todos fortalecidos pelo fato de estar em Áries o Sol.

 

Em Touro: O Sol aqui dá ao nativo uma orientação domestica, artística e sensual, em um nível profundo da alma. Torna a pessoa confiante, uma vez que Touro é o signo do touro – não é, nem um pouco  um signo frágil, para o ousado e anímico Sol.

 

Já que Touro é um signo da terra, aqui o Sol pode tornar a pessoa prática e possivelmente inclinada a trabalhar com a terra, se outras combinações o justificarem. Uma área de interesse poderia ser a criação de animais em fazendas ou pastagens, pelo fato de Touro representá-la.

 

O Brihat Jataka menciona que "a pessoa lida com roupas". Que interessante saber que a Lua, o planeta das roupas e tecidos de algodão, se exalta em Touro!

 

Em Gêmeos: Conforme mencionado, Gêmeos é um signo de comunicação, composição, gramática e idiomas. Assim, a pessoa que tem o Sol neste signo possui interesse nestas coisas. O que, talvez, seja mais intrínseco, é o fato de Gêmeos ser um signo intelectual, científico e habilidoso. É um signo de abstração, sendo representado por símbolos humanos. Sob esta luz, não admira que o Sol em Gêmeos incline o nativo à astronomia, à ciência, aos idiomas e habilidades técnicas, dando-lhe uma disposição acadêmica.

 

Como um signo de abstração, a pessoa que tenha o Sol aqui poderá se interessar por ciências de computação, programação e qualquer tipo de trabalho que tenha algo a ver com códigos e simbolismo.

 

A natureza de Gêmeos dá aos seus nativos um elemento de comunicação seco e rapidíssimo, alem de flexibilidade e gosto pelas mudanças.

 

Em Câncer: Câncer é um signo da água, feminino e emocional. Quando ocupado pelo Sol, a abrasividade deste planeta diminui. Isso ajuda o nativo a se tornar caloroso, emocional, carinhoso, sincero e sentimental.

 

Este posicionamento sugere sensibilidade, porque Câncer é um signo muito sensitivo, representado por nada menos que o caranguejo, e o Sol indíca a personalidade centralizada da pessoa.

 

O Sol em Câncer faz com que o nativo tenha uma afinidade com a água, gostando do oceano, das praias, de nadar e velejar. Pode inclusive se formar alguma conexão com a Marinha, já que o Sol é o planeta do governo e Câncer é aquoso.

 

As habilidades e qualidades bramínicas estão latentes nestas pessoas. Por exemplo, ensinar e treinar são atividades que chegam naturalmente às pessoas com o Sol em Câncer. "A paz, o autocontrole, austeridade, pureza, tolerância, honestidade, sabedoria, conhecimento e religiosidade", que Sri Krishna menciona como naturezas bramínicas no capitulo 18 do Gita, não são estranhos a estas pessoas, não obstante outras combinações do mapa.

 

O Brihat Jataka diz que os nascidos com o Sol em Câncer são "astrólogos especialistas". Isto talvez seja porque o Sol, num signo de sentimentos, se torne intuitivo.

 

A indolência é outra qualidade típica desta posição. É lógico que um signo de água tenda a extinguir o fogo e a energia solar.

 

Em Leão: Leão é o signo do próprio Sol, portanto aí as qualidades solares são expressas na sua totalidade. As habilidades de independência, da capacidade de organização, da generosidade, orgulho, ambição, ego, dignidade, lealdade, fortaleza e liderança são todas comunicadas pelo Sol em Leão. Para melhor compreender esta localização, lembre-se de que ambos, o Sol e Leão, possuem uma natureza real. Na verdade, todas as qualidades que foram mencionadas acima são reais.

 

A natureza autocrática é reforçada pelo Sol no seu próprio signo. Assim, a pessoa que nasce com o Sol aqui deve se sentir pouco confortável junto a pessoas iguais, ou em posições subservientes.

 

Leão é um signo fixo, portanto, o Sol aqui pode tornar o nativo teimoso e inflexível.

 

Em Virgem: De novo, o Sol ocupa um signo de Mercúrio, portanto, de novo o nativo terá um interesse natural em coisas que requeiram habilidade, inteligência e abstração, especialmente a habilidade de comunicação e de negócios, mas também nas áreas de matemática, astronomia, astrologia e ciências em geral.

 

O Sol em Virgem sugere um leitor e especialmente um escritor, uma vez que o Sol é o planeta da criação e Virgem, um signo literário. A pessoa deverá ter uma queda para a poesia, musica e arte.

 

O Sol em Virgem, especificamente, dá ao nativo destreza manual. A pessoa pode se expressar com as mãos, porque a Mansão Lunar Hasta cai em Virgem. O símbolo de Hasta é a mão, e esta constelação dá habilidades manuais.

 

Virgem é um signo feminino representado por uma jovem virgem. Assim, o Sol aqui também sugere gentileza, com certeza, qualidades maternais, altruísmo e generosidade. A ousadia do Sol, num signo de uma jovenzinha, fica sublimada. A pessoa com o Sol em Virgem já foi descrita como reservada e até mesmo tímida.

 

As habilidades que requeiram inteligência e abstração são naturalmente encontradas nas pessoas com o Sol em Virgem, a menos que existam outros bloqueios (pelos nódulos, por exemplo). Assim, como o Sol em Gêmeos, o Sol em Virgem também dá interesse pelas ciências, matemática, astronomia e astrologia.

 

Em Libra: Libra ou Balança é o signo da igualdade e da democracia, um signo onde o autocrático Sol não se sente muito confortável. Na verdade, este é o signo de debilitação do Sol. Assim, as qualidades mais nobres do Sol sofrem aqui, e a pessoa se torna arrogante, afetada, cruel, exibicionista e muito autocrática. A nobreza não existe no coração das pessoas com o Sol em Libra.

 

Normalmente acontece do nativo se inclinar a intoxicações, quando o Sol ocupa este signo. Este é um signo de Vênus, é claro, Vênus é o planeta dos intoxicantes. Balança é um signo aéreo e o Sol, um planeta do fogo, logo, não apenas licores como também intoxicantes que são fumados podem ser indicados pelo Sol neste signo.

 

Os problemas físicos que acompanham esta posição do Sol podem ser relacionados à visão, ao coração, osteoporose e digestão, pois o Sol é como o fogo da digestão e representa a vista, o coração e os ossos do nativo.

 

As pessoas com o Sol aqui desejam a igualdade nos seus corações mas sempre se sentem perturbadas, talvez por causa das próprias atitudes de rispidez, arrogância e autocracia. Ainda assim, seu esquema de valores dá importância à gentileza, à justiça e à equanimidade porque, para a pessoa, isso é apenas a natureza de Balança, e além disso o Sol ainda é o indicador dos seus instintos e características, mesmo estando debilitado.

 

As características solares se tornam pouco refinadas em Balança, porque a nobreza do Sol, aqui, sofre de perversão. É um signo do homem comum e este não é, normalmente, tão evoluído. Um resultado pratico produzido por esta posição solar é que a pessoa se torna muito franca e grosseira. Lembre-se de que Libra é um signo masculino e que o Sol é um planeta de fogo. A natureza de fogo e autocrática do Sol se torna descontrolada, aqui, e o nativo fica sem tato e rebelde. Problemas com as autoridades e o governo podem ocorrer, também.

 

Em Escorpião: Escorpião é um signo da água que, à primeira vista, não é o elemento ideal para o Sol. Mas o regente de Escorpião é Marte, que é um planeta amigo do Sol, e este é um signo de temperamento quente e que acompanha a natureza básica do Sol. A conclusão é que o Sol gosta deste signo, e as características básicas se manifestam bem quando o Sol ocupa Escorpião. Por exemplo, algumas descrições típicas do Sol neste signo tornam o nativo ousado, precipitado, combativo e aventureiro.

 

A habilidade tática e o instinto para a estratégia são inatos, quando o Sol ocupa Escorpião. Afinal, Escorpião pertence a Marte, um planeta de lógica militar, enquanto o Sol é, ele próprio, um planeta militar.

 

O Sol aqui, é claro, pode dar ao nativo um coração ativo e energético. A idéia de ter emoções calorosas e passionais corresponde bem ao Sol em Escorpião.

 

Outra característica principal do Sol em Escorpião é a sensibilidade. Escorpião é um signo representado por uma criatura de extrema sensibilidade, conforme já delineamos anteriormente, na seção que trata dos signos do zodíaco. Então o Sol, que rege os instintos e o coração da pessoa, pode torná-la sensitiva quando está em Escorpião. O Sol neste signo também sugere um gênio explosivo.

 

Os médicos e cirurgiões correspondem ao Sol por excelência, enquanto Escorpião se relaciona com hospitais, clinicas e ambulatórios. A implicação é obvia.

 

O fato de Escorpião ser um signo secreto não deve, tampouco, ser negligenciado. O Sol aqui deverá apoiar os tópicos correspondentes, tais como pesquisa e espionagem.

 

Em Sagitário: Em Sagitário, o Sol dá ao nativo um coração compassivo, porque este signo é religioso, para começar. É o nono signo do zodíaco, e a nona é a casa do darma e da religião, na astrologia Védica.

 

Este é um signo de projeção, em absoluto nunca um signo introspectivo. O Sol em Sagitário torna a pessoa, portanto, ambiciosa, um executor que deixa sua marca no mundo e ao seu redor. Uma perspectiva externa deve estar presente.

 

Sagitário é um signo do fogo e a presença do Sol nele deveria dar ao nativo muito gênio. O nativo não apenas deveria ter o coração de um guerreiro, resistente, mas o primeiro instinto deveria ser o de lutar, devido à natureza projetora do signo. Na verdade, o Sol aqui dá ao nativo o coração de um guerreiro cavalheiro. Esta é uma boa posição para um militar.

 

Os compromissos não chegam naturalmente para as pessoas com o Sol em Sagitário, pois, nos seus corações, elas resistem e rejeitam as pressões externas, como dois pólos positivos, um contra o outro.

 

As pessoas com o Sol aqui têm um desejo muito profundo de ser francas e honestas. Naturalmente, elas são diretas com as coisas e pessoas que lidam. Tem maneiras honradas e dignas, porque as qualidades solares positivas se desenvolvem neste signo.

 

Como o Sol prospera aqui, pode-se esperar que o nativo seja mentalmente independente e inclinado à medicina.

 

Em Capricórnio: Os traços opostos aos do Sol são naturais em Capricórnio, da mesma forma que o regente deste signo, Saturno, é o planeta da escuridão e da sombra, enquanto o Sol é uma entidade de luz. Assim, sem considerarmos outras combinações, podemos dizer que o Sol em Capricórnio torna o nativo preguiçoso, ao invés de energético ou ativo. Capricórnio é um signo de ignorância ou tamas, portanto aqui os instintos mais nobres do Sol sofrem. O orgulho solar se transforma em arrogância, quando refratado através de Capricórnio, e a moral tradicional some. O Sol aqui dá um elemento de frieza e até de maldade, porque esta é a natureza de Capricórnio.

 

Lembre-se de que o regente de Capricórnio, Saturno, é o planeta do tempo por excelência. As pessoas com o Sol aqui são pacientes e naturalmente sabem como usar o tempo em seu benefício. Por outro lado, elas gostam de adiar as coisas.

 

Por ser um signo da terra, Capricórnio faz com que as pessoas nascidas sob sua égide sejam trabalhadoras e práticas. Da mesma forma, os que tem o Sol em Capricórnio compreendem o trabalho árduo porque Saturno, seu regente, é o planeta que rege estas coisas. O lado prático do Sol em Capricórnio não pode ser subestimado: ele orienta estes nativos para as conquistas. Eles podem ser precoces, não ficando nas posições que ocupam e sempre querendo subir mais, até o topo.

 

Em Aquário: O Sol é um planeta de fogo, e aqui ele fica num signo masculino e de um planeta inimigo e um tanto rude. Assim, a pessoa que nasce com esta combinação tem um elemento rude no seu coração.

 

É claro, a raiva suprimida logo se transforma em tristeza, que é um traço pronunciado deste signo. A infelicidade é normalmente atribuída às pessoas com o Sol em Aquário, pois o Sol aqui torna uma alma melancólica. Alem disso, o Brihat Jataka menciona que o Sol em ambos, Capricórnio e Aquário, "cometem atos indignos da sua posição" (Usha & Shasi, capítulo 18, texto quatro). Noutras palavras, a pessoa adota uma profissão ou age contra a posição que ocupa na vida. Assim, a amargura da subserviência e da pobreza, em algum ponto ou outro ao longo da vida, fica indicada pelo Sol aqui.

 

Aquário é um signo místico. Uma vez que o Sol representa a alma, as habilidades e os instintos de vidas pregressas poderão ser acessados pelo nativo que tenha o Sol em Aquário.

 

E conforme pode-se esperar do Sol num signo de Saturno, o carma positivo em relação ao tempo e ao trabalho também se apresentará.

 

Em Peixes: Peixes é um signo da água, feminino e que sublima as características mais rústicas do Sol. Em conseqüência, a pessoa que tenha o Sol em Peixes poderá ter um coração pacífico, será gentil, acessível e meiga.

 

Uma disposição alegre naturalmente corresponde a Peixes, que dizer quando o Sol se coloca aí! A pessoa se torna positiva e afetuosa, do fundo do seu coração.

 

Lembre-se de que Peixes é representado por dois peixes que nadam em direções contrarias. Assim, quando o próprio planeta do coração ocupa este signo, o nativo tende a ser tímido e nervoso.

 

Na verdade, o gênero feminino e a natureza dual deste signo (que não é nem fixo nem móvel, e sim ambos) tornam o nativo flexível e dócil. Portanto, a pessoa gosta de ajudar os outros, sustenta-os e se dedica a causas espirituais, quando o Sol ocupa Peixes.

 

O "Brihat Jataka" menciona outra indicação em relação ao Sol no signo feminino de Peixes. Varaha Mihir afirma que "a pessoa será respeitada pelas mulheres" (ibid). O carma positivo em relação às mulheres é sugerido para as pessoas que têm o Sol, o planeta do coração e da alma, num signo feminino positivo.

 

Um planeta satvic (honorável) neste signo religioso torna o nativo naturalmente religioso, honesto e piadoso. E uma vez que é um signo bramínico, a pessoa se torna como um sacerdote, tendo boa habilidade para ensinar.

 

Por fim, sobre o Sol em Peixes, o "Brihat Jataka" (ibid) nos diz que "o nativo se torna rico se negociar com produtos da água". Isso apenas indica uma predisposição, quando se tem o indagador natural da consciência, dos instintos e da própria alma, num signo aquático. Assim, se outros aspectos o apoiarem, o nativo de Sol em Peixes seria inclinado a obter lucros com a água, líquidos, o oceano, transportes, venda de pérolas, etc. Por exemplo, se uma pessoa com o Sol em Peixes tivesse uma propriedade com uma fonte natural de água, ele poderia acalentar a idéia de engarrafar a água para vender ao público. Se a pessoa teria ou não sucesso depende das combinações do mapa. Mas o Sol em Peixes incline o nativo a lidar com a água e com os produtos dela.

 

A LUA

 

A Lua também é uma indicadora importante do mapa, porque rege a mente. Como uma definição oposta, pelo Sol podem-se conhecer os instintos e a experiência da alma do nativo, que se tornam acessíveis conforme seus méritos. A Lua/mente também é condicionada pelas vidas anteriores, mas a mente não é enterrada tão fundo quanto a alma. Assim, a Lua é mais indicativa dos nossos desejos e impulsos e das coisas que nos excitam e entusiasmam. De qualquer maneira, a Lua pode ser melhor compreendida pela sua interação com os diferentes signos como se segue:

 

Em Áries: Áries é um signo do fogo, é claro, e a Lua aqui dá ao nativo uma mente energética e ativa. Uma pessoa que tenha este posicionamento será extrovertida. Isso é diferente, digamos, da depressão e da procrastinação que resulta da Lua em Capricórnio.

 

Na verdade, a Lua aqui tende a tornar a pessoa impulsiva e excitável. Neste signo, a Lua torna o nativo curioso e indagador, competitivo e truculento. Desnecessário dizer que, com a Lua num signo guerreiro regido por Marte, a pessoa é valente.

 

Uma expressão lógica é dada à mente, quando a Lua fica em Áries, mas a pessoa é muito mais ligada à ação do que ao intelecto.

 

Por ser Áries o primeiro signo do zodíaco, o nativo Aries-Lua demonstra iniciativa e capacidade empreendedora.

 

Em Touro: Quando o planeta da mente ocupa Touro, a pessoa se torna constante e determinada, porque este é um signo da terra, mas também teimosa por ser o signo do touro. Neste caso, um bom adjetivo seria autoritário. Estas pessoas são independentes, no sentido de que ninguém as influencia quanto ao caminho que querem seguir na vida.

 

A Lua em Touro sugere beleza e dá uma figura arredondada, especialmente se esta combinação influenciar o Ascendente ou a segunda casa. A Lua, é claro, rege a mente, ao passo que Touro é um signo de luxo, confortos, arte, música e prazeres. Assim, quando a Lua de uma pessoa cai aqui, ela naturalmente terá uma mente receptiva a estes tipos de carmas.

 

Em Gêmeos: Gêmeos e um signo do ar e, portanto, intelectual. Quando ocupado pela Lua, o nativo gosta de usar sua inteligência, ou seja, é um pensador. Este também é um signo literário, de linguagens e de comunicação. A pessoa Gêmeos-Lua é, claro, atraída para estes tipos de atividades.

 

O fato do regente deste signo ser o planeta da inteligência racional e abstrata torna as pessoas com a Lua aqui ligadas em programação e nas ciências de computador.

 

As combinações relacionadas com as habilidades tecnológicas e científicas são reforçadas pela Lua neste signo, e tais indicações podem se manifestar facilmente nos períodos planetários da Lua.

 

As mudanças, a variedade e a excitação atraem a mente geminiana. A menos que a Lua tenha um mínimo de brilho como credito, entretanto, esta mente geminiana fica sujeita a oscilações e à instabilidade.

 

O Brihat Jataka menciona que estas pessoas possuem "habilidade com o sexo" (Usha & Shasi, capítulo 17, texto três). Isso é natural, uma vez que o signo é simbolizado por um homem e uma mulher andando de mãos dadas. Mas, devido à natureza indecisa de Gêmeos, elas tendem a ser impulsivas, muito rápidas e instáveis nos seus relacionamentos e assuntos sexuais, especialmente se a Lua estiver na fase escura.

 

O indivíduo Lua-Gêmeos é manualmente muito habilidoso. Já foi observado que estas pessoas têm uma queda para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Na verdade, as mudanças e a variedade são suas marcas registradas. Infelizmente, quando a Lua não tem brilho, a pessoa Lua-Gêmeos têm problemas em ficar sossegada e deixa as coisas incompletas, sem terminar.

 

Um nariz arrebitado e cabelos ondulados são características físicas típicas das pessoas nascidas com a Lua em Gêmeos.

 

Em Câncer: Câncer é o próprio signo regido pela Lua e os traços cancerianos básicos são reforçados, quando a Lua o ocupa. Por exemplo, o lado sentimental e emocional da pessoa se torna mais pronunciado. E Câncer é definitivamente um signo sensitivo, portanto, a sensibilidade do nativo aumenta quando a Lua fica aqui. E isso é mais verdadeiro na proporção que a Lua tem menos brilho. Soumya ou suavidade é atribuída aos dois, ao signo e ao planeta que o rege, portanto, quando a Lua está em Câncer, o resultado é uma personalidade muito simpática e sincera, que não gosta de ferir as pessoas. Os instintos maternais são outro traço enfatizado. A pessoa se torna meditativa e pensativa, também, acompanhando a natureza mental mutua da Lua em Câncer. A pessoa Lua-Câncer adora a água como um peixe e vibra com praias e terras arenosas como um crustáceo. Câncer e a Lua são da água e o símbolo de Câncer é o caranguejo.

 

A Lua aqui forma uma personalidade intuitiva, mais orientada para os sentimentos e emoções do que, por exemplo, pela lógica ou o dever, como seriam os casos das personalidades mercurial e solar, respectivamente. Se a Lua estiver fraca, então o nativo deverá ser extremamente sentimental e facilmente manipulado pelos outros.

 

Câncer é um signo feminino e a Lua, um planeta feminino. Certamente é por isso que Varaha Mihir, no Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 17, texto quatro), declara que a pessoa que tem a Lua em Câncer "ficará sujeita a influência das mulheres". Isso quer dizer que o nativo será visto com simpatia pelas mulheres e pelos pontos de vista femininos. Não obstante outras combinações, o tipo de personalidade que se forma é aquele que é bem acolhido pelas mulheres, sente-se encorajado por elas e tem uma boa disposição para elas. É claro, todos os homens são atraídos pelas mulheres, mas alguns tipos de personalidade parecem se sentir ameaçados pelas mulheres, ou parecem sentir a necessidade de controlá-las, ou algo parecido. Mas Varaha Mihir afirma que a pessoa que tem a Lua em Câncer é simpática às mulheres, provavelmente devido a uma disposição afetuosa. Se o Sol e o ascendente estiverem em signos femininos, isso fica mais evidente ainda.

 

Em Leão: A Lua ocupa outro signo do fogo, em Leão. Assim, para começar, a mesma energia e disposição que correspondem a Lua em Áries também estariam presentes aqui. Além disso, esta posição passaria um temperamento que é, na verdade, a primeira coisa que o Brihat Jataka diz sobre a Lua em Leão (Usha & Shasi, capítulo 17, texto cinco).

 

Mas resultados únicos podem ser atribuídos a Lua em Leão, acima e além da necessidade ariana de simplesmente lutar e desafiar, que pode ser ignóbil e sem sentido. Algo diferente, digamos, da mera excitação da Lua em Gêmeos, ou da meiguice e da emotividade da Lua em Câncer, e que é absorvido pela Lua em Leão. A personalidade formada pela Lua-Leão é ousada, atraída por ideais aristocráticos e bastante orgulhosa. A honra é importante para este nativo, que se sente o próprio líder e é independente. Estes resultados são específicos da "divindade predominante na mente de cada um", no signo de Leão.

 

Este tipo de Lua dá à pessoa determinação, porque ela ocupa um signo fixo aqui. Nada de conversas tolas e mesquinharias na personalidade Lua-Leão, embora esta posição não dê ao nativo muita flexibilidade.

 

A Lua em Leão também sugere um elemento forte do ego, por causa da influencia solar. A pessoa Lua-Leão, muito embora esteja imbuída de sentimentos que não são egoístas à primeira vista, isto é, sendo generosa, paternal e protetora, se vê sempre no centro das coisas. Por exemplo, um individuo Lua-Leão pode se sentir protetor, porque alguém ofendeu o seu guarda, ou generoso, porque um mendigo lhe pediu humildemente uma esmola, de forma que o ego está sempre presente, mesmo do lado mais auto-extensível da personalidade leonina.

 

Varaha Mihir afirma que a pessoa com a Lua neste signo "gostará de comer animais" e que freqüentará "florestas e morros" (ibid). É claro, o símbolo de Leão é o próprio leão, que é carnívoro e que anda pelos morros, florestas e matas, de forma que isso é apenas uma correspondência natural entre o planeta e o signo.

 

Esta declaração também enfatiza a grande significação da Lua e sugere que as indicações lunares devem ser extensivamente sentidas. A Lua, por si só, não indica dietas, como a segunda casa. Mesmo assim, a partir desta afirmação de Varaha Mihir, vemos que a Lua influencia todas as jurisdições.

 

Em Virgem: Aqui, novamente, temos uma personalidade com aspecto maternal, parecida, a este respeito, com a Lua em Câncer. Lembre-se de que Virgem é representado por uma jovem carregando nutrição e luzes. Este é um signo muito doador; altruísmo e autosacrifício são atribuídos a ele. Portanto, a Lua aqui sugere uma pessoa com emoções envolvidas.

 

Assim como se espera de um planeta feminino e emocional no signo da uma jovem virgem, a pessoa que tem a Lua em Virgem é bastante graciosa e "modesta", segundo as palavras do Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 17, texto seis).

 

Semelhante à Lua no outro signo de Mercúrio, a Lua aqui dá ao nativo uma mente orientada para idiomas, literatura, matemática, ciência, códigos, comunicação e programação de computadores. Todos estes atributos correspondem ao elemento mercurial. Na verdade, Virgem apóia qualquer atividade que exija habilidade e inteligência, especialmente a inteligência abstrata, que é o domínio dos seres humanos. Lembre-se de que ambos os signos de Mercúrio têm símbolos humanos. E um tipo parecido de entusiasmo mercurial está presente, como quando a Lua ocupa Gêmeos.

 

Na realidade, a habilidade é um conceito-chave para este signo. Qualquer atividade que requeira habilidade de expressão, especialmente onde a inteligência abstrata esteja envolvida, corresponde ao elemento virginiano. Nos tempos modernos, a Lua em Virgem orienta a mente para a digitação, o processamento de dados, qualquer tipo de manutenção de registros, contabilidade, arquivos ou trabalhos que envolvam números.

 

Uma das Mansões Lunares que pertencem a este signo é Chitta, cujo semideus símbolo (adi-deva) é Vishva-karma, o arquiteto celestial. Assim, a arquitetura, a engenharia e qualquer tipo de construção ou artesanato podem ser representados pela Lua em Virgem. Sendo Virgem um signo da terra, até mesmo a habilidade para a jardinagem, como o cultivo de rosas, pode ser comunicada pela ocupação da Lua neste signo.

 

O Brihat Jataka descreve uma tendência artística em termos de musica, poesia, arte e dança. Chitta (a constelação por trás desta combinação), na verdade, significa "a beleza" e faz referencia a lindas pinturas que prendem nossa atenção. Assim, a posição da Lua na constelação de Chitta enfatizaria a natureza artística da pessoa nascida com a Lua em Virgem. Mas a forma real pela qual as habilidades virginianas se manifestam não é o principal; ela será indicada por um julgamento total do mapa. O que interessa é que a Lua em Virgem da uma mente laboriosa e brilhante, ávida por pensar e se expressar.

 

Em Libra: Libra é um signo do ar, portanto a Lua aqui indica uma pessoa que gosta de usar sua mente e que é muito inteligente. Este é um signo masculino; assim, a meiguice e a gentileza de Câncer e Virgem, por exemplo, não são comunicadas a esta posição da Lua.

 

Provavelmente o traço mais notório da Lua em Libra seja a busca da harmonia, do jogo limpo e da igualdade. A Lua, aqui, indica uma mente que persegue um estado equilibrado de coisas, na vida. Isto é pura lógica astrológica, uma vez que a Lua indica como a pessoa se sente e que vontades tem, ao passo que Balança é o signo do equilíbrio.

 

Por outro lado, quando a Lua está numa fase sem brilho, a sensibilidade do nativo aumenta. Nesta situação, qualquer perturbação tomará proporções exageradas na mente da pessoa. Quando uma Lua fraca ocupa Libra, o descontrole e a perturbação são os resultados mais prováveis.

 

Como Libra é um signo móvel e do ar, a pessoa que tenha a Lua aqui é mais flexível, muda com freqüência e gosta de viagens. Aqui, a Mansão Lunar Swati reforça estas tendências. A Lua em Swati indica uma mente constantemente mudando e que não pode ser presa.

 

O símbolo de Swati é a balança do comerciante é o tipo de lugar indicado é um bazar ou centro comercial. Isso é coerente, portanto, com o fato da Lua libriana dar ao nativo a inclinação para fazer negócios. Uma vez que este signo pertence a Vênus, os negócios poderiam envolver gado, leite e produtos derivados dos mesmos, o que é enfatizado, aqui, pela presença da própria Lua, o planeta regente do leite por excelência.

 

Outro traço da Lua em Balança pode se relacionar com a regência de Vênus, fazendo com que o nativo goste de arte e música. E quando a Lua ocupa a constelação de Chitta, que também se estende a este signo, alem de Virgem, esta indicação fica reforçada e aumentada pela tendência especial à pintura, além da música.

 

Um texto no Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 17, texto sete), bastante citado, menciona que as pessoas que têm a Lua em Libra "respeitarão os deuses, os brâmanes e os santos".

 

Em Escorpião: Este é um signo emocional da água e a Lua aqui sugere uma pessoa guiada pelos sentimentos e pelo coração.

 

O símbolo deste signo é, claro, o próprio escorpião, que é uma criatura sensível e que gosta de se esconder. Uma personalidade tocante e muito particular é formada, quando a Lua passa por este signo. Esta pessoa será muito perceptiva e consciente das coisas que a cercam. Mas esta personalidade não será muito tolerante nem acessível. Na verdade, a personalidade da Lua escorpionica é até bastante vingativa.

 

A natureza secreta de Escorpião fica muito evidente na personalidade destes nativos, pois sua mente naturalmente funciona de maneira oculta e a pessoa costuma buscar a privacidade. Estas pessoas são normalmente introvertidas e nem um pouco extrovertidas. Os escorpiões são cheios de veneno e ódio; assim, quando a Lua ocupa este signo, a mente também se torna envenenada pela raiva. A personalidade típica da Lua-Escorpião tem um pouco de crueldade, se agita facilmente e pode inclusive formar um temperamento violento.

 

Escorpião é o signo de debilitação da Lua; portanto, quando ela o ocupa, a mente do nativo pode ser permeada, em qualquer grau de intensidade, por paranóia, fobias, indecisão e o sentimento constante de insegurança.

 

É claro que se a Lua receber influencias benéficas, por exemplo, um aspecto ou se ela própria possuir algum brilho como credito, então os efeitos nocivos poderão ser reduzidos em grande parte. Então, haverá mais estabilidade e simpatia na personalidade do nativo. As qualidades mais positivas da Lua em Escorpião, como a resistência, determinação (signo fixo) e uma energia quase sem limites, então poderão ser canalizadas de maneira mais positiva.

 

A tendência é uma forte atração para a gratificação dos sentidos, quando a pessoa nasce com esta Lua, junto com um apetite sexual quase bestial. Freqüentemente depois de fazer amor, a pessoa fica irritadiça com o companheiro.

 

Em Sagitário: O último dos signos de fogo permeia a mente do nativo com energia e capacidade de luta, além de uma aparência dominadora, quando a Lua o ocupa. O nativo se torna trabalhador, positivo e produtivo.

 

Lembre-se de que este signo se relaciona com projeção e exteriorização, devido ao seu símbolo ter uma flecha apontada para o céu. Assim, a pessoa com a Lua neste signo tem vontade de ser franca e direta, e o é. A Lua sagitariana não reprime seus sentimentos nem engana.

 

E, da mesma forma como o arqueiro olha para o alto, Sagitário da uma perspectiva ambiciosa ao nativo. Se a Lua possui algum brilho aqui, a pessoa se ligará à idéia do sucesso. A mente sagitariana nunca leva a pessoa a se desencorajar, renunciar ou desistir, dizendo "oh, isso é demais para mim. Isso é tudo que eu posso fazer".

 

Já sabemos que o nono signo e a nona casa correspondem à religião. Sagitário é o nono signo. Portanto, a Lua aqui dá ao nativo uma mente piedosa, inspirada por virtudes elevadas. Uma disposição conservadora se desenvolve na pessoa e sua mente se sente pouco confortável se for cercada por exageros de libertinagem e coisas do gênero.

 

Naturalmente, uma pessoa com a Lua num signo representado por uma flecha que esta sendo atirada não recua por causa de ameaças. A pessoa com a Lua sagitariana enfrenta as ameaças e, se preciso, ataca-as. A expressão comum "a melhor defesa e uma boa ofensa" demonstra bem o lado sagitariano.

 

Em Capricórnio: Dois dos traços principais de Capricórnio são a melancolia e a tristeza. A Lua aqui definitivamente se tinge com estas qualidades, o que se estende à mente e aos sentimentos do nativo. Se a Lua estiver sem brilho e sofrer algum outro tipo de aflição, isto é sentido muito fortemente. Uma Lua mais forte, porem, da uma mente seria e com qualidades filosóficas.

 

Desde que o tempo é parte típica de Capricórnio, sua ocupação pela Lua indica uma mente metódica e paciente.

 

A natureza material que rege Capricórnio é tamas, ou ignorância. O impacto descontrolado de Capricórnio sobre a Lua produz uma mente fria, cruel e egoísta, e a pessoa se sente critica e negativa.

 

O elemento capricorniano diminui a vergonha, de forma que a implicação de se ter neste signo o planeta que "rege a mente de todas as pessoas" é obvia. Na verdade, adjetivos como sem vergonha, inescrupuloso, imoral, etc. normalmente são encontrados nos textos padrões que fazem referencia a Capricórnio.

 

O Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 17, texto dez) menciona algo que apóia esta tendência, de que "a pessoa com a Lua em Capricórnio agirá com virtudes para se exibir aos outros".

 

Este é um signo da terra, que dá uma natureza prática à mente do nativo. Uma Lua energizada e positiva, aqui, torna a pessoa trabalhadora e com boa capacidade executiva. A Lua capricorniana definitivamente apóia o trabalho com a terra, como a jardinagem e até mesmo a agricultura, pois produz uma mente que tende para o trabalho braçal e para os ambientes de serviço.

 

O Horasara de Prithuyashas (R. Santhanam, capítulo 28, texto dez) menciona que o nativo "será apegado às mulheres" que tenham a Lua em Capricórnio. Já dissemos como os autores clássicos acham que a Lua num signo feminino parece inclinar o nativo às mulheres e à perspectiva feminina. Isso para acompanharmos a razão astrológica básica. Além disso, o "Horasara" opina que "a pessoa terá o afeto de mulheres mais velhas". Esta indicação poderá se manifestar de varias formas, mas o principal é que Capricórnio é feminino é rege as idades mais avançadas. Portanto, a Lua aqui, por si só, dá um certo tipo de afeto pelas mulheres mais velhas, seja uma simpatia sem maiores envolvimentos ou não.

 

O Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 17, texto dez) também menciona como a mente desta Lua capricorniana "compreende rapidamente o que é dito", pois um processo intelectual e mental muito rápido é típico de Capricórnio.

 

Em Aquário: Aqui, a Lua volta a um signo masculino, que lhe passa um tanto de rudeza e abrasividade. Na verdade, são estas as qualidades que melhor descrevem a mente aquariana.

 

Mas, curiosamente, Aquário tem a fama de ser um signo relacionado com os instintos humanitários e a simpatia das massas. E uma vez que é regido por Saturno, o planeta dos pobres e dos oprimidos, isso seria muito verdadeiro se Aquário e a Lua estivessem sublimados pelo brilho da Lua, por associações ou aspectos benéficos, etc. Senão será a natureza inferior saturnina que se evidenciará.

 

Isso é coerente. Lembre-se de que Saturno é o planeta das classes operárias. Assim, quando seu elemento se torna sublimado, de quem ele vai obter a simpatia? Da classe aristocrática representada pela sua contraparte oposta, o Sol? É claro que não, este elemento saturnino, acompanhando suas próprias qualidades, manifestará simpatia pelos seus companheiros, como deve fazer um socialista moderno, ou um membro do sindicato pertinente. (É interessante saber que o Brihat Jataka, no capítulo 17, texto 11, menciona esta localização da Lua como típica de pessoas que "se apegam às propriedades de outros homens". Esta indicação certamente mostra a tendência do socialismo moderno.)

 

Mas a Lua aquariana sempre implanta pelo menos um núcleo de dureza na mente, mesmo que o sentimento humanitário esteja presente. Deve-se ter muito cuidado para não se deixar levar pelo ideal romanceado ocidental de Aquário.

 

Deixando um pouco a rudeza de lado, Aquário é certamente um signo de perspectivas filosóficas, já que sua natureza melancólica as provoca. É um signo do ar (intelectual), portanto a Lua aqui torna o nativo pensativo. Lembre-se de que, em Notable Horoscopes, na seção que trata do mapa de Augusto César, o Dr. Raman nos informa que Aquário é um signo de "pensamento calculista".

 

Recorde a natureza triste e melancólica produzida pelos dois signos de Saturno, Capricórnio e Aquário. Na verdade, o Brihat Jataka fala de "elevações e depressões" que sugerem uma natureza cheia de altos e baixos à melancolia da Lua em Aquário.

 

Outro traço que não se deve perder de vista é o lado esotérico e místico de Aquário. Este traço já foi amplamente discutido em outras seções, mas é suficiente dizermos que a Lua aquariana da uma atração forte pelas ciências ocultas.

 

E a Lua aquariana também torna o nativo excêntrico. Talvez os dois andem de mãos dadas, porque certamente pode-se dizer que o lado excêntrico da mente de Aquário alimenta seu interesse pelo misticismo. Mas este traço excêntrico se manifesta também de outras formas, dando a pessoa uma forte atração pelas coisas incomuns e de vanguarda.

 

Em Peixes: Acima de tudo, Peixes é um signo piedoso. E, claro, quando a Lua o ocupa, torna a pessoa inclinada à vida espiritual e apegada ao bem. A pessoa que tem a Lua em Peixes segue seu coração, intensamente, na busca de Deus.

 

Assim como este signo é simbolizado por dois peixes que se distanciam um do outro, quando Peixes é ocupado pela Lua, a pessoa pode se tornar indecisa e ir para a frente e para trás. Peixes é um signo dual, daí sua natureza mutável torna o nativo um tanto nervoso e inseguro, especialmente se a Lua estiver sem brilho.

 

O pisciano é, dentre outras coisas, romântico, emocional e pouco pratico. Assim, quando o planeta das emoções o ocupa, a mente se torna muito pouco pratica. A pessoa tem que lutar contra a tendência de ser uma sonhadora romântica. E novamente, isso fica ainda mais enfatizado se a Lua estiver sem brilho.

 

A natureza gentil ou Soumya da Lua é reforçada, neste signo doce e meigo.

 

É interessante que o Brihat Jataka declara que "a pessoa nascida com a Lua em Peixes negociará com produtos do mar" (Usha & Shasi, capítulo 17, texto 12). A idéia é que a Lua é um dos maiores pilares do horóscopo, e sua posição num signo aquático, por si só, inclinará o nativo para trabalhar e ganhar dinheiro com artigos relacionados à água, aos líquidos em geral, oceanos, lagos e rios. Seja como comerciante de bebidas, mercador de perolas, pescador, marinheiro ou outra profissão qualquer, a ser apontada por outros aspectos específicos do mapa. Mas uma coisa é certa, a Lua em Peixes lhe dará uma mente predisposta à água e aos ambientes aquáticos. Mesmo que não haja indicações, num horóscopo, de trabalho especificamente com a água, esta Lua pisciana lhe dará apego à água e o nativo se sentirá naturalmente atraído por ela, a menos que a Lua esteja aflita.

 

MARTE

 

 

Em Áries: Marte em Áries desafia. E indica que o nativo tem gênio, espírito marcial e um certo elemento de crueldade. A franqueza, a lógica, desenvolvimento muscular, atividade, energia e a precipitação se formam na mente do nativo com Marte em Áries. Esta localização sugere também batidas, choques, ferimentos e cicatrizes na cabeça.

 

Em Touro: A natureza teimosa de Marte é reforçada em Touro, já que este é um signo fixo. A independência de cada um deles se reforça mutuamente, também. Marte no signo do touro sugere uma personalidade dominadora, como a de um chefe. E a sensualidade de Touro é energizada pelo fogo marciano. Na verdade, esta é uma indicação de fala agressiva.

 

Em Gêmeos: Marte em Gêmeos da uma expressão lógica e racional, do tipo que se presta à ciência e à engenharia. Marte é naturalmente agressivo e Gêmeos é um signo masculino; assim, o elemento marciano fica reforçado aqui. Os textos clássicos mencionam habilidades musicais, por causa da natureza musical de Gêmeos.

 

Em Câncer: Marte ocupa um signo aquático, em Câncer, onde sua natureza de fogo não se sente muito confortável e onde ele também fica debilitado. Aqui, Marte se agita, por assim dizer, razão pela qual o fogo e a energia de Marte se tornam destrutivas e raivosas. O Brihat Jataka menciona que Marte se torna "mau" em Câncer. O lado mais negativo de Marte, como a agressão, a irritabilidade e a rispidez, se torna mais proeminente aqui.

 

Esta localização também não é muito boa, em termos de relacionamento com a mãe. Dependendo de outras combinações, pode ocorrer separarão da mãe ou ela pode ser muito agressiva com o nativo.

 

Em Leão: Marte em Leão sugere independência, pois Leão é um signo de independência, em primeiro lugar, e Marte é um planeta que não abaixa a cabeça para ninguém em segundo. Aqui é sugerido um papel ativo, lógico e até mesmo rebelde na política.

 

Esta localização produz uma natureza combativa e uma expressão imperial, agressiva. A habilidade com respeito a armas de fogo e munições é um traço comum das pessoas com Marte em Leão.

 

Os textos antigos advertem que Marte, aqui, se torna negativo para as crianças, pois ele produz problemas de estômago. Isso acontece porque Marte é um maléfico e Leão é o quinto signo, sendo a quinta casa a dos filhos e do estomago. Mas deve-se julgar estas coisas e encontrar confirmação em relação às casas e ao mapa em geral, não apenas pela posição do signo.

 

Em Virgem: O texto clássico sugere que Marte dê habilidade para a musica e para as artes, aqui, por ser outro signo de Mercúrio. Novamente, como quando Marte está em Gêmeos, a localização neste signo da uma dimensão de pensamento racional que se presta à ciência, à matemática e à engenharia. Marte, aqui, indica um artesão.

 

O Saravali diz que, quando "Marte ocupa Virgem, o nativo não é... muito corajoso e teme demais os inimigos" (R. Santhanam, capítulo 25, textos 11-12). Isto é astrologicamente coerente, uma vez que o bravo e fogoso Marte se encontra num signo simbolizado por uma jovenzinha. Noutras palavras, a coragem e a ousadia do nativo diminuem. Se Marte estiver forte em Virgem, entretanto, esta localização lhe daria habilidade para a luta, pois Virgem é um signo ligado às habilidades.

 

No "Hindu Predictive Astrology", o Dr. B. V. Raman menciona que Marte, aqui, torna o nativo "pretensioso e cerimonioso, afetado".

 

Em Libra: Marte aqui volta a um signo masculino, onde sua agressividade é aumentada. Balança, embora seja um signo de equilíbrio, é onde o equilíbrio é facilmente perturbado. Assim, aqui, a raiva marciana é facilmente provocada e em medidas desproporcionais.

 

Em Libra, Marte produz uma natureza calculista e negociadora, em termos de ser eficiente. Isto, porque Libra é um signo do ar (estes signos são, em primeiro lugar, calculistas), intelectual portanto, e Marte é lógico e franco por natureza, daí a natureza calculista e negociadora.

 

Ao mesmo tempo, uma vez que Libra é um signo da casta comerciante, as habilidades ligadas aos negócios são normalmente indicadas por Marte, aqui. Mas estes negócios não deverão se manifestar de forma suave, e sim agressiva, por causa de Marte estar num signo masculino. Além disso, sugerem-se também matemática financeira e profissões concomitantes em campos como o financeiro e da contabilidade.

 

Um maléfico agressivo neste signo augura uma harmonia conjugal pobre e relacionamentos pouco pacíficos. Por que isso acontece? Bem a sétima casa é a dos relacionamentos e do sexo oposto, enquanto Balança e o sétimo signo e é regido por Vênus. Na verdade, o Saravali (R. Santhanam, capítulo 25, textos 13-14) inclusive menciona que, quando Marte ocupa Libra, o nativo "perderá sua primeira esposa, se tornará dependente das bebidas e ganhará através de prostitutas". Estas são simples indicações venusianas negativas, que mostram o que um maléfico como Marte seria capaz de produzir, quando num signo de Vênus.

 

Além disso, seria fácil imaginar todas as formas pelas quais Marte pode energizar o elemento artístico de Balança. A maneira específica pela qual a energia marciana seria canalizada e indicada no horóscopo.

 

Em Escorpião: As características que se manifestam no nativo quando Marte ocupa Escorpião vão desde ressentido,lógico, afiado e ferido até hipersensível, agressivo, violento e rude. Na realidade, estas são apenas as qualidades essenciais de Marte, que se tornam proeminentes e enfatizadas quando Marte ocupa seu próprio signo. Escorpião acrescenta sensibilidade e sensualidade, que Marte também aumenta.

 

Se a combinação ou o próprio mapa estiverem aflitos por outros agentes, é lógico que um planeta agressivo como Marte, num signo vicioso como Escorpião, sugira saques, roubos e atos violentos.

 

Por outro lado, se não houver compensações, Marte em Escorpião pode apoiar coisas positivas como o trabalho em minas, com a engenharia, engenharia química, farmacêutica, polícia, combate ao fogo, trabalho com metais e com as Forças Armadas, ou mesmo trabalho em cozinhas.

Com respeito aos militares, Escorpião é um signo aquático. Assim, Marte aqui tenderia a se manifestar como algum envolvimento com a Marinha ou com a Guarda Costeira.

 

Escorpião é um signo que gosta de coisas ocultas e fica muito fortificado pela presença do seu regente. Assim, esta posição ativa enormemente os carmas relacionados com segredos e atividades secretas.

 

Assim como Marte em Áries se centralizado no signo, Marte em Escorpião sugere batidas, feridas e cicatrizes no corpo.

 

Em Sagitário: A energia de fogo de Marte, neste signo de fogo, forma um líder agressivo, assim como ambição e qualidades executivas. A orientação para a conquista é certamente dada por esta combinação de signo e planeta, e saiba que Sagitário canaliza muito positivamente a energia marciana.

 

Marte num signo de fogo sempre sugere luta e discussão, mas em Sagitário acrescenta-se um elemento desafiador. A idéia de sair e provocar uma discussão por uma boa causa e sugerida aqui, sendo a oposta à provocada por Marte no signo anterior de Escorpião, por ser resistente e introvertido.

 

Tanto Sagitário quanto Marte são descritos como francos e diretos, e isso fica ainda mais evidente quando os dois se juntam. Como ambos, Sagitário e Marte, correspondem à casta guerreira, fica indicada também uma tendência militar. Se outras combinações apoiarem esta tendência, ou se Marte estiver localizado bem no meio do signo, é bem possível que o nativo se torne militar. E, de acordo com o símbolo de Sagitário, do arqueiro montado, o envolvimento com cavalarias, infantaria mecanizada, mísseis e artilharia é provável.

 

Em Capricórnio: Marte se exalta em Capricórnio, muito embora este seja regido por um planeta inimigo, Saturno. Por quê? A idéia básica é a de que Capricórnio, sendo de terra, da um terreno dócil e seco para o fogoso e dominador Marte. Compare esta situação com Marte em Câncer: sendo de água, um signo emocional, Câncer não permite que o fogoso e lógico Marte se expresse adequadamente no seu meio.

 

Mas em Capricórnio, as qualidades básicas marcianas brilham muito bem. É por isso que a literatura astrológica clássica está repleta de adjetivos como, por exemplo, bravo, independente, ousado, corajoso e militar, para Marte em Capricórnio.

 

A energia inexaurível de Marte em Capricórnio foi bem notada pelo Dr. B.V. Raman no seu "Hindu Predictive Astrology" e por Nalini Kantha no seu livro "How do Read Your Horoscope". A testemunha empírica de ambos conta muito.

 

Alem disso, o Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto sete) e o Saravali (R. Santhanam, capítulo 25, textos 19-20) fazem uma correspondência da riqueza e do alto status com Marte em Capricórnio. Na verdade, qualquer planeta exaltado indica status elevado.

 

O sucesso também corresponde ao desempenho marciano, em geral, e isso é algo que já mencionamos neste texto. O fato de Capricórnio ser um signo saturnino sugere trabalho, maquinaria e mecânica. Outra conseqüência natural da exaltação de Marte é a posse de propriedades.

 

Em Aquário: Aquário é um signo masculino com um pouco de aspereza como crédito. Na verdade, ele é frio e calculista, enquanto Marte é brusco, rude e fogoso. Assim, a combinação dos dois não produz afeto nem camaradagem. Ao invés disso, produz um tipo de maldade muito consciente.

 

Não apenas a raiva, mas a raiva colorida pela depressão é a produzida aqui por Marte, já que Aquário é o signo da tristeza por excelência. Assim, o que é sugerido é uma pessoa agressiva que reclama, amarga com tudo.

 

Mais uma vez, Marte num signo de Saturno indica trabalho, indústria, maquinaria, engenharia, trabalho com aço e motores. Já que Aquário é um signo aéreo, o nativo com esta combinação poderá trabalhar com engenharia aeronáutica ou maquinaria de aeroplanos, de alguma forma.

 

Em Peixes: A ousadia e a energia natural de Marte se reduzem neste signo aquático, podendo produzir indolência e timidez. Incertezas também, porque Peixes é um signo dual. A menos que Marte esteja forte aqui, a indecisão pode ocorrer e o nativo não saber que caminho tomar.

 

Devido à natureza piedosa do signo, a tendência é para se gastar energia pelos canais apropriados. Já que Peixes é a "base" do inicio do zodíaco, talvez tais esforços devessem ser gastos no apoio ás boas causas. Se Marte estiver bem localizado, esta certamente seria a tendência.

 

Mas se Marte estiver mal disposto neste signo, ou se o mapa apresentar más influências, o resultado final é o contrario. A este respeito, o Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto sete) e o Saravali (R. Santhanam, capítulo 25, textos 23-24) advertem que a pessoa não respeita a religião nem os idosos, quando Marte ocupa Peixes.

 

E se outras combinações no mapa a corroborarem, uma carreira naval pode ser indicada, pela presença de um planeta guerreiro num signo aquático. Construções navais, engenharia naval e até mesmo demolição podem resultar.

 

MERCÚRIO

 

Em Áries: Da mesma forma que Marte dá uma expressão racional, científica e técnica nos signos de Mercúrio, Mercúrio em signos marcianos também dá perspectivas semelhantes.

 

Em Áries, o karaka da inteligência dá um tipo de pensamento argumentativo. Isto é indubitável, pois o Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto oito) declara que a pessoa que tem Mercúrio aqui discutirá acerca do espírito das escrituras. O nativo com esta localização é descrito nos clássicos como tendo pensamentos maldosos, enganadores, falsos e inescrupulosos. O que acontece é que o pensamento se torna embrutecido e desafiador como Marte, quando o karaka do pensamento ocupa este signo marciano.

 

Seu processo de pensamento será, entretanto, lógico. E a idéia por trás disso é que o elemento marciano reforça a lógica mercurial.

 

Já que Mercúrio é também o karaka da fala, o discurso do nativo se torna bruto e áspero, com Mercúrio em Áries. Tanto o Saravali (R.  Santhanam, capítulo 26, texto um) quanto o Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto oito) descrevem o nativo de Mercúrio em Áries como pouco sincero.

 

Os clássicos também indicam que este nativo será impulsivo, jogador e ladrão, não obstante outras combinações!

 

Em Touro: Mercúrio ocupa um signo amigo, em Touro, que é domestico e sensual. Portanto, aqui estão indicados um casamento e uma vida doméstica felizes.

 

Mercúrio aqui dá habilidade em relação aos carmas venusianos, por exemplo, artes, música, dança, poesia, gado, o cônjuge, a vida sexual, etc.

 

Touro é um signo benéfico e frutífero, portanto Mercúrio aqui exibe um padrão de pensamento harmonioso e liberal.

 

Touro influencia favoravelmente o karaka da fala, tornando o discurso do nativo doce e positivo. Mais uma vez, esta indicação poderá ser modificada por outros fatores no mapa. Mas o Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto oito) sugere até pregações, noutras palavras, discursos religiosos, quando Mercúrio ocupa Touro.

 

Em Gêmeos: Normalmente, Mercúrio produz resultados fortes no seu próprio signo. Os carmas relacionados com o aprendizado, as artes, ciências, astrologia, discursos, comunicação e escritos se manifestarão.

 

As habilidades serão rapidamente conquistadas pelo indivíduo que tem Mercúrio em Gêmeos.

 

Boa inteligência, tanto lógica quanto abstrata, é indicada por Mercúrio aqui. E o intelecto será ágil e hábil.

 

As tendências musicais se apresentarão, pois Mercúrio é um planeta habilidoso e Gêmeos, um signo musical. As habilidades musicais deverão se manifestar através de instrumentos de cordas, pois Gêmeos é um signo representado, em parte, por uma vena, um instrumento de cordas parecido com uma harpa.

 

Em Câncer: O lógico Mercúrio ocupa um signo emocional, em Câncer, onde não se sente muito confortável. Aqui, o lado impulsivo de Mercúrio parece sair do controle, de forma que ele produz emoções explosivas e desordenadas, da mesma forma que um certo gosto por discussões.

 

Esta natureza descontrolada e impulsiva de Mercúrio em Câncer se manifesta especificamente como uma falta de controle em relação às mulheres. O nativo é facilmente provocado por elas e os desacordos acontecem, sempre com relação às mulheres.

 

O Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto nove) menciona ganhos através de fontes relacionadas à água, quando Mercúrio ocupa Câncer.

 

Em Leão: O karaka do pensamento no signo solar dá pensamento independente, assim como simpatia aos conceitos aristocráticos e imperiais. Isto é natural, se nos lembrarmos de que Mercúrio indica a maneira como uma pessoa pensa, e Leão é um signo do governo, de reis e da aristocracia. Esta posição já produziu profissões mercuriais em ambientes governamentais, também.

 

Os textos antigos atribuem uma certa falta de sabedoria e imbecilidade a Mercúrio aqui, o que não seria normalmente esperado, já que Leão é amigo de Mercúrio. No entanto, a experiência prova que isto é verdadeiro. Mercúrio em Leão na casa da fala, por exemplo, já foi observado que inclina a pessoa a dizer coisas estúpidas e inoportunas.

 

Leão é o signo da criação, pois é regido pelo Sol. Isto já foi abordado na seção que trata dos signos. Assim, o planeta da composição, aqui, sugere a habilidade de criar escritos e composições originais.

 

O Brihat Jataka (ibid) define que o nativo que tem Mercurio em Leão tem amor pelas viagens.

 

Em Virgem: Mercúrio se exalta em Virgem até o grau 15. Do grau 15 ao 20 é a sua Mulatrikona e do grau 20 até o final é considerado seu próprio signo. Este é o melhor signo para Mercúrio, e todas as indicações mercuriais mais refinadas, como a inteligência, o aprendizado, a comunicação, a composição, a habilidade, astrologia, habilidades abstratas, negociações e compreensão matemática, científica e técnica, se manifestarão através deste signo.

 

Em primeiro lugar, Mercúrio é um planeta que gosta de ajudar e, em segundo, Virgem é um signo altruísta. Assim, o espírito público, a generosidade e a prestimosidade de Mercúrio aumentam em Virgem.

 

Mercúrio também é um planeta benéfico, cujo adi-devata (semideus símbolo) é o próprio Vishnu. Mercúrio neste signo torna o nativo piedoso.

 

Em Libra: O Saravali (R. Santhanam, capítulo 26, textos 13-14) diz que quando Mercúrio ocupa Libra, o "nativo terá conhecimento sobre as artes". Isto é coerente, pois Mercúrio é o Jnanakaraka; ele indica a natureza do conhecimento da pessoa, e Balança é um signo venusiano. Mas em termos de arte ou de qualquer outra coisa, Libra é um bom signo para Mercúrio ocupar, já que apóia a aprendizagem. Mercúrio num signo aéreo certamente torna o nativo um pensador e dono de uma capacidade intelectual ampla.

 

Libra é claro, um signo de equilíbrio. Aqui, Mercúrio inclina a pessoa a acreditar no equilíbrio e na igualdade; sua convicção é ser agradável e amigável. Ao mesmo tempo, Balança é um signo masculino, de forma que o nativo poderá ser impulsivo ao discutir ou impor sua vontade sobre a dos outros. Talvez seja por isso que o Saravali (ibid) diga que o nativo é "algumas vezes de pavio curto, outras vezes incrivelmente pacífico".

 

Esta é uma combinação que dá habilidade para os negócios, uma vez que Mercúrio é o karaka dos negócios é Libra, um signo da casta dos comerciantes. Se houver indicações no mapa de estudos, esta combinação sugere o titulo de administração de empresas e vendas, porque os bazares e os locais de comercio são do domínio de Libra.

 

E, novamente, o Saravali diz que a pessoa com Mercúrio aqui "honrará os sábios, os convidados, os deuses e os professores" (ibid).

 

Como no caso de Touro, Mercúrio aqui indica um casamento feliz, porque ele é um benéfico e Libra é regido por Vênus, sendo, além disso, o sétimo signo. E a sétima é a casa do casamento.

 

Em Escorpião: Mais uma vez, Mercúrio aqui manifesta seu lado negativo no signo de Marte. Nem Saravali nem o Brihat Jataka são positivos acerca desta localização, que corresponde à inveja, falta de sinceridade, pão-durismo, sexo ilícito, crueldade, dívidas e roubo. Isso tudo é coerente porque Escorpião é um signo cruel, violento, hipersensível e sexualmente bestial. Por outro lado, Mercurio é um planeta muito volátil, facilmente influenciável pelo que o cerca; indicador dos processos dos nossos pensamentos, que nos guiam.

 

O nativo se torna precipitado em Escorpião, porque o lado naturalmente impulsivo de Mercúrio se sobrecarrega com o calor e o ódio deste signo.

 

Outro resultado natural é o pensamento egoísta, uma vez que Escorpião é um signo extremamente brutal e autoconsciente.

 

Escorpião, entretanto, dá uma energia inexaurível ao intelecto e às habilidades mercuriais. E quando adequadamente canalizada, esta combinação pode produzir resultados marcianos e mercuriais excelentes, fazendo com que o nativo se envolva com assuntos variados, desde a ciência de informática até impressão, literatura, escritórios, contabilidade, engenharia, química, remédios e arquitetura. Os pontos específicos, como sempre, teriam que ser julgados pelo mapa, como um todo. Mas a combinação de Mercúrio em Escorpião, embora energética, por si só não produz uma orientação positiva.

 

Em Sagitário: Este é um signo positivo para Mercúrio, que faz prosperar seus traços básicos aqui. Esta localização, por si só, sugere que o nativo é uma pessoa culta, inteligente e habilidosa para escrever e falar. Uma vez que Sagitário é um signo religioso, a tendência aqui é que a pessoa escreva e fale mais sobre assuntos religiosos.

 

Mercúrio é naturalmente otimista e altruísta, gostando de ajudar os outros. Neste signo, projetor e extrovertido, sua disposição liberal e generosa encontra a expressão mais ampla.

 

Mercúrio em Sagitário dá ao nativo habilidades e disposição mental executivas.

 

Em Capricórnio: Capricórnio é um signo um tanto negativo, a menos que possa ser modificado de alguma forma pela configuração planetária. Aqui, os significados naturais de Mercúrio, tais como a inteligência, o pensamento e a fala, se tomam depressivos, mundanos e/ou negativos. E isso é coerente porque Mercúrio tem o karakatva da inteligência e da fala. Portanto, a astúcia, a falta de sinceridade e pensamentos maldosos aparecem, na literatura clássica, a respeito desta localização.

 

A escolaridade do nativo pode ser adiada ou cortada pelo elemento saturnino, já que Mercúrio é o Jnana-karaka.

 

Este é um signo pratico. Nele as habilidades de Mercúrio podem ser aumentadas, se este planeta estiver bem disposto. A inteligência pode ser rápida, não importa de que natureza, porque Mercúrio é o karaka da inteligência, enquanto Capricórnio é o signo do pensamento ágil e rápido por excelência.

 

Tanto o Saravali como o Brihat Jataka dizem que Mercúrio em Capricórnio torna o nativo subserviente.

 

Em Aquário: Mercúrio sugere pensamentos maldosos em Aquário, pois é um signo masculino regido pelo cruel Saturno, e Mercúrio, o indicador dos nossos pensamentos. Noutras palavras, Mercúrio contribui para tornar a pessoa muito faladora e argumentadora, além de pensar de forma franca, mas teimosa.

 

Este é um signo filosófico, então o planeta do pensamento aqui pode tornar o nativo um pensador profundo, ou filósofo. Isso não significa que a filosofia produzida aqui seja positiva e frutífera, pois Karl Marx era aquariano e sua filosofia era ateísta e áspera.

 

O pensamento do nativo não se torna muito transparente com Mercúrio em nenhum dos dois signos de Saturno, porque o elemento saturnino é naturalmente impuro.

 

Em Peixes: Este é signo de debilitação de Mercurio e aqui ele produz baixo status e dependência. As habilidades mercuriais se manifestam num nível baixo, por exemplo, o nativo pode aprender habilidades inferiores ou não avançar muito na vida através delas ou das profissões de Mercúrio.

 

Uma vez que Mercúrio é um planeta benéfico, piedoso (lembre-se de que seu adi-devata é Vishnu!), e já que Peixes é também um signo piedoso, Mercúrio aqui na verdade contribui para que o nativo seja correto, bondoso e de moral elevada. Mas se Mercúrio estiver aflito, a pessoa não terá uma religiosidade muito firme.

 

Os atributos naturais de Mercúrio, como o conhecimento, a fala, a inteligência, a impulsividade e a comunicação, podem se manifestar de formas negativas, por ser este o signo de debilitação de Mercúrio.

 

 

JÚPITER

 

Em Áries: Quando Júpiter em Áries está proeminente, a pessoa quer ser ouvida com seriedade e desafiará seu interlocutor. Acontece que Júpiter é um planeta muito autoritário, por ser o planeta guru; as palavras do guru tradicionalmente tem peso e são ouvidas, e o leitor deve se recordar de que Áries é um signo desafiador.

 

Este é um signo amigo, assim, deve-se esperar que o nativo alcance algum status. As indicações normais jupiterianas, tais como felicidade, piedade, riqueza, profissão, carma de filhos e sabedoria, são todas beneficiadas quando Júpiter ocupa Áries.

 

Em Touro: Sendo Júpiter um benéfico, sua presença beneficia Touro. Assim, as indicações taurinas normais, como o casamento, a vida familiar, confortos, agricultura e gado, florescerão com Júpiter neste signo.

 

Touro é o segundo signo do zodíaco, e a segunda posição faz referencia às finanças e à fala. O Dhanakaraka em Touro, portanto, produz riqueza e piedade ou, pelo menos, uma fala doce.

 

Este signo fixo do touro reforça o sentimento de autoridade que Júpiter tem. Se proeminente, esta localização contribuirá para o orgulho e a auto-importância do nativo.

 

Em Gêmeos: O Vidya-karaka num signo ligado à inteligência humana produz conhecimentos, especialmente religiosos. Os carmas bramínicos que envolvam a inteligência e a discriminação, como aconselhamento e magistério, são indicados por Júpiter em Gêmeos.

 

O maior dos benéficos no signo da unidade humana augura felicidade para os casamentos.

 

Júpiter aqui dá ao nativo uma fala eloqüente e culta. Isso é natural, uma vez que Gêmeos representa a garganta e é um signo ligado à comunicação.

 

Em Câncer: No seu signo de exaltação, as indicações benéficas e bramínicos de Júpiter florescem ao máximo. Riqueza, conhecimento, bom senso, carma religioso, atividades profissionais, carma de aconselhamento, alegria e beleza se apresentarão na vida do nativo. O sucesso deverá vir através da sinceridade. Haverá satisfação na vida e as coisas se encaixarão nos lugares naturalmente, desenvolvendo-se.

 

Júpiter é um planeta bramínico, claro, e Câncer, um signo bramínico e emocional. Assim, o melhor das qualidades do coração bramínico, como a felicidade e a compaixão, será exibido. A este respeito, as palavras de Sri Krishna, no capítulo 18 do Bhagavad Gita, esclarecem como um nível alto de darma bramínico se manifesta:

 

Sama Damas Tapa Saucham

Kshantir Arjavam Eva Ca

Jnanam Vijnanam Ashtikyam

Brahma Karma Sva Bhauajam

 

"A paz, o autocontrole, austeridade, pureza, tolerância, honestidade, sabedoria, conhecimento e religiosidade, estas são, as qualidades pelas quais os brâmanes trabalham."

 

Além disso, um Júpiter forte, como o que se encontra em Câncer, permite que a pessoa mantenha alguma dignidade na sua vida. A auto- suficiência, talvez numa forma silenciosa ou natural, é uma das graças de Júpiter. Isso deve ser devido às atividades piedosas nas vidas anteriores, com resultados sendo dados por Júpiter nesta.

 

Em Leão: Neste signo, Júpiter indica evolução em termos de dignidade, honra e nobreza. É fácil compreender por que: Júpiter exerce uma influencia benéfica e piedosa, que traz á tona as melhoras qualidades solares. Outras indicações solares também se apresentam quando Júpiter ocupa Leão. Por exemplo, a fama e benefícios através de médicos e boas relações com o governo também podem ser esperadas.

 

O Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, texto 13) declara que "uma pessoa nascida com Júpiter em Leão será tudo o que foi dito acerca de Júpiter em Câncer e, além disso, comandará exércitos". Isso significa que não apenas os carmas jupiterianos qualitativos, como o caráter expansivo, a expressão positiva, a sabedoria, a natureza religiosa, o darma bramínico, etc., todos prosperam em Leão, mas também que os carmas exteriores, como o relacionado aos filhos e às atividades profissionais, prosperarão também. Alem disso, a liderança também está indicada.

 

Em Virgem: Este é um signo de inteligência e Júpiter aqui, como Vidyakaraka, induz ao conhecimento. Esta combinação favorece alguns tipos de aconselhamento, talvez como um ministro, padre ou profissional. Virgem produz o terreno fértil para a natureza bramínica de Júpiter, de forma que o envolvimento com a educação também já foi atribuído a Júpiter em Virgem.

 

Esta é uma localização para o envolvimento com carmas relacionados a investimentos e bancos por excelência. Já mencionamos anteriormente que tanto Júpiter quanto Virgem estão relacionados com bancos e instituições financeiras.

 

As habilidades naturais de Virgem se manifestarão favoravelmente, como tendências para os negócios e para a literatura.

 

As qualidades maternais e altruísticas de Virgem, combinadas com a generosidade jupiteriana, sugerem um coração bondoso e profundo.

 

Em Libra: O Dhana-karaka num signo de negócios sugere sucesso econômico através de negócios. Como Libra é regido por Vênus, os meios podem ser venusianos, isto é, música, arte, dança, gado ou veículos.

 

Este grande benéfico num signo venusiano também indica que o nativo terá confortos, gostará de musica e objetos de arte ao seu redor. Se esta localização estiver bem centralizada no mapa, então as indicações venusianas aparecerão fortemente na vida da pessoa.

 

Júpiter aqui indica um cônjuge integro e um relacionamento frutífero. Por quê? Porque ele é extremamente benéfico no sétimo signo, que se relaciona com casamento e amor. Além disso, este signo pertence a Vênus, o indicador natural de casamento, amor e coisas semelhantes. Mas esta pode ser uma pequena pega do quebra-cabeça do casamento, se comparado as indicações da casa e às do próprio karaka.

 

Em Escorpião: As indicações básicas de Júpiter parecem aumentar em Escorpião. Por exemplo, os carmas relacionados com riqueza, filhos e conhecimento prosperam aqui.

 

Um planeta sagrado no signo do Bhumi-karaka sugere que o nativo se envolverá na construção de templos ou igrejas.

 

Ao mesmo tempo, Escorpião parece influenciar Júpiter. O conhecimento que a pessoa adquire é mais orientado para a ciência ou a engenharia. E existe uma tendência para ter problemas de saúde com relação aos órgãos representados por Júpiter, que são o fígado, pâncreas e os rins.

 

Em Sagitário: Júpiter se fortalece aqui, por ser este um dos signos que ele rege. Portanto, os resultados serão fortes e positivos e auguram status e influencias elevados, alem de habilidade executiva, por causa da presença de Júpiter no próprio signo.

 

Os significados naturais de Júpiter são reforçados aqui, daí um forte carma com relação a riqueza, conhecimento, religião e filhos pode ser esperado. Os carmas bramínico e profissional também ficam fortalecidos. Como Sagitário é um signo militar, uma elevada posição em alguma organização militar pode ocorrer com esta localização, se outras combinações do mapa o garantirem.

 

Por fim, esta posição sugere a possibilidade de herança, embora outras indicações relacionadas à oitava casa devam corroborá-la, e talvez com respeito à nona e segunda casas também.

 

Em Capricórnio: Aqui Júpiter ocupa seu signo de queda, onde suas qualidades mais refinadas ficam eclipsadas. A espiritualidade e o conhecimento que Júpiter normalmente indica sofrem, aqui. A pessoa que tenha esta localização no seu mapa, por exemplo, poderá seguir uma kaitava-dharma (religião falsa) e não ser capaz de estudar ou, se conseguir estudar, talvez o faça com algum assunto totalmente impraticável.

 

O carma de filhos sofre também, uma vez que o karaka fica debilitado neste signo.

 

Júpiter em Capricórnio também não é bom para finanças. O Brihat Jataka (Usha & Shasi, capítulo 18, verso 13) e o Saravali (R. Santhanam, capítulo 27, textos 19-20) confirmam isso, além de indicarem baixo status e servidão.

 

O nativo pode ter algum tipo de comportamento imoral, falta de sinceridade e hipocrisia, porque o planeta do bem e da moral ocupa um signo de classe muito inferior.

 

Em Aquário: O Deva-guru num signo tão filosófico certamente dobra o interesse em filosofia. O lado humanitário do nativo vem à tona, como o interesse em misticismo. Esta localização não impede o conhecimento.              

 

O Saravali (R. Santhanam, capítulo 27, textos 21-22) menciona que a pessoa perderá a fortuna, através de discursos políticos, e o Dr. Raman praticamente corrobora esta declaração.

 

A alegria e a natureza expansiva de Júpiter ficam encobertas neste signo. Em vez delas, o nativo adota uma expressão mais seria e melancólica. A bondade e a piedade de Júpiter também se ensombrassem, a respeito do que o Saravali opina: "A pessoa será mexeriqueira, mal humorada, interessada em trabalhos sujos, amiga de homens inferiores, maliciosa, miserável, doente, sem virtudes e, ainda por cima, terá caso com pessoas mais velhas" (R. Santhanam, capítulo 27, textos 21-22). É claro que todos estes adjetivos não podem ser aplicados ao "pé-da-letra", mas é obvio que a generosidade de Júpiter diminui muito em Aquário.

 

Em Peixes: Aqui, novamente, Júpiter ocupa seu próprio signo, fazendo com que suas qualidades floresçam. O nativo terá um bom desenvolvimento econômico e bons conhecimentos. Uma vez que Peixes é um signo bramínico, as qualidades bramínicas e o carma profissional se desenvolverão muito, quando Júpiter o ocupa. As atividades de aconselhamento, tais como advocacia, bancos, aconselhamento financeiro, magistério e aconselhamento acadêmico, naturalmente florescerão para a pessoa que tem Júpiter em Peixes.

 

E o lado espiritual do nativo também se desenvolve muito bem, com Júpiter em Peixes. Este é um signo piedoso, em primeiro lugar, conforme já mencionamos antes. E, em segundo, Júpiter é o karaka do darma. Assim, a pessoa deverá ter bom senso, um grande coração, bom julgamento e carma sacerdotal.

 

Júpiter neste signo também dá uma natureza generosa, facilidade no trato com crianças e quantos filhos se desejarem.

 

Esta é uma boa localização para heranças e também indica sorte gerada em vidas pregressas, que se manifesta na atual.

 

VÊNUS

 

Em Áries: Como Áries é um signo do fogo, o lado sensual de Vênus fica energizado e a pessoa pode tornar-se exagerada no seu comportamento sexual, a menos que outras combinações o amenizem. Mas, certamente, um tipo agressivo de sexualidade é indicado aqui.

 

O elemento artístico venusiano também fica energizado, quando o Daitya-guru ocupa Áries.

 

Em Touro: No seu próprio signo, Vênus dá status e classe. O carma em termos de casamento e vida domestica é forte e agradável.

 

As qualidades venusianas de sensualidade e gosto pelo conforto, é claro, ficam reforçadas aqui, pois Touro é regido por Vênus. O lado artístico do nativo se desenvolve e pode haver um bom carma relacionado com a arte.

 

Esta localização é positiva para o desenvolvimento através de criação de gado e da agricultura, em conseqüência das naturezas tanto de Vênus quanto de Touro.

 

E, é claro, Vênus no próprio signo sugere um bom carma em relação a veículos também.

 

Em Gêmeos: Aqui novamente, as habilidades artísticas e musicais são aumentadas, neste signo hábil. Note que Gêmeos é o único signo do zodíaco representado por um instrumento musical. Se esta combinação apontar para alguma forma de realização econômica, no mapa, os ganhos poderão ser através da musica, dança, escrita, poesia e arte.

 

Uma vez que Gêmeos é um signo representado pela unidade humana, a natureza sensual de Vênus se sente confortável neste signo, também. Se houver outras indicações no mapa que o corroborem, Vênus aqui produz mais de um casamento.

 

Tanto o Brihat Jataka quanto o Saravali mencionam a possibilidade de riqueza e conhecimentos em relação a Vênus em Gêmeos.

 

Em Câncer: Em Câncer, um planeta emocional de água ocupa um signo emocional de água. Assim, esta localização contribui para uma personalidade emotiva e até bastante sentimental. O Saravali sugere magoa e aflição, através do vinho e das mulheres, e isso parece coerente, uma vez que Vênus é o planeta das intoxicações por excelência, enquanto Câncer é um signo feminino e da água.

 

Uma natureza duplamente suave e tímida é a indicada aqui, porque esta é a natureza dos dois, Vênus e Câncer.

 

Um planeta feminino e gentil como Vênus num signo tímido e sensível como Câncer produz uma personalidade com estas nuances.

 

Em Leão: De novo num signo de fogo, a natureza apaixonada e sensual de Vênus é enfatizada. Uma vez que a subitaneidade é uma qualidade intrínseca de Leão, pode existir um elemento repentino na corte e no amor do nativo.

 

"Riqueza através de mulheres, uma anda esposa e poucos filhos" é o que o Brihat Jataka diz acerca desta localização. Talvez esta declaração possa ser explicada um pouco para incluir "riqueza através de meios venusianos".

 

O orgulho e até a afetação são outras qualidades normalmente associadas com Vênus em Leão. Provavelmente, isto seria em relação à beleza da pessoa, à sua sexualidade e habilidade artística, ou em relação a uma atmosfera social ou de entretenimento.

 

É claro, uma pele clara também é indicada pela branca Vênus num signo de luz.

 

Em Virgem: Vênus se debilita aqui, de forma que as qualidades básicas venusianas em relação à vida afetiva do nativo sofrerão. Por exemplo, pode haver pouca felicidade no casamento, ou até mesmo um divórcio e um segundo casamento. Ou um relacionamento extraconjugal. Ou um tipo de sexualidade muito carnal e inferior ou, ainda, alguma doença contraída através do ato sexual. Todos os carmas venusianos podem ser bloqueados ou minimizados por Vênus em Virgem.

 

Vênus aqui é ruim para o status do nativo e sugere ganhos através de atividades venusianas inferiores, tais como drogas, literatura erótica ou álcool.

 

Apesar disso tudo, Saravali ainda opina que o nativo será culto.

 

Em Libra: De volta a outro signo próprio, Vênus aqui indica uma natureza sensual e artística, além de um temperamento agradável. Esta combinação faz com que a pessoa adquira artigos venusianos, como roupas finas, objetos de arte e veículos. Além de alguns instrumentos e/ou habilidades musicais.

 

A inteligência e os conhecimentos também estão indicados aqui, já que Libra é um signo intelectual e Vênus, um planeta acadêmico. Vênus em Balanço contribui para um casamento feliz e de sucesso, por motivos óbvios - o karaka está em signo próprio, que é o sétimo, a sétima casa sendo a do casamento.

 

A sétima posição também se relaciona com residência no exterior e Libra é um signo móvel, de modo que Vênus aqui sugere viagens para lugares distantes.

 

E, é claro, Vênus no signo próprio dá status elevado, beleza e riqueza.

 

Em Escorpião: As qualidades venusianas inferiores tendem a se manifestar, quando Vênus ocupa Escorpião. Por exemplo, relacionamentos ilícitos são mencionados no Brihat Jataka e no Saravali, com respeito a Vênus neste signo. Em geral, esta localização é ruim para o casamento e, se houver, o relacionamento será caracterizado por brigas e excesso de sensibilidade. O Saravali até mesmo sugere uma atitude de desprezo pela castidade.

 

Não se devem esperar sucesso nem resultados fortes. Por outro lado, dívidas, empréstimos e incapacidade de juntar riqueza, sim.

 

É claro, tanto Vênus quanto Escorpião são de água e, portanto, emocionais, e é o que se apresenta na natureza do nativo em cujo mapa eles estão proeminentes. Porém, estas emoções serão coloridas pela sensibilidade e pela raiva venenosa, típicas de Escorpião. Assim, quando Vênus em Escorpião influencia fortemente o horóscopo, a pessoa sente-se hipersensível e briguenta, embora as brigas e discussões não permitam que ela se adiante, porque, afinal, Vênus não está muito confortável aqui.

 

Em Sagitário: Vênus neste signo provoca um status elevado. E as qualidades mais positivas de Vênus e de Sagitário vêm à tona com esta combinação. A personalidade do nativo será direta, virtuosa, honesta e franca.

 

Esta localização também produz riqueza através da atividade profissional e de meios venusianos, inclusive criação de gado e proteção de vacas.

 

Vênus é um grande preceptor, ele é o Shukra dos Daityas, conforme já mencionamos anteriormente na seção que trata dos planetas. Assim, num signo espiritual como Sagitário, as qualidades mais espirituais de Vênus se manifestam. Portanto, Vênus em Sagitário é uma combinação para os carmas de sacerdócio e bramínico. Os textos antigos falam de conhecimento e magistério.

 

Em Capricórnio: Apego a mulheres inferiores, mais velhas, dominação por mulheres e um casamento constritivo são indicações mencionadas no Brihat Jataka e no Saravali para Vênus neste signo, e a experiência confirma as mesmas. Isso é coerente, já que Vênus representa o carma sexual da pessoa e Capricórnio é um signo negativo associado às limitações, a imoralidade e à velhice.

 

As naturezas de Vênus e Capricórnio não combinam para produzir musicas refinadas e de gosto artístico, mas só composições mais populares e elementares. Isto, é claro, sem se levar em consideração outras influências.

 

A beneficência e a bondade naturais de Vênus se degradam em Capricórnio, a ponto de se prever um comportamento grosseiro. A falta de higiene também é indicada, e a tendência para freqüentar funções religiosas e executar atos piedosos fica muito diminuída.

 

Em Aquário: Os mesmos comentários feitos em referencia a Vênus em Capricórnio se aplicam aqui, e pela mesma razão básica, já que ambos, Capricórnio e Aquário, são regidos por Saturno, compartilham suas qualidades e influenciam Vênus da mesma maneira.

 

Mas, além disso, o nativo de Vênus em Aquário será mais do tipo pensador, já que Aquário é um signo intelectual. E também será mais determinado, uma vez que o signo é fixo. Vênus enfatiza e aumenta o elemento humanitário de Aquário.

 

Em Peixes: Vênus se exalta em Peixes, e as qualidades mais positivas, tanto do planeta quanto do signo, vêm á tona. O nativo é presenteado com uma personalidade nutriz e afetuosa, e ele terá conhecimento espiritual e material, opulência, veículos, felicidade, comportamento piedoso e um casamento positivo, com um cônjuge gentil e atraente.

 

Na verdade, todos os carmas venusianos e jupterianos prosperam com esta combinação. E já que os dois, o planeta e o signo, são da casta brâmane, as qualidades associadas à mesma naturalmente se produzirão na personalidade da pessoa, assim como as atividades bramínicas e profissionais frutificarão. O nativo terá um elevado status e a habilidade de cumprir seus compromissos, é claro.

 

SATURNO

 

Em Áries: Saturno se debilita em Áries, o que deve causar um impacto negativo. Áries é um signo um tanto violento e agressivo, em primeiro lugar, e Saturno é um planeta ríspido e grosseiro, em segundo. Esta localização produz uma personalidade maldosa e argumentadora.

 

A pessoa acaba trabalhando muito e por longo tempo, para um pequeno retorno. E fica difícil explorar o trabalho dos outros, porque o carma de trabalho, representado por Saturno, se torna desfavorável.

 

Quando o planeta da sombra se debilita, sofrem também a educação e os conhecimentos do nativo. Se esta localização não for apoiada por outros aspectos que indiquem inteligência, então a pessoa poderá se tornar tola e mentalmente limitada.

 

Outros resultados são a depressão e a frustração, especialmente nos períodos e subperíodos planetários de Saturno, porque estas qualidades são parte da natureza saturnina.

 

A longevidade do nativo também fica diminuída, com seu karaka (Ayush-karaka) debilitado.

 

Tanto o Brihat Jataka quanto o Saravali falam de uma personalidade enganadora, divagadora e errante.

 

Em Touro: Uma personalidade teimosa e fixa é a sugerida por Saturno em Touro. Por quê? Bem, a natureza teimosa de Saturno é bem conhecida e Touro é um signo fixo, representado pelo touro. Esta combinação faz com que seu nativo não seja facilmente dominado.

 

Uma vez que Touro é o segundo signo e a segunda casa se relaciona com os ganhos, esta localização diz alguma coisa acerca da renda da pessoa. É claro que os fatores mais importantes teriam que fazer as casas e os planetas interagirem entre si, quer dizer, o mapa como um todo. Mas, com isso em mente, saiba que ambos, o Saravali e o Brihat Jataka, declaram que não haverá um desenvolvimento econômico muito grande através de Saturno em Touro. Esta indicação, entretanto, pode ser modificada por outras considerações, como regências e aspectos. São indicados ganhos através de posições subalternas.

 

A segunda casa também é a da fala. Daí se infere que Saturno neste signo não sugere muita veracidade na fala, embora possa indicar uma fala ríspida.

 

Uma coisa muito importante para nos lembrarmos acerca deste relacionamento entre signo e planeta é que Touro é um signo sensual e feminino, regido por Vênus, e Saturno é um planeta ligado à imoralidade e ao tempo. Noutras palavras, à velhice também. Assim, relacionamentos extraconjugais, com mulheres mais velhas, viúvas e de posição inferior à do nativo, podem ser indicados pela presença de Saturno aqui. Além disso, sabemos que, sempre que Saturno se relaciona com fatores ligados ao casamento, o resultado é divorcio ou separação. O Saravali menciona ganhos através de mulheres e submissão as mesmas.

 

Em Gêmeos: Gêmeos é um signo aéreo e intelectual, regido pelo planeta da inteligência racional, Mercúrio. Saturno é o planeta da sombra e da ignorância (tamas), portanto, quando ele ocupa Gêmeos, o raciocínio e a inteligência do nativo se encobrem. Na verdade, o próprio processo mental se torna astuto, maliciosamente sagaz e até mesmo criminoso, devido a esta localização de Saturno. É claro que apenas nos referimos a um indicador de inteligência, aqui. Os outros teriam que ser levados em consideração também, para chegar às conclusões mais corretas.

 

Esta localização não é fértil nem favorece o nascimento de filhos, porque tanto Saturno quanto o regente de Gêmeos (Mercúrio) são considerados neutros.

 

O nativo com esta combinação, porém, pacientemente suprime a agressividade e a aspereza causadas pela presença do maléfico Saturno num signo masculino, mas esta se manifesta em alguma oportunidade, de alguma forma pela natureza dual ou por um momento da própria personalidade.

 

O nativo se interessará pela mecânica, e isso é devido ao fato de Saturno representar as ciências mundanas e mecânicas, ao passo que Gêmeos representa a engenharia e similares.

 

Os hábitos sexuais da pessoa poderão ser inferiores, já que Saturno é o planeta da ignorância, sem compreensão elevada e ocupa, aqui, um signo que simboliza a unidade humana.

 

A posição de algum tipo de reforço, como guardas ou policiais, é indicada no Brihat Jataka. As indicações normais saturninas, tais como dividas, obstáculos, confinamento/limitação e ressentimento, também são sugeridas e podem ser esperadas, se houver algum aspecto que as apóie, no mapa natal.

 

Em Câncer: O carma em relação à mãe sofre, quando Saturno ocupa Câncer. Ou a mãe é muito severa ou ríspida, ou o nativo vive a separação da sua mãe de alguma outra forma. Ou, quem sabe, sua mãe é do tipo muito serio e disciplinador. Câncer é o quarto signo do zodíaco e regido pela Lua; tanto a quarta casa quanto a Lua representam a mãe. E Saturno é o planeta da rispidez, da disciplina, dos parâmetros e da separação. Assim, neste signo, Saturno produzirá estes resultados. Até que ponto e com que intensidade, depende de um julgamento geral dos fatores que indicam a mãe, no mapa.

 

Câncer é um signo emocional, portanto a natureza dos sentimentos do nativo fica colorida pelo elemento saturnino, quando o filho de Surya o ocupa. Um traço de crueldade, obstinação e frieza pode ser esperado, quando esta localização está proeminente. Mas quando sublimada, produz uma atitude servil e sentimentos de simpatia, já que estas são as qualidades positivas de Saturno.

 

Em Leão: Aqui, Saturno ocupa um signo de fogo, inimigo, que pode resultar nas piores qualidades saturninas e solares. A natureza da pessoa será caustica e maldosa, e sua personalidade será severa. O orgulho solar se torna arrogância e o nativo, frio com os outros. A verdadeira dignidade, nobreza e honra no existirão, embora uma falsa aparência delas possa ser apresentada.

 

Os clássicos sugerem poucos filhos, quando Saturno ocupa Leão. E isso porque Leão é o quinto signo, e a quinta casa representa os filhos. Saturno é o planeta da limitação e da constrição, portanto sua ocupação em Leão é negativa com relação ao carma de filhos. Mas, novamente, o carma total indicado pelo horóscopo tem que ser levado em consideração, sendo a localização no signo apenas uma pequena parte dele.

 

Em Virgem: Quando Saturno ocupa Virgem, os instintos maternais e altruísticos do signo se eclipsam. O nativo retém a natureza virginiana, mas, digamos, age de forma muito constritiva. A critica e uma certa brutalidade se apresentarão na personalidade da pessoa, apesar da natureza benéfica de Virgem.

 

Com respeito à habilidade de Virgem, o caráter saturnino a colore com uma orientação técnica, mundana e até industrial. Sugere-se aqui um administrador técnico, ou um especialista no estabelecimento de parâmetros para os subalternos.

 

Virgem é um signo de pureza e virgindade, até mesmo de uma natureza primitiva. Saturno é o planeta da impureza, da desonestidade e da brutalidade. Portanto, a castidade e a honestidade nos relacionamentos não são corroboradas por Saturno, neste signo. Na verdade, o Saravali até mesmo sugere que Saturno, aqui, apóia a "dependência de prostitutas e a violação de virgens". É claro, isso só aconteceria se outras aflições estivessem presentes no mapa. A mentalidade rude que acompanha o depredação moderno à natureza é, certamente, sugerida per Saturno em Virgem.

 

Em Libra: Como sempre, quando um planeta se exalta, ficam indicados status elevado e capacidade do nativo em assumir seus compromissos. A pessoa se beneficia do trabalho, da paciência, da agricultura e da industria. Uma posição de empregado ligada a um alto status, tal como a de um gerente corporativo, é uma manifestação típica de como a subserviência saturnina pode se exaltar.

 

Esta posição de Saturno ainda da instintos fortes para o jogo limpo e noções de democracia, além de uma disposição simpática para o trabalho.

 

Esta posição favorece muito a longevidade do nativo.

 

Em Escorpião: Um coração duro, frio e ríspido são as qualidades exibidas por Saturno em Escorpião. Basicamente, os resultados negativos é que serão vivenciados através de Saturno, aqui. Por exemplo, a subserviência e finanças ruins seriam típicas, e qualquer experiência com trabalho seria negativa. Além disso, deverá se apresentar a tendência para intoxicação, especialmente a alcoólica.

 

O carma gerado por Saturno em Escorpião é negativo em relação a répteis e venenos. A pessoa com esta combinação obteria resultados negativos se trabalhasse com coisas relacionadas a répteis e venenos.

 

Esta localização também não é muito boa para a longevidade.

 

Em Sagitário: Sagitário é um signo tão positivo que todos os planetas produzem bons resultados quando o ocupam. Boa fortuna, status elevado, filhos responsáveis, amizade com superiores e comportamento religioso e adequado são as qualidades indicadas pelos clássicos. A boa fortuna é especialmente indicada na velhice, porque Saturno é o indicador natural deste período da vida e Sagitário, um signo opulento.

 

Por outro lado, Saturno num signo de fogo pode dar um gênio um tanto forte. E, embora Sagitário seja um signo positivo com uma tendência para a extroversão, qualquer generosidade que envolva o pão-duro Saturno é apenas aparente.

 

Um elemento agressivo e insistente deverá se apresentar, porque Saturno é teimoso e duro, enquanto Sagitário é um signo de projeção.

 

Em Capricórnio: No seu próprio signo, Saturno pode dar status e sucesso, especialmente como resultado de trabalho ou atividade a que o nativo tenha se dedicado. Este tipo de sucesso, porém, é diferente do sucesso caracterizado pela sorte gerada em vidas passadas. O Brihat Jataka sugere riqueza duradoura, quando Saturno ocupa Capricórnio.

 

As características capricornianas naturais, como a perseverança, a tendência para a racionalização, o egoísmo nos relacionamentos pessoais, a melancolia e a frieza, seriam indicações típicas desta posição, sua intensidade dependendo da localização no mapa.

 

Tanto o Brihat Jataka quanto o Saravali mencionam o fato do nativo se aproveitar de mulheres, morando nas suas propriedades (Capricórnio é um signo feminino e da terra) e se apropriando de suas heranças. Eles também se referem à falta de higiene e indiferença ao banho. Esta ultima indicação é fácil de ser compreendida, já que a sujeira é um traço saturnino por excelência. Assim, este traço é aumentado, quando Saturno ocupa seu próprio signo.

 

Basicamente Saturno, aqui ou em Aquário, indica um caráter inferior.

 

Em Aquário: No seu signo de novo, Saturno produzirá diversas características semelhantes às produzidas em Capricórnio. E mais uma vez a perseverança, o egoísmo, a melancolia, a frieza, aversão à limpeza, tendência para se apropriar dos bens das mulheres e de alimentar relacionamentos sexuais ilícitos. E, novamente, o status deve ser elevado e o nativo, capaz de alcançar seus objetivos, pelo menos no que se refere a Saturno em Aquário.

 

O nativo deverá ter um mau gênio, pois Aquário é um signo ríspido e masculino e Saturno, o planeta da ignorância (a menos, é claro, que existam outros fatores atenuantes, e um interprete deve ter em mente sempre que estas combinações podem ser modificadas).

 

Aquário tem uma natureza excêntrica, que simplesmente se torna enfatizada quando é ocupado pelo próprio regente. Dependendo do horóscopo, em geral, isto levaria a um interesse no misticismo e em estudos ocultos, ou simplesmente em assuntos de vanguarda e incomuns.

 

Em qualquer um dos signos que rege, Saturno favorece a longevidade do nativo.

 

Em Peixes: Existe uma tendência para Saturno produzir seus resultados devagar ou na última parte da vida, porque a lentidão é uma das suas características, da mesma forma que a velhice. Esta tendência é reforçada em Peixes, porque este é o ultimo signo do zodíaco.

 

Num signo tão piedoso como este, Saturno apresenta um elemento de disciplina, piedade e sobriedade. Aqui, o Saravali até sugere que o nativo gosta de se sacrificar.

 

Tanto o Saravali quanto o Brihat Jataka falam de riqueza e alta posição, pelo menos com o passar dos anos.

 

Uma disposição orientada para o trabalho se apresentará, já que o elemento piedoso e feminino de Peixes sublima Saturno e traz à tona o melhor que existe neste Shudra (um servente entre os deuses) celestial.

 

Também é sugerida uma tendência para a renuncia. Por quê? Bem, em primeiro lugar, o último signo do zodíaco representa a renuncia. Em segundo, Saturno é o planeta da renúncia e da mendicância, enquanto Peixes é um signo comum e piedoso. Quando tudo isso se junta, é pintada a cena de sanyas dharma, ou a vida de um religioso que renuncia a vida.

 

RAHU E KETU

 

No que diz respeito a estes planetas sem casta, eles basicamente refletem os resultados dos planetas em cujos signos eles estão. Ao mesmo tempo, eles produzem seus próprios resultados. Isso já foi anteriormente delineado com detalhes ao fim da seção intitulada "Os Planetas". Portanto, não nos repetiremos.

 

Ao mesmo tempo, o leitor deve saber que, de acordo com Parashara, o signo de exaltação de Rahu é considerado como Touro e seu próprio signo (por assim dizer), Virgem. Enquanto Ketu se exalta em Escorpião e seu próprio signo é Peixes. Entretanto, outras autoridades consideram que Rahu se exalta em Gêmeos e Ketu, em Sagitário.

 

 

Use o seu Browser para voltar ao índice