CAPÍTULO ONZE

OS PLANETAS NAS CASAS

No capítulo intitulado "Regras para Ocupação das Casas e Regências", os princípios gerais que governam a localização dos planetas nas casas foram apresentados. Agora, veremos mais especificamente os resultados que podem ser esperados dos diferentes planetas nas diferentes casas do mapa. Como antes, a lógica básica de astrologia será óbvia. Além disso, faremos referências ocasionais ao Brihat Jataka, ao Saravali e ao Chamatkar Chintamani, que contêm uma riqueza de informações acerca das localizações nas casas, de acordo com a tradição de Parashara.

SOL

No Ascendente: Nesta localização (primeira casa), a mais central de todas, as qualidades solares vem à tona. O nativo é orgulhoso, mas cumpridor dos deveres, leal, com postura imperial e um traço de nobreza. Uma natureza independente também lhe é conferida, e o elemento solar lhe dá uma conduta um tanto egoísta.

Tanto o Brihat Jataka quanto o Saravali dizem que o Sol no Ascendente dá preguiça, visão fraca e perda de cabelo ao nativo. Uma vez que o Sol é o Atma-karaka, esta localização produz interesse na auto-realização.

Como um planeta de fogo e da casta dos Kshatriyas (guerreiros), o Sol na primeira casa dá um temperamento "real", literalmente falando, e humor bélico.

Na segunda casa: Os textos antigos falam de riqueza, quando o Sol ocupa a segunda casa, mas também ocorrerão perdas por causa do governo, e a moderna manifestação disso devem ser perdas por ações judiciais, multas ou através das autoridades em geral. Quando o Sol está bem apresentado na segunda casa, o nativo obterá riqueza através dos próprios esforços, uma vez que o Sol representa o ego, e possivelmente, através do governo. Mas se o Sol estiver aflito, fará pouca fortuna e, certamente, terá perdas.

A segunda é a casa da fala também, e quando o Sol a ocupa, a fala do nativo se caracterizará por um elemento imperial e autocrático.

Na terceira casa: Um planeta de fogo e guerreiro como o Sol, estando na casa da coragem, dará ousadia ao horóscopo. Esta é uma indicação obvia. Igualmente óbvio é o fato de fortalecer os braços do nativo, uma vez que a terceira rege esta parte do corpo.

Os textos antigos sugerem um carma negativo a respeito de irmãos ou irmãs, quando o Sol ocupa a terceira casa. Dependendo da natureza da aflição, isto poderia significar a morte de um irmão, um relacionamento distante com o irmão, ou que os irmãos do nativo são inimigos.

Status, fama, sucesso e a habilidade de alcançar suas metas são resultados possíveis do Sol ocupar esta casa.

Um carma forte em relação à comunicação e a habilidade de escrever textos originais também são indicados.

O Chamatkar Chintamani sugere a possibilidade de "viagens aos países estrangeiros” seguidas por peregrinação na seção acerca do Sol na terceira casa.

Na quarta casa: O Sol nesta casa dá agitação mental e desassossego.

Em geral, o Sol nesta casa quadrante será negativo para as indicações desta casa, a menos que o Sol esteja fortalecido por outros fatores, e nestes casos o malefício é minimizado. Assim, em geral, podemos dizer que o Sol, aqui, é negativo em relação a transportes, familiares, educação, o coração e propriedades. Na verdade, o Saravali menciona a perda da propriedade paterna, quando o Sol ocupa a quarta casa (o Sol representa o pai e a quarta é a casa das propriedades).

Existe também a tendência do nativo morar no exterior, quando o Sol ocupa a quarta, porque o Sol é um planeta de natureza separatista, e a quarta é a casa que representa a terra natal do nativo. A idéia sugerida é que o nativo é "apagado" da sua terra natal, por assim dizer, residindo no exterior. O Chamatkar Chintamani confirma isto, dizendo que "o nativo vive quase sua vida toda em terras estrangeiras".

Na quinta casa: O Sol aqui é definitivamente negativo em termos de carma de filhos. O nativo poderá ter poucos filhos, ou nenhum, ou manter um relacionamento distante com os mesmos, ou uma separação ou aborto ocorrer. Tudo depende da natureza da aflição que atinge o Sol.

Existe a indicação de uma inteligência "afiada", quando o Sol ocupa esta casa. E se o Sol não estiver aflito de qualquer forma, ele dá interesse e habilidade para o magistério e o aconselhamento profissional.

Como um planeta sátvico, o Sol nesta casa piedosa indica fortes instintos religiosos e adoração em templos. Mas se houver aflições, este não será o caso, porque, afinal, o Sol é um maléfico numa casa trina.

Na sexta casa: O atributo principal por trás do Sol na sexta casa é que o nativo ultrapassará os obstáculos e seus oponentes, e terá riqueza. Seu status será elevado e a reputação, boa. Esta localização é boa para vencer as enfermidades e manter a saúde também. Quaisquer resultados positivos serão devidos ao fato de que o Sol é um maléfico e está numa casa upachaya, onde ele produz resultados fortes. Se, porém, o Sol estiver aflito, então deve-se lembrar que a sexta casa tem um lado maléfico, também, como uma dushthan. Neste caso, alguns resultados negativos poderão ser produzidos em relação aos obstáculos, oponentes, saúde e dívidas.

Na sétima casa: Rebeldia é a palavra-chave para o Sol na sétima. A pessoa discute com seus associados e cônjuge, e os relacionamentos não são muito tranqüilos. Por quê? Isto acontece porque a natureza "imperial" e dominante do Sol não combina muito bem com o tema de associações desta casa. O Sol é um regente real e não é sócio para ninguém.

Como resultado das relações tensas, algum tipo de embaraço com o sexo oposto pode ocorrer devido ao Sol nesta casa, e o nativo acaba perdendo suas amizades.

Além disso, a disposição sexual se torna inflamada pelo Sol na sétima casa. Os instintos sexuais e as paixões loucas pelo sexo oposto se tornam temas centrais na sua vida.

Esta localização do Sol não conduz em absoluto a relações com o governo. Na verdade, o sugerido é algum tipo de problema com o governo, e nada positivo.

Na oitava casa: Misérias, perigos, obstáculos e perdas são o que o nativo com o Sol na oitava casa pode esperar.

Esta pessoa deve ter um elemento de astúcia na sua personalidade, além de algum mal secreto, possivelmente relacionado a roubo ou associação com pessoas inferiores.

As karakatvas (indicações naturais) do Sol, tais como a saúde e a visão, sofrem com esta localização, uma vez que a oitava casa e a mais maléfica de todas.

O status que o Sol dá, quando ocupa casas favoráveis, aqui se ensombrece. E o ego carismático e centro das atenções que o Sol normalmente dá são substituídos por uma personalidade bem mais reservada.

Entretanto, o Sol aqui apóia o interesse em pesquisas e no misticismo.

Na nona casa: Como na quinta casa, aqui o Sol ocupa uma casa trina piedosa. Por ser um planeta sátvico, qualquer disposição favorável dará ao nativo um interesse maior por religião e darma bramínico. Mas se o Sol estiver aflito, então esta tendência se torna pouco auspiciosa, resultando em qualquer coisa, do ateísmo ao exibicionismo, ou na melhor das hipóteses religiosidade "para inglês ver".

A menos que fortalecido por algum outro aspecto, o carma criado em relação ao pai é negativo, podendo ser uma relação distante, separação ou brigas.

Esta localização é positiva em termos de riqueza, talvez porque a nona casa seja tão favorável e o Sol, um planeta tão energético.

Na décima casa: Esta é uma das melhores casas para o Sol, de forma que as influências solares aqui prosperam. Uma boa reputação e status elevado são indicados. O Sol nesta casa dá ao nativo sucesso e sorte em relação ao seu local de trabalho e as suas atividades em geral. Assim, a pessoa obtém a aprovação dos superiores, e as relações com o governo são positivas. A pessoa nascida com esta combinação tende a ser influente e corajosa, além de ter capacidade gerencial e organizacional própria.

Sua saúde será boa, a menos que outras combinações ditem o contrario. Isso ocorre porque o Sol é o karaka da saúde e nesta casa ele se sente confortável.

Na décima primeira casa: Mais uma vez, o Sol ocupa uma das melhores casas para ele. Assim, as indicações solares acima mencionadas, isto é, fama, status, sucesso, poder, saúde, coragem e a aprovação dos superiores e do governo, também são dadas na décima-primeira casa.

Acima de tudo, esta casa é essencialmente financeira, capaz de produzir negócios lucrativos. O Sol aqui beneficia esta casa e, assim, propicia riqueza e ganhos.

Na décima segunda casa: Esta é a casa das perdas e da decrepitude, de forma que as indicações solares aqui sofrem desnecessário dizer. O status do nativo será baixo e ele deverá passar por submissão e falta de sucesso. Socialmente, ele poderá ser considerado como arruinado. O carma de pai e o relativo ao governo serão negativos.

O Sol nesta casa leva o nativo a ter perdas financeiras e ruína. Além disso, esta localização é negativa para a visão também.

LUA

Na primeira casa: A Lua fica forte no Ascendente, de forma que a pessoa se inclina ao romantismo, se torna emocional, simpática, gentil (Soumya) e protetora, ate mesmo maternal. E isso é verdadeiro, especialmente se o signo for feminino.

A Lua no Ascendente torna o nativo amante dos prazeres, de acordo com a natureza básica da mente. Pela mesma lógica, se a Lua estiver sem brilho, a personalidade resultante será indecisa, preocupada, paranóica, histérica, duvidosa e suspeita. Tudo depende de quantos dias a Lua esta na fase Cheia ou na fase Nova, ou seja, do seu brilho.

Na segunda casa: Se a Lua estiver brilhante, sua presença na segunda casa dará riqueza, beleza física, fala doce e gentil, assim como boa comida regular (com uma preferência por comidas salgadas) ao nativo. Além disso, ele terá uma boa renda através das indicações lunares, como por exemplo, através de contato com o público, água, queijo, leite, vegetação, psicologia ou cuidados infantis, apenas para dar alguns exemplos.

Mas se a Lua estiver na sua fase escura, é claro, o contrário é o que acontecera.

Na terceira casa: A mente do nativo se torna corajosa quando a Lua ocupa esta casa, mas a crueldade também e facilmente incorporada.

Uma Lua brilhante sugere a existência de irmãs, ao invés de irmãos, e possibilidade de relações fraternais. Mas uma Lua na fase escura daria ao nativo experiências negativas a respeito dos irmãos, em geral.

Mas, no geral, a Lua na terceira casa torna a mente da pessoa expressiva, com habilidade de escrever e se comunicar muito bem.

Na quarta casa: Se a Lua tiver brilho, então a felicidade, o conhecimento, confortos, propriedades e veículos, além de instintos maternais, se apresentarão na vida do nativo. Além disso, a mãe dele pode ser proeminente e a relação entre os dois, positiva.

Mas se a Lua estiver fraca, então os carmas acima sofrerão na mesma medida. Como resultados, preocupações e emoções instáveis e as propriedades adquiridas serão muito humildes. Se a aflição da Lua for forte, as propriedades podem ser perdidas. Uma Lua fraca perturba o relacionamento do nativo com sua mãe e sugere sofrimentos neste departamento.

Na quinta casa: A Lua na quinta casa da uma boa inteligência ao nativo. Mas, já que a Lua é um planeta feminino, a pessoa pode

Enfermidade é outro resultado da Lua, na pior casa do zodíaco. Certamente, os problemas já mencionados com a Lua na sexta casa serão a tendência. Outras manifestações de doenças podem ser apontadas pelos indicadores, como por exemplo, a regência ou a poderão no signo. Uma Lua brilhante é favorável para a longevidade do nativo e a Lua escura, o contrário.

O mesmo principio se aplica a respeito de riqueza e heranças: uma Lua brilhante e favorável, a escura, não.

Na nona casa: A Lua na nona casa indica uma mente piedosa, ou pelo menos voltada para o bem.

Também indica apego ao professor ou ao pai. O nativo poderá confiar nas suas emoções em relação a Deus.

Esta localizada certamente produz riqueza, sorte e felicidade. Viagens de longas distâncias e peregrinações também podem ocorrer, com a Lua na nona.

Na décima casa: O nativo que tem a Lua na décima casa e ambicioso e alcança o sucesso. Aqui, a pessoa cumpre seus compromissos através do próprio entusiasmo mental, da determinação e da concentração.

A Lua, aqui, também dá status elevado, posição privilegiada e fama.

Os adjetivos "corajoso" e "ousado" são dados no "Brihat Jataka" e no "Saravali" para as pessoas com a Lua no meridiano, que serão bravas devido ao vigor mental. E claro que isso não ocorre muito intensamente, quando a Lua esta fraca.

Uma Lua favorável na décima ou na decima-primeira casa sugere reconhecimento do nativo pelo governo.

Na decima primeira casa: A pessoa com a Lua nesta casa adquire riqueza e habilidades para negociar. Esta também e uma boa posição para se ter influencia, status, fama e sucesso.

Devido ao aspecto que a Lua faz da decima primeira para a quinta casa, o nativo devera ter muitos filhos, especialmente meninas, assim como inteligência e fortalecimento mental. Mas este não será o caso, se a Lua estiver sem brilho.

Na decima segunda casa: A tendência e que o nativo seja mentalmente frágil. Noutras palavras, a determinação da pessoa é facilmente quebrada e ela se deixa influenciar pelos outros com facilidade. Seu status será baixo, ocupara posig6es servis e será incapaz de cumprir seus compromissos, quando a Lua se encontra nesta casa.

E, claro, também terá preocupações exageradas, agravadas pela fragilidade mental. O que pode aumentar em proporção a falta de brilho da Lua.

O nativo deverá sonhar com os prazeres da cama, se houver algum aspecto sensual sobre a Lua, por exemplo, de Venus, do regente da sétima casa ou se a Lua ocupar um signo venusiano. A razão por trás disso está no fato de que a décima segunda e a casa dos prazeres sexuais e que a Lua e o planeta da mente amante dos confortos.

A menos que a Lua tenha algum brilho como credito, quando ela fica na decima segunda casa, as emoções se tornam instáveis. E a menos que existam outras indicações ao contrário, o nativo não poderá se conter e acabará seguindo os caprichos da sua mente.

As despesas poderão ser muitas e o nativo perdera dinheiro. Se houver circunstancias atenuantes, então as despesas poderão ser justificadas. Por exemplo, as doações que a pessoa fizer para a caridade.

MARTE

Na primeira casa: Esta posição de Marte indica uma pessoa ativa, enérgica e ambiciosa. Marte também sugere competição, argumentação e resistência. E claro que o nativo será corajoso, uma vez que Marte e o pr6prio karaka da coragem.

O aspecto que Marte faz, aqui, a casa do casamento sugere uma fricção nas associações e no casamento, senão rupturas. Também indica uma forte disposição sexual.

De acordo com as indicações básicas de Marte, sua posição aqui faz com que o nativo trabalhe bem com maquinaria, com a 16gica, artes marciais, entre militares, na policia, em cozinhas ou com o fogo, em geral.

Cicatrizes no corpo seriam normais, assim como batidas na cabeça, pois Marte e um planeta muito violento, e a primeira casa representa a cabeça.

Esta não e uma localização muito boa para a longevidade, uma vez que Marte é um maléfico natural e, daqui, aponta a casa da longevidade. Também sugere uma morte violenta, embora diversos fatores tenham que ser levados em consideração antes de tal conclusão. O aspecto de Marte para a oitava casa e apenas um destes fatores.

Já que Marte e o karaka da propriedade (Bhoomi-karaka) também, se ele estiver bem posicionado na primeira casa, o nativo terá um bom carma com relação a propriedades.

Na segunda casa: Uma das indicações mais óbvias de Marte na segunda casa tem a ver com a fala do nativo, que poderá ser agressiva, caustica e direta, ao ponto de ser grosseira. Seu discurso será lógico e a voz, forte.

Marte exerce um impacto negativo sobre a dieta do nativo, também. Na segunda, ele faz com que a pessoa coma muita carne. Uma vez que Marte e um planeta do fogo e a segunda casa representa a língua e a boca, Marte aqui pode sugerir um fumante.

Os ganhos serão com relarão as indicações marcianas, algumas das quais já mencionamos, na serão que trata de Marte na primeira casa. O "Chamatkar Chintamam" afirma que Marte na segunda toma o nativo pao duro, fazendo uma analogia com um macaco que protege um valioso colar, mesmo sem saber sua utilidade! Além disso, Marte exerce um impacto negativo na renda e nos ganhos acumulados do nativo e, a menos que esta influencia seja sublimada, a pessoa com Marte na segunda casa perdera sua riqueza ou terá uma pequena renda.

Na terceira casa: Aqui, Marte da muita coragem, uma vez que é o próprio karaka da coragem na casa da coragem! Esta tendência e muito bem documentada.

O nativo deverá ter irmãos homens, quando Marte ocupa a terceira. Mas, mesmo que sejam irmãs, algumas delas poderão ter tendências masculinas e/ou ser agressivas com o nativo. Se Marte estiver mal posicionado, então a ausência ou perda de irmãos pode ocorrer. Daqui, Marte energiza o horóscopo, produzindo uma pessoa ativa, uma executora. Isto ocorre especialmente por causa do aspecto que Marte faz a décima casa. Este aspecto apóia o status, a posição do nativo e a sua habilidade em cumprir os compromissos.

Na quarta casa: Em geral, Marte traz malefícios para os assuntos da quarta casa. Poderão ocorrer rupturas na educação e os resultados educacionais em geral serão medíocres. Mas se Marte estiver fortalecido, o nativo alcançará conhecimentos elevados, que podem ser em engenharia on estudos técnicos.

A influência marciana sobre a Matru-sthan sugere uma mãe de gênio energético e excitável, talvez volátil. Pode acontecer alguma separação, ou a saúde da mãe ser frágil.

Uma atmosfera de discussões e bate-bocas seria, com Marte na quarta casa, especialmente em relação ao ambiente domestico. Isso porque a quarta casa representa o lar e a lareira, além dos familiares. Daqui, Marte aspecta a casa do casamento também, o que confirma uma tendência para discussões com o cônjuge. Marte pode ser o causador de separação, divorcio e ate mesmo morte do cônjuge, a partir da quarta casa.

Também podem ocorrer acidentes envolvendo carros. Na verdade, esta localização e muito negativa com relação a veículos. E a menos que Marte esteja fortalecido, o nativo pode não ter carro, ou durante os períodos planetários de Marte, podem surgir dificuldades e despesas a respeito de carro e/ou veículos.

A quarta casa representa a mente e os sentimentos do nativo. Assim, embora Marte aqui possa dar energia e ambição, esta localiza Gao sugere um mau gênio e natureza combativa.

A única luz em relação a Marte na quarta casa e uma localização favorável para a aquisição de propriedades. Marte e o karaka das propriedades. Apesar do dito "Karako bhavanashaya", que adverte sobre o posicionamento de um karaka de uma casa na própria casa, se Marte tiver alguma forma, ele favorecera a aquisição de propriedades.

Na quinta casa: A localização de Marte na Putra-sthan e basicamente negativa, pois sugere abortos e/ou recusa a filhos. Outro resultado normal e que os filhos do nativo podem ser feridos. Mas se Marte estiver bem posicionado nesta casa, o nativo poderá ter filhos homens, que se tornarão pessoas praticas e ativas.

Por si só, Marte não predispõe a riqueza, na quinta casa. Entretanto, esta localização pode provocar desenvolvimentos financeiros, especialmente em vista do seu aspecto a casa dos ganhos. Neste caso, o planeta teria que ser sublimado, por exemplo, pela posição do signo ou regência favorável.

Uma vez que a quinta rege a inteligência, estando Marte ai, o nativo terá um elemento rápido e lógico ao seu processo de pensamento. Também são indicadas estratégias agressivas.

A pessoa poderá prosperar no campo dos esportes e atletismo, uma vez que estes são representados pela quinta casa e Marte e um planeta corajoso e do fogo.

A respeito da saude, são normais os problemas de estomago, com Marte na quinta, e as ulceras são comuns. Mas esta localização e positiva para os poderes digestivos, por motivos óbvios (Marte fortalece o fogo da digestão).

O aspecto de piedade da quinta casa sofre, uma vez que Marte e um planeta maléfico e tamásico (humor de ignorância). Porém, se Marte adquire poderes benéficos de alguma outra fonte, isso pode não acontecer.

Na sexta casa: Como um maléfico na sexta casa, Marte pode atuar poderosamente num mapa, porque a sexta e uma casa upachaya, ou uma casa onde os maléficos produzem resultados positivos. O nativo vence os obstáculos e seus oponentes, assim como tem sucesso em processos, uma vez que estas são as representações da sexta casa. A pessoa ocupara uma boa posição e terá status elevado. Por outro lado, a sexta e uma dushthan, uma casa maléfica. Assim, se Marte estiver fraco nela, o oposto e o verdadeiro.

A sexta se relaciona com dívidas. Portanto, novamente, se Marte estiver bem posicionado, o nativo superara as dívidas, ou de alguma forma elas se tornarão aceitáveis, ate mesmo favoráveis ou por uma boa causa. Por exemplo, uma vez que Marte e o karaka das propriedades, na sexta casa ele pode fazer com que a pessoa aceite se endividar para poder comprar uma casa. Isso não e, necessariamente, uma coisa negativa. Na verdade, o financiamento de uma propriedade e um desenvolvimento normal e favorável na vida das pessoas, que possibilita que as pessoas construam patrimônio. Atualmente, este e um procedimento normal. Mas se Marte estiver aflito na sexta, então o nativo terá um carma negativo em relação a dívidas.

A mesma consideração se aplica as outras dimensões da sexta casa. Ela e também a casa das doenças. Assim, na mesma proporção em que Marte estiver fortalecido na sexta, a constituição do nativo será robusta e forte. E na mesma proporção em que Marte estiver aflito, ocorrerão problemas com os órgãos representados pela sexta casa, como o fígado, intestinos, rins e pâncreas. O nativo também ficara sujeito a ferimentos.

Marte na sexta também produz compra de propriedades, se os aspectos gerais o permitirem.

Na sétima casa: Marte na sétima casa sugere um cônjuge que gosta de discutir, mas não de cooperar. Além de atritos, pode ocorrer quebra do carma, se Marte estiver suficientemente mal posicionado. E o mesmo padrão pode ser aplicado às associações em geral.

Marte aqui toma o nativo corajoso e ousado, mas prepotente, grosseiro, ríspido e rebelde, ao mesmo tempo.

Marte numa casa quadrante favorece o carma de propriedade.

Na oitava casa: A oitava casa é, certamente, a pior para Marte. Com respeito ao casamento, esta localização produz grandes discussões, argumentações, separação e divórcio. Se existir alguma localização que indique a morte do cônjuge, e esta, embora tenha que haver a ausência de influências benéfica e a presença de outras aflig6es que reforcem esta, para que isto ocorra.

O efeito de Marte na oitava sobre a longevidade também é negativo, encurtando-a e possivelmente causando uma morte violenta. Marte aqui também tem um impacto negativo sobre a saúde, causando especialmente febres, infecrgoes e inflamações que podem se generalizar, a partir da área do cólon (e ate mesmo afligindo o mesmo). O nativo tem a fala ríspida, graças à oposição de Marte sobre a segunda casa da fala. Ele poderá agir com maldade e crueldade, tendo também a tendência de fazê-lo em segredo. A pessoa tem problemas, em geral, inimigos, obstáculos, baixo status e um sentimento de isolamento, até confinamento.

O carma em relação a heranças aqui é bloqueado e, é claro, o carma de propriedades também sofre. Mas se Marte estiver fortalecido aqui, o nativo poderá herdar propriedades.

Em geral, Marte nesta casa produz fracasso, ruína, obstáculos e problemas.

Na nona casa: Acerca de Marte na nona casa, a única coisa que o "Brihat Jataka" diz e que "se ele ocupa a nona, o nativo será um pecador" (Usha & Shasi, capítulo 20). Noutras palavras, o dharma da pessoa (piedade) sofre devido à rispidez, a natureza maléfica desafiante de Marte. Intelectualmente, o dharma do nativo também será prejudicado devido à lógica pragmática e estreita do tipo seguido pela ciência moderna. Da mesma forma, se Marte estiver sublimado, o nativo terá coragem com energia religiosa, para se dedicar a causas religiosas, e a construção de templos e um bom exemplo.

Existirão atritos com o pai, e este será agressivo com o nativo. Esta indicação, e claro, pode ser atenuada por outras combinações. Com respeito a Marte na nona casa, entretanto, o pai do nativo será sempre agressivo com ele.

Esta e uma localização positiva para o carma marciano de propriedades, desde que Marte esteja bem posicionado e apoiado por outras combinações. Isso é natural, já que a nona casa beneficia seus ocupantes e Marte, sendo o karaka das propriedades, aspecto a casa das propriedades daqui. Se estiver favorável, ele produz a herança de propriedades do pai. Senão, a perda da riqueza paterna seria a tendência.

Aqui, a sorte e a riqueza ficam obstruídas, alem do que as viagens longas podem trazer perdas e, mas experiências.

Na décima casa: A décima casa e uma boa localização para Marte, porque esta é a terceira das casas upachaya, e a habilidade das casas upachaya em produzir resultados aumenta progressivamente.

Marte na décima indica para o nativo boa posição, status elevado, estima e a habilidade de cumprir seus compromissos. Marte aqui o tornará corajoso, ousado, forte, independente, um executor ativo e pioneiro, mas também pode torná-lo muito agressivo.

O sucesso no local de trabalho e indicado, e o trabalho deverão ser representados por Marte (veja o capítulo intitulado "Os Planetas").

Graças, em grande parte, ao aspecto quadril de Marte ao Ascendente, o corpo da pessoa será forte e com bom t6nus muscular. Neste horóscopo, Marte produz uma natureza competitiva, dá habilidades atléticas e para as lutas.

O aspecto marciano sobre a quinta casa sugere filhos homens e crianças ativas que se tornam praticas, ao crescer.

Os irmãos do nativo ficam beneficiados, com esta localização positiva de Marte. Na décima, Marte augura um alto status para eles.

O carma em relação à propriedade prospera, quando Marte ocupa a décima, porque, como o karaka, ele está bem situado. Da que, ele aspecta a casa das propriedades (a quarta), reforçando o carma de propriedade, além da sua boa posição.

Na décima primeira casa: Aqui novamente, sendo a décima primeira uma casa upachaya, é uma boa localização para Marte. E como esta é a última das casas upachaya, é também a mais frutífera. Alem disso, para um maléfico, esta casa não tem o estigma de ser uma casa quadrante - lembre-se de que os quadrantes não recebem bem os maléficos. Assim, não existem impedimentos para que Marte produza seus resultados na décima primeira, pelo menos no que diz respeito à ocupação da casa.

O aspecto de Marte na casa dos inimigos sugere que a pessoa vence seus inimigos através dos próprios poderes.

Os ganhos em negócios e a riqueza são outros dos principais resultados de Marte na décima primeira casa. Isso e procedente, uma vez que esta e a casa dos ganhos e Marte fica mais forte que nunca aqui. Dela, Marte aspecta outra casa ligada as finanças, a segunda, e esta é outra razão pela qual as finanças são beneficiadas por Marte na décima primeira casa. Isso e ainda mais verdadeiro se Marte estiver bem, em termos de regência ou posição do signo. Este aspecto na segunda casa também dá um pouco de rispidez e franqueza a fala do nativo.

As significações naturais (karakatva) de Marte prosperam aqui, e claro. Assim, o nativo cujo mapa tenha Marte na décima primeira casa será aquinhoado com coragem, propriedades, habilidades marciais, etc.

O aspecto marciano na quinta casa (Putra-sthan) favorece o nascimento de filhos homens, que se tornam pessoas executoras e conquistadoras. Mas, se Marte estiver aflito, o nativo terá um número limitado de filhos e possibilidade de abortos.

Da mesma forma que Marte na décima, ele aqui produz um status elevado, poder, influência e a habilidade da pessoa alcançar as suas metas.

Os irmãos mais velhos do nativo serão homens ou, pelo menos, de caráter másculo.

Na décima segunda casa: Em geral, tanto as indicações marcianas quanto as da décima segunda casa sofrem com esta ocuparão, podendo se manifestar perdas e problemas de despesas. O status do nativo baixo e ele pode ser humilhado, incapaz de alcançar suas metas. Poderá inclusive enfrentar perigos e prisão, dependendo do grau de maleficidade.

Esta e a casa dos prazeres sensuais e daqui Marte aspecta a casa do casamento e das associações, a sétima. E já que Marte é um planeta do fogo, excitável e maléfico, o adultério é uma indicação normal para esta localizarão. O relacionamento conjugal do nativo será permeado de tensão, discussões e agressões.

Também em relação ao papel desta casa como dos prazeres carnais, Marte aqui poderá causar pesadelos e perturbações do sono. Existem indicações de perda ou separação dos irmãos, uma vez que Marte e o significador natural dos irmãos e a décima segunda, a casa das perdas.

Aqui, Marte e negativo para a vista esquerda e o pé esquerdo, os quais podem ser perfurados, sofrer deformações e coisas similares.

MERCÚRIO

Na primeira casa: Esta é uma boa localização para Mercúrio, não apenas porque é uma casa quadrante, mas porque Mercúrio, aqui, adquire forma direcional. Assim, as qualidades mais refinadas de Mercúrio se tornam acessíveis para o nativo, que e inteligente, habilidoso e culto, com Mercúrio na primeira casa. Todos os ramos do conhecimento podem se manifestar através de Mercúrio. Só depende de como o planeta e o próprio mapa estão dispostos.

Da primeira, as karakatvas de Mercúrio se distribuem para o horóscopo todo: comunicação, discurso, educação, composição, leitura, idiomas, publicações, a média, trabalho técnico, matemática, ciência, computação, arquivos, contabilidade, arquitetura, engenharia e negócios. Qualquer arte ou ciência que envolva inteligência abstrata ou racional pode ser contada entre as indicações básicas de Mercúrio, também. Para uma visão mais abrangente sobre a natureza de Mercúrio, veja o capitulo intitulado "Os Planetas".

Mercúrio e bem conhecido como um planeta de disposição alegre e engraçada, assim, sua localização no Ascendente dá bom humor e uma expressão positiva ao nativo.

Uma queda para a música, arte e literatura também é dada à pessoa que tem Mercúrio na primeira casa.

A natureza de Mercúrio é muito caridosa e útil, e a dimensão do planeta pode ser observada na natureza do nativo, quando Mercúrio ocupa a primeira casa.

Na segunda casa: Um planeta benéfico como Mercúrio dá um rosto lindo à pessoa, quando na segunda, segundo o padrão "astrológico". Da mesma forma, Mercúrio aqui, não obstante dá outras influencias, da uma fala doce, bem-humorada, vivaz, jovem e até mesmo infantil.

Desnecessário dizer que a pessoa que tem Mercúrio na segunda casa (a da renda) se torna rica. Os ganhos serão indicados pelas atividades mercuriais, já mencionadas anteriormente.

O nativo terá boa comida e em muita quantidade, também. No período planetário de Mercúrio, ele deverá ingerir vegetais de folhas verdes.

Na terceira casa: Esta localização produz um carma positivo em termos de comunicação e escuta. As qualidades gerais mercurianas, como a curiosidade, a vivacidade e a sede de conhecimentos, se apresentarão.

Os amigos e irmãos do nativo terão um elemento intelectual. Astúcia em relação ao dinheiro e indicada no "Chamatkar Chintamani", e uma analogia e feita referindo-se a pessoa que aprende algumas habilidades para negociar, apenas como aprendiz, e logo se põe a praticá-las, abrindo uma loja na primeira esquina.

Na quarta casa: O Jnana-karaka na casa da educação dá uma educação de alto nível ao nativo, assim como a habilidade para educar. Um alto grau de inteligência é indicado, também.

A localização de Mercúrio aqui beneficia os assuntos da quarta casa. Por exemplo, sugere a aquisição de propriedades, riqueza, carros, a existência de relações amigas e uma mãe que ajuda muito o nativo. Mercúrio na quarta da as condições de se fazer negócios e trabalhar em casa, também.

O nativo que tem Mercúrio na quarta tem um coração generoso e que gosta de ajudar os outras, porque Mercúrio possui estas qualidades e a quarta e a casa que indica os sentimentos do nativo. Assim, uma pessoa com Mercúrio na quarta e religiosa e possui moral elevada.

Os carmas mercurianos básicos, dos quais já falamos antes (veja "Mercúrio na primeira casa"), prosperam bem nesta casa.

Na quinta casa: Mercúrio e a quinta casa são mutuamente benéficos, e as indicações básicas de cada um prosperam. Por exemplo, o karaka da inteligência na casa da inteligência sugere que o nativo terá um alto grau de inteligência. Esta é, com certeza, uma excelente localização para o conhecimento, pois os textos clássicos dizem que Mercúrio, aqui, torna a pessoa um conselheiro; o aconselhamento e uma indicação básica desta casa. Assim, um planeta como Mercúrio nela reforça as indicações desta casa. Todas as indicações básicas de Mercúrio dão bons resultados na quinta casa.

O "Saravali" descreve habilidades como o canto de mantras e encantamentos, que é outra das principais indicações desta casa. Como planeta da habilidade e da fala, é muito natural que Mercúrio produza estas habilidades nesta casa.

O atletismo também e dado por Mercúrio na quinta casa. “E isto porque ele dá um espírito brincalhão disposto para qualquer aventura”, enquanto a quinta e a pr6pria casa dos esportes e dos jogos competitivos. Na verdade, qualquer coisa que tenda para competição de habilidades ou sorte, como exames, namoros ou esportes, é apoiado por Mercúrio na quinta casa.

Nesta casa, Mercúrio e positivo para os filhos. O "Saravali" declara "muitos filhos" em relação a Mercúrio na quinta casa. Com respeito aos traços mercurianos gerais, os filhos do nativo devem ser pessoas úteis, inteligentes e habilidosas, pelo menos de acordo com a disposição de Mercúrio na quinta casa.

Na sexta casa: A presença de Mercúrio nesta casa produz muitos oponentes e discussões. Na verdade, estas são as indicações básicas da sexta casa, logo, qualquer planeta aqui devera refleti-las. Ao mesmo tempo, Mercúrio aqui permite que o nativo vença seus inimigos e obstáculos, devido a sua esperteza, habilidade e discurso, se Mercúrio estiver bem disposto. Caso contrário, não.

Esta localização não e positiva para os assuntos financeiros e o nativo pode ter muitos dívidas. Entretanto, como Mercúrio tem outros dons econ6micos, como por exemplo, a propriedade positiva, então o nativo superara suas dívidas, mas normalmente se manifesta uma dívida.

Da mesma forma, em relação à sexta casa, poderá ocorrer uma susceptibilidade a doenças, provavelmente através de ansiedade e nervosismo.

Como na educação devem se manifestar, pois o Jnana-karaka ocupa uma casa maléfica (dushthan).

Na sétima casa: Na sétima, Mercúrio não retira força do digbala (força da localização em termos de direção, isto e, norte, sul, leste e oeste). Mesmo assim, como é um benéfico numa casa quadrante, ele produz bons resultados.

A localização de Mercúrio nesta casa é positiva para o casamento. Um cônjuge atraente, inteligente e educado indicado, assim como um casamento cedo. Existirá um elemento intelectual, mental, no relacionamento. Aqui, Mercúrio pode produzir ejaculação precoce, uma vez que e um planeta impulsivo e nervoso, numa kama-sthan. Está indicado também crescimento financeiro através de comércio e do cônjuge.

Na verdade, os carmas mercuriais básicos florescem nesta casa. Assim, esta localização produz carma positivo em relação à fala, ao conhecimento, negócios e habilidades (veja Mercúrio na primeira casa).

O nativo incorpora o altruísmo e a prestimosidade mercuriais a sua personalidade.

Na oitava casa: Conforme já mencionado no capitulo intitulado "Regras para Ocupação das Casas e Regências", Mercúrio na oitava casa é uma exceção para a regra geral. Normalmente, os planetas que ocupam a oitava produzem resultados maléficos, mas Mercúrio é conhecido por dar resultados positivos aqui. Além das citações do "Brihat Jataka" e do "Saravali", no capitulo acima mencionado, citaremos "Chamatkar Chintamam", na... que trata de Mercúrio na oitava casa, para confirmarão:

"O nativo que tenha Mercúrio na oitava casa a partir do Ascendente tem uma longa vida e renome, tanto na sua terra natal quanto no estrangeiro. Ele é vivaz e obtêm ganhos através de favores reais ou de negócios. Goza dos prazeres e da confiança das mulheres."

Do acima exposto, nota-se que as karakatvas, as indicações naturais de Mercúrio, florescem na oitava casa. O verso menciona ganhos através de negócios. Não apenas as karakatvas de Mercúrio dão resultados positivos, mas também as indicações da própria oitava casa prosperam, uma vez que se menciona longevidade, uma das principais indicações da oitava casa. Outra indicação da oitava casa que prospera com a presença de Mercúrio são a pesquisa e o conhecimento do misticismo, reencarnação e ciências ocultas. O carma de herança tamb6m fica favorecido por Mercúrio aqui. Em geral, bom carma em relação a terras, a riqueza e a habilidade de alcançar seus objetivos na vida, e indicado por Mercúrio nesta casa também.

Na nona casa: Mais uma vez numa casa trina, Mercúrio e esta casa se beneficiam mutuamente. Quando as indicações da nona casa prosperam, por exemplo, o nativo enriquece e se torna religioso. Já que Mercúrio está intimamente ligado a devoção a Vishnu, quando ele ocupa uma casa tão piedosa levará o nativo a Vaishnavism (devoção a Vishnu). Os textos clássicos também mencionam estudo das escrituras, peregrinação e banhos em rios sagrados, em conexão com Mercúrio na nona casa. Em mapas não hindus, Mercúrio na nona também indica uma natureza religiosa, mas esta sempre se manifesta como uma religião de tradições estrangeiras. Esta localização também sugere um relacionamento afetuoso e doador entre o nativo e seu pai.

As indicações naturais de Mercúrio se expressam bem aqui: a pessoa se torna culto, inteligente, habilidosa, com treino em negócios, bom orador, cumpridor dos deveres, curioso, lógico e Born escritor ou leitor. A riqueza também virá, e de fontes mercuriais.

Na décima casa: Na décima casa, o lado útil e altruísta de Mercúrio se manifesta totalmente. Os textos antigos falam de trabalhos feitos ao público como caridade, como plantar árvores que dão sombra, a construção de fontes para o público, e caridade mesmo. Segundo a natureza básica de Mercúrio, a disposição dada ao nativo por Mercúrio nesta casa será alegre e vivaz, até mesmo um pouco frívola.

Mais uma vez, os carmas típicos de Mercúrio, dos quais já falamos são da "primeira casa", se manifestará completamente nestas pessoas. Born gosto artístico, musical e literário se apresentara também e o nativo atuara numa dimensão intelectual.

A pessoa com Mercúrio na décima casa terá riqueza, propriedades, carros e boa educação, além do que eles conseguirão alcançar suas metas na vida.

Na décima primeira casa: As karakatvas mercuriais florescem, nesta casa. O nativo se torna próspero, provavelmente através de vendas e outros negócios e atividades, ou mesmo qualquer interesse ou habilidade intelectual que a localizarão de Mercúrio nesta casa indique.

Na décima segunda casa: Mercúrio na décima segunda casa sugere ......... financeiro e comercial. Que a pessoa terá despesas é certo. Entretanto, se Mercúrio estiver bem disposto, estas despesas sendo positivas e justificadas, como por exemplo, no caso de doações para educação e caridade.

A tendência é a de que o nativo tenha problemas nervosos, como preocupações e tendências impetuosas. Esta localização também prejudica a educação e os empreendimentos comerciais se desfazem.

O "Saravali" (R. Santhanam, capítulo 30) declara que "o nativo será capaz de manter sue palavra, mas será humilhado e cruel".

JUPITER

Na primeira casa: O Deva Guru na primeira casa indica uma pessoa com ar autoritário e uma disposição básica bramínica. Como Júpiter ancora as coisas a partir do Ascendente, o nativo terá elevada moral, será tolerante, respeitoso, sincero, simpático e religioso. Júpiter também lhe dá bom senso e maturidade, além de altura física e pele clara, pelo menos no que se refere a influência de Júpiter.

Júpiter é o Vidya-karaka, portanto, ele indica aquisição de conhecimentos e, conseqüentemente, uma boa educação.

Além disso, o nativo terá uma queda para o assessoramento, o magistério, aconselhamento, ensino, treinamento e coisas do gênero que sendo, noutras palavras, carmas bramânicos e profissionais. Alguns exemplos de típicas jupteriano sendo banqueiro, advogado, planejador/investidor financeiro, padre ou sacerdote, pregador, professor, psicólogo e conselheiro conjugal.

Júpiter também é o karaka da riqueza (Dhana-karaka), logo, sua posição no Ascendente sugere que o nativo será próspero e terá bens. Mas, acima disso tudo, Júpiter, quando bem disposto, favorece a independência calma de um "homem que se fez por si s6" (Raman, "Hindu Predictive Astrology", capitulo 26). Uma ".............." estará sempre presente na sue vida, graças aos carmas favoráveis gerados em vidas passadas. Assim, a pessoa terá um pouquinho de sorte ou boa fortuna na sue vida.

O fato de Júpiter, o karaka dos filhos, aspectar a casa dos filhos e do casamento e estar bem situado, no Ascendente, nos diz que o nativo é capaz de encontrar a felicidade, com a esposa e com os

ASTROLOGIA VEDICA - Desvendando os Mistérios do Zodíaco 169

filhos, e que eles, por sua vez, deverão ter boas qualidades (não obstante outros aspectos do mapa).

Na segunda casa: O indicador (karaka) da riqueza na casa da renda promove um bom poder de gerar ganhos, possuir bens, etc. Os ganhos seriam através das linhas acima mencionadas, com uma ênfase nos investimentos e nas atividades profissionais liberais. A segunda e a casa da riqueza acumulada e Júpiter e o indicador da construção da riqueza e da justiça imparcial. Portanto, esta localização dá ao nativo uma conta bancária positiva, economias e bens.

Júpiter na segunda torna a pessoa um orador eloquente e escritor. Sua fala será vivaz, positiva, bem-humorada e bastante religiosa. O açúcar corresponde a Júpiter. Assim, esta posição na casa que representa a língua e os hábitos alimentares sugere uma predisposição para os doces. A experiência demonstra que as pessoas com Júpiter na segunda casa gostam especialmente de milho e isso e coerente, uma vez que a cor de Júpiter e amarela e o milho e amarelo. Um rosto com tragos bonitos também e dado por Júpiter na segunda casa. Como ele e o maior dos benéficos e o rosto e representado pela segunda casa, isso e natural.

O aspecto que Júpiter faz daqui para a sexta casa sugere que o nativo vencerá seus inimigos e obstáculos, gozando de boa saúde. Seu aspecto na décima casa indica que a pessoa ter uma conduta correta e, se outras combinações ou aspectos o permitirem, que se dedicará a alguma atividade religiosa.

Júpiter na segunda é uma localização muito positiva, inclusive com respeito à educação.

Na terceira casa: A localização de Júpiter na terceira casa parece ser positiva em relação aos seus assuntos, mas não em relação às indicações naturais do planeta. Por exemplo, os textos padrões afirmam que Júpiter aqui dá apego aos irmãos, fazendo com que o nativo se doe aos mesmos. E por falar em irmãos, Júpiter aqui sugere irmãos de bom caráter e ricos.

Há outros exemplos de como Júpiter beneficia os assuntos da terceira casa. A coragem e a ousadia desta casa ficam reforçadas e um gosto genuíno pela arte se manifesta, assim como talento literário segundo a arte, a religião e a filosofia liberais. O nativo gostará de ler sobre temas espirituais e filosóficos.

Por outro lado, as indicações naturais de Júpiter não prosperam como deveriam, nesta casa. Por exemplo, o "Chamatkar Chintamani" (tradução por S. S. Sareen) diz que o nativo terá "poucos ganhos, apesar da sobre". Um Júpiter bem posicionado, e claro, daria riqueza, pois ele e o Dhana-karaka. E não se esqueça de que a terceira é uma casa upachaya, onde todos os planetas podem dar resultados (inclusive os especialmente maléficos). Pois se Júpiter estiver fortalecido de alguma forma, por exemplo, por uma boa regência sobre as casas, pela posição no signo, aspecto, etc., então a natureza prospera desta casa pode vir à tona e atenuar resultados medíocres.

Senão, Júpiter aqui pode tornar o nativo ingrato e miserável, com um traço maldoso na personalidade.

Na quarta casa: O maior dos benéficos volta a uma casa quadrante, na quarta e, conseqüentemente, suas indicações naturais brilham e os assuntos desta casa se beneficiam. Por exemplo, como Vidya-karaka, Júpiter indica a aquisição de conhecimentos e, na casa da educação, sugere que o nativo alcançará um alto nível de educação. Como Júpiter e um brâmane, esta localização sugere também que as habilidades do nativo para o ensino, como guia e treinador, se desenvolverão muito, ao longo da vida.

A quarta casa se relaciona ao aconchego do lar, assim como as relações familiares em geral. Júpiter aqui sugere boas relações com a família materna, com as pessoas em geral e com os brâmanes (atualmente, com professores e profissionais liberais).

A satisfação e o contentamento são dados por Júpiter na quarta casa também, já que esta representa o corarão e os sentimentos do nativo, e Júpiter, e claro, e o maior dos benéficos.

Esta também é a casa das propriedades (terras) e dos bens imóveis e de raiz. Desnecessário dizer que Júpiter, aqui, augura o melhor para esta indicação. Na verdade, id que a quarta e a casa da mãe, tais bens podem chegar ao nativo por herança materna ou através da rude, de alguma outra forma. E a rude do nativo será uma pessoa positiva e íntegra, graças à presença de Júpiter nesta casa.

A quarta casa, como Vahana-sthan, também se beneficia da presença de Brihaspati nela, sugerindo que o nativo tenha veículos. Por fim, o Dhana-karaka numa casa quadrante promete riqueza e mais direitos que deveres.

Na quinta casa: Um alto grau de inteligência é indicado, uma vez que a quinta e a casa da inteligência e se beneficia muitíssimo pela presença de Júpiter nela. Com relação à natureza da inteligência do nativo, Júpiter da tendência para o pensamento religioso e filosófico, quando ocupa esta casa. A pessoa naturalmente aceita a versão religiosa das coisas, ao invés de perseguir as coisas mundanas, e o conhecimento das escrituras e dos mantras lhe é concedido.

É claro, os filhos são a principal indicação da quinta casa. A tendência é que o nativo tenha um bom número de filhos, com Júpiter aqui. E já que Júpiter é um planeta masculino, é mais provável que tenha filhos homens. Júpiter beneficia o nativo com filhos bons e de sorte, crianças que se tornam ricas e que gozam de um status elevado na vida.

O aconselhamento e o magistério correspondem a esta localização de Júpiter, uma vez que suas qualidades naturais bramânicas ficam fortalecidas nesta casa trina. Além disso, Júpiter aspecta daqui

A casa dos professores e orientadores - a nona. Desnecessário dizer que o nativo possuirá uma escolaridade de nível superior. Finanças positivas também serão obtidas por esse posicionamento. Especificamente, bons investimentos e carma bancário. A quinta é a casa dos investimentos, enquanto Júpiter é o planeta dos investimentos e dos bancos, por excelência.

Na sexta casa: Esta é uma casa maléfica (Dushthan) e, assim, as indicações naturais de Júpiter sofrem nela. As finanças se desenvolvem muito pouco, os investimentos mínguam e as dividas aparecem. Na melhor das hipóteses, as despesas devem ser por uma boa causa, mas Júpiter aqui não produz riqueza. Esta localização também é negativa para heranças.

O carma para filhos também fica prejudicado aqui. Por si só, esta localização sugere que o nativo não terá filhos, que terá muito poucos ou que terá filhos muito tarde na vida. O Putra-karaka na sexta casa indica ainda que as crianças possam ter doenças que geram dívidas, ou que serão criadas na pobreza.

Algumas enfermidades aparecerão, especialmente em relação aos rins, fígado e pâncreas. Desordens relacionadas com o açúcar no sangue também. Mas se Júpiter estiver forte e sublimado de alguma forma, então o nativo terá uma saúde muito boa.

A sexta é a casa de inimigos. Mesmo assim, Brihat Jataka explica que a pessoa com Júpiter na sexta não tem inimigos. Em Hindu Predictive Astrology, o Dr. B.V. Raman homologou esta afirmação.

Cortes na educação podem ser esperados. Os tios maternos prosperarão e serão boas pessoas, uma vez que Júpiter ocupa a terceira (irmãos) a partir da casa da mãe.

Na sétima casa: Numa casa quadrante de novo, Júpiter augura benefícios para o status e a riqueza.

Júpiter aqui indica um cônjuge piedoso e positivo, com qualidades bramínicas e pele clara. O casamento será feliz e unido, a menos que Júpiter esteja em Capricórnio. Júpiter sublima a disposição sexual exagerada, nesta casa, achando que "o suficiente é um luxo". O nativo poderá obter riqueza através do casamento ou o cônjuge poderá ser uma pessoa que ganha dinheiro com facilidade.

Esta localização produz peregrinações, porque a sétima casa indica terras estrangeiras, isto é, lugares opostos a terra natal do nativo, e depois Júpiter é um planeta religioso.

As amizades ajudarão o nativo, e seus irmãos serão positivos - note os aspectos de Júpiter na terceira e na décima-primeira casas daqui. Ambas representam vizinhos, amigos e irmãos. E as associações serão positivas e ajudarão o crescimento do nativo.

Os filhos aparecem proeminentemente na vida da pessoa. O carma de conhecimento é positivo e o nativo possuirá sabedoria.

Na oitava casa: Um benéfico na oitava casa augura benefícios para as indicações básicas da oitava casa. Por exemplo, Júpiter tem um efeito positivo sobre a longevidade. E sua presença aqui indica um ambiente religioso na morte do nativo, assim como um destino religioso. A lógica por trás disso já foi dada no capítulo intitulado "Indicações das Casas". Lá, as palavras de Sri Krishna foram citadas, do capítulo oito, texto seis do "Bhagavad-Gita".

Isto é verdadeiro com relação a legados e heranças, também. A oitava casa produz os resultados de carmas de vidas anteriores. Tanto que alguns dizem que a oitava casa corresponde as purva punyas, ao invés das trígonas. De qualquer forma, Júpiter é o planeta que corresponde aos atos religiosos de vidas pregressas. Assim, sua localização nesta casa indica fortemente a possibilidade de riqueza através de herança.

Por outro lado, as indicações naturais de Júpiter geralmente são prejudicadas nesta casa. Júpiter na oitava é negativo para finanças, a menos que ele esteja bem disposto por algum outro fator. No capítulo intitulado "Regras para Ocupação das Casas e Regências", as situações nas quais Júpiter na oitava pode produzir riqueza foram apresentadas do "Bhavarta Ratnakara". Mas, a menos que Júpiter esteja extremamente bem disposto nesta casa, o carma financeiro do nativo será insignificante, na melhor das hipóteses.

A religiosidade do nativo também fica prejudicada: a pessoa pode não ser religiosa em absoluto, adotar algum sistema de religião inferior, ou ter algum tipo de hipocrisia religiosa. E o nativo tampouco terá uma moral de alto calibre.

Os resultados de Júpiter como Putra-karaka, o indicador de filhos, também ficam prejudicados. E se Júpiter e a quinta casa estiverem fracos, então algum tipo de perda ou aborto pode ocorrer. Se houver algumas atenuantes, então talvez a aflição se manifeste na forma de uma relação distante com os filhos, ou um filho cuja criação seja uma carma muito pesada. A posição de Júpiter aqui indica que o carma é fraco e que deverá ser evitado, se possível.

O status do nativo será baixo e ele ocupará posições servis. Existe um impacto negativo para a saúde, também. Podem-se esperar problemas de saúde em relação as karakatvas de Júpiter, que são o fígado, rins, pâncreas e também problemas com a taxa de açucar no sangue.

Na nona casa: Na melhor das casas trígonas, as indicações tanto de Júpiter quanto desta casa ficam beneficiadas. Acima de tudo, a nona é a casa da religião. O Dharma-karaka nesta casa sugere sensibilidade altamente desenvolvida no domínio espiritual. A pessoa participa de cerimônias religiosas e de peregrinações. As qualidades bramínicas são altamente envolvidas no nativo (veja verso 18.42 do "Bhagavad-Gita" em "Júpiter em Câncer"). A pessoa terá um carma afortunado em relação a atividades sacerdotais, aconselhamento e magistério.

Em geral, Júpiter na nona indica sorte e fortuna, especialmente durante seu período planetário. Os resultados das purva punyas e carmas, atos religiosos de vidas passadas, voltam para abençoar o nativo e tornar sua vida mais fácil, á medida que ele colhe o que plantou.

A pessoa construirá sua fortuna, muito provavelmente através de atividades profissionais liberais, como advogado, banqueiro (ou bancário), assessor financeiro ou conselheiro. Os investimentos serão uma fonte de riqueza, já que Júpiter e sua casa indicam crescimento financeiro e sorte, respectivamente.

A localização de Júpiter na nona casa apóia a idéia de ganhar a vida através do ensino, já que tanto Júpiter quanto a nona casa representam orientadores e brâmanes. Os professores são geralmente pagos pelo governo, e a nona é a casa das despesas do governo, de modo que Júpiter aqui indica que o nativo poderá ter seus ganhos como professor de uma escola pública.

Desnecessário dizer que também está indicado um alto grau de conhecimento e cultura, já que esta casa é a melhor para o Vidyakaraka. O nativo, portanto, tem não apenas conhecimentos a sua disposição, como também bom senso.

Existe um forte carma com relação aos filhos, porque o Putrakaraka não somente está forte na sua casa, como também aspecta a casa dos filhos, o que é extremamente favorável. As crianças podem ser muitas e religiosas, boas e com sorte na vida.

Esta localização augura o melhor em relação aos irmãos, também, já que o aspecto de Júpiter na casa dos irmãos indica que estes serão afetuosos com o nativo, além de religiosos e com sorte. Como é um planeta masculino, Júpiter sugere mais irmãos e filhos homens. O nativo terá um status elevado e será feliz e generoso.

Na décima casa: A décima é uma casa quadrante e upachaya, positivas para Júpiter. Assim, o nativo com Júpiter nesta casa tem uma expressão bramínica e será religioso, sábio e digno.

A pessoa provavelmente exercerá atividades bramínicas. Afinal, a décima é a Dharma-sthan, a casa da profissão. Por atividades bramínicas nós nos referimos ao ensino, magistério e aconselhamento, especialmente no campo da religião, da economia, de bancos, finanças, negócios em geral, leis e historia.

O nativo será um intelectual, já que está indicado um forte carma de educação. E não apenas por causa da posição favorável de Júpiter, mas pelo aspecto direto de Júpiter na casa da educação, também. Este aspecto direto de Júpiter na quarta casa beneficia todos os assuntos da mesma, na verdade. O carma em termos de veículos e propriedades fica fortalecido e favorável. A mãe do nativo é uma pessoa positiva e seu relacionamento com ela, afetivo.

A riqueza e uma conta bancária positiva esperam pelo nativo. E isso, não somente porque Júpiter lindamente ocupa uma casa quadrante, mas porque ele aspecta a casa do acúmulo da riqueza, a segunda.

Este aspecto na segunda casa ajuda o nativo a ser sincero, sendo Júpiter um brâmane tão digno e religioso, e também porque a segunda casa representa a fala. na verdade, a presença de Júpiter na casa das ações sugere que o nativo seja limpo e direto em todas as suas atividades.

Filhos bons e de sucesso serão gerados pelo nativo, sendo as peças centrais na sua vida.

Com respeito das indicações da décima, por si só, o nativo terá um status elevado e bom relacionamento com o governo.

Em geral, a expressão feliz, positiva e orientada para o crescimento que Júpiter tem floresce nesta casa e canaliza o trabalho do nativo da forma mais positiva.

Na décima-primeira casa: O maior dos benéficos produz resultados fortes na melhor das upachayas. Já que esta casa é normalmente relacionada com lucros e dinheiro, o Dhana-karaka aqui promete um alto grao de riquezas. A este respeito, o casamento e as amizades serão úteis.

Não apenas os amigos podem auxiliar o nativo economicamente mas, em geral, os relacionamentos com amigos, vizinhos, e irmãos mais velhos o ajudarão a se erguer.

Esta localização positiva do Vidya-karaka não promete apenas a aquisição de conhecimentos, mas seu aspeto na casa da inteligência nos diz algo acerca da forma de pensar do nativo. Um bom nível de inteligência está indicado aqui, e o nativo pensa de forma positiva e benéfica. Ele não pensa em meios destrutivos nem no impedimento do progresso dos outros.

A pessoa terá um relacionamento feliz e benéfico com seus filhos, que terão uma natureza dócil e serão religiosos e ricos. O nativo poderá ter muitos filhos.

O aspeto de Júpiter na casa do casamento sugere que a relação com o cônjuge será útil, e que o cônjuge será uma pessoa pensativa e generosa.

Em geral, o lado brahmínico e religioso de Júpiter, como já definimos antes, encontra sua expressão mais completa nesta casa. Ao seguir estas indicações, o nativo terá sorte e ganhos acima dos esperados.

Na décima-segunda casa: Os resultados mais óbvios do Dhanakaraka na décima-segunda casa são perdas financeiras e despesas. As perdas serão relacionadas as karakatvas de Júpiter ou, é claro, à sua regência. Por exemplo, Júpiter aqui sugere perdas e despesas através de investimentos, bancos, caridade religiosa, despesas escolares e filhos. Estas despesas serão tolas e incorretas, se Júpiter estiver aflito, e o nativo poderá se amargurar com elas. Se Júpiter for sublimado, as despesas do nativo serão justificadas por uma boa causa.

A compreensão da religião sofrerá algum tipo de interpretação negativa. Por exemplo, sua prática pelo nativo poderá ser simplesmente uma reflexão paralela ou pervertida da compreensão padrão, ou ele poderá praticar a religião por outros motivos ou para demonstração a sociedade.

Entretanto, deve-se notar que Júpiter, desde a décima-segunda casa, influencia as duas casas relacionadas com o fim da vida e o destino depois da morte. A própria décima-segunda e a oitava, que Júpiter aspecta. Assim, se ele estiver bem disposto, fica indicada a morte do nativo num ambiente religioso e de paz, da mesma forma que o destino depois da morte.

Embora Júpiter produza os resultados das atividades religiosas nas vidas passadas, as que nós normalmente chamamos de "sorte", sua aflição aqui da azar, simplesmente. E se não existirem créditos religiosos do passado, os resultados serão servidão e baixo status.

Como as karakatvas de Júpiter sofrem nesta casa maléfica (dushtan), não se devem esperar muitos filhos. Mesmo que o nativo tenha filhos, este carma ainda será fraco. Por exemplo, as crianças podem se tornar uma carga financeira insustentável ou o relacionamento entre o nativo e seus filhos pode ser bastante desconfortável.

VÊNUS

 

Na primeira casa: Um resultado proeminente de Vênus no Ascendente é uma disposição sensual. Esta localização torna o nativo habilidoso com o sexo e sua vida amorosa começa cedo, da mesma forma que o casamento. Lembre-se de que estes resultados podem ser modificados pelos outros planetas e alinhamentos. Por exemplo, a influência de Saturno sobre Vênus ou a sétima casa pode causar adiamentos. De qualquer forma, o casamento é o centro da vida deste nativo.

 

Outra característica seria a expressão afetuosa e emocional. Um Vênus proeminente dá uma natureza gentil e uma aparência liberal ao nativo, que é uma pessoa agradável e a harmonia é o tema, quando Vênus estiver em controle (isto é, quando Vênus está livre de influências grosseiras, como as de Saturno ou Marte).

 

Esta localização também indica uma aparência atraente, pois Vênus representa a beleza.

 

Do Ascendente, Vênus dá ao nativo gosto pela arte, musica, dança, teatro, poesia e amor. A pessoa certamente será atraída por coisas como uma bela mobília e confortos em geral, flores, pinturas, perfumes, incenso, roupas elegantes e habilidades para embelezar o ambiente onde ela vive.

 

O título de Vahana-karaka se refere ao fato de que os veículos são indicados por Vênus. A localização de Vênus na casa mais central de todas as quadrantes da um carma favorável em relação a veículos e transportes, em geral. O gado também é representado por Vênus, de forma que a construção de estábulos para vacas e produtos da fazenda são outros canais favoráveis para este carma.

 

Venus é um planeta bramínico por excelência (isto é abordado com mais profundidade no capítulo intitulado "Os Planetas"). Portanto, Vênus no Ascendente indica um carma geral para o magistério e os conhecimentos, especialmente a educação de pessoas materialistas. Uma habilidade natural em termos de aconselhamento também é indicada, como terapeuta de casal, psicólogo ou astrólogo. O nativo ainda terá uma atração por rituais religiosos e devocionais.

 

Quando influenciado por Saturno, Marte ou pelos nódulos lunares, Vênus pode sugerir intoxicações, que são comuns no Ocidente. Dependendo das outros combinações, Vênus pode indicar carmas relacionados a água e a esportes aquáticos.

Em geral, os planetas benéficos no Ascendente tornam a vida suave e bem mais fácil, ajudando o nativo a alcançar suas metas. Vênus não é exceção a esta regra, pois ele é tremendamente benéfico.

 

Na segunda casa: A segunda casa rege o rosto, a língua e a boca. Assim, umas das indicações mais óbvias de Vênus nesta casa é um lindo rosto e uma fala doce, vivaz e agradável. A pessoa tem uma voz melodiosa e habilidade para cantar e articular muito bem as palavras. Tem refeições regulares e boas, assim como um gosto especial pelas comidas azedas, por exemplo, chucrute.

 

Como é um benéfico, Vênus beneficia esta casa, que representa a renda do nativo. Vênus produz riqueza através desta casa. Na verdade, se ambas as casas regidas por Vênus também tiverem significados financeiros, no mapa, Vênus pode produzir uma riqueza fabulosa para o nativo. Por exemplo, quando o Ascendente é Virgem, Vênus se torna o regente da segunda e de uma casa trígona (a nona), ao mesmo tempo. E se Vênus ocupar a segunda casa, o nativo pode alcançar uma grande fortuna.

Os ganhos deverão ser de acordo com as karakatvas de Vênus, já descritas na seção anterior. Além disso, o nativo poderá receber ganhos em relação ao cônjuge, ou de mulheres em geral. (Para maiores informações sobre Vênus, veja o capítulo intitulado "Os Planetas".) O nativo não apenas obtém ganhos através das karakatvas venusianas quando Vênus ocupa a segunda casa, como também estas karakatvas de Vênus florescem aqui, de forma que o nativo possui artigos venusianas e trabalha com as coisas indicadas por Vênus.

 

Na terceira casa: Vênus na terceira casa dá ao nativo gosto por arte, musica e literatura. A pessoa escreve e se expressa com beleza.

 

A pessoa é afetuosa com os amigos, irmãos e vizinhos, de acordo com as qualidades venusianas. A tendência é ter irmãs.

 

Uma vez que Vênus é um planeta feminino, a coragem, nesta casa, não é reforçada. Ao invés disso, o nativo tende a ser diplomático ou até mesmo tímido.

 

Vênus permite que a pessoa forme sua fortuna a partir desta casa desde que haja alguma indicação neste sentido. O "Saravali" descreve o nativo que tem Vênus na terceira casa como "rico".

 

Os textos clássicos parecem descrever a pessoa que tem Vênus na terceira casa como superdisposta ao sexo.

 

Na quarta casa: Vênus fica forte é favorável na quarta casa, como seria de se esperar de um benéfico numa casa quadrante. Tanto a casa quanto as significações planetárias são beneficiadas. São indicados também os conhecimentos mais elevados, provavelmente ligados às artes liberais, música ou arte. Vênus na quarta casa indica que o nativo tem uma natureza bramínica, que ele pode ser um pensador, um sábio ou um professor.

 

O carma de propriedade é enfatizado por Vênus aqui, e a residência do nativo terá um toque artístico. Por exemplo, talvez tenha alguns quadros de pinturas nas paredes, ou esculturas.

 

Outra indicação da quarta casa que é beneficiada pela presença do Daitya Guru aqui é o carma de veículos e transportes em geral.

 

O "Chamatkar Chintamani afirma que esta pessoa será "devotada à sua mãe desde a infância". Uma mãe simpática e um relacionamento afetuoso da mesma com o nativo também são indicados por Vênus na quarta casa. Aqui, Vênus sugere que os instintos maternais da própria pessoa são altamente refinados.

 

As indicações clássicas de Vênus na quarta casa mencionam um forte carma em relação a gado e produtos da fazenda. Nos tempos védicos, quando a literatura clássica era registrada, a maioria das pessoas tinha seu próprio gado. A maioria do carma experienciado pelos astrólogos a este respeito tinha a ver com a construção de estábulos, e os hindus não abatiam o gado. Assim, Vênus deveria estar disposto muito mais beneficamente na maioria dos mapas naquela época, do que atualmente. Nos tempos modernos, Vênus na quarta teria que ter associações maléficas, por exemplo, com Rahu, Marte ou Saturno, para indicar algumas das atividades horrendas que são executadas pelos criadores de gado.

 

Além destes resultados específicos, Vênus na quarta é típico de benéficos nas casas quadrantes - o nativo tem uma personalidade benéfica, é bonito, rico, ocupa uma boa posição e um status elevado na vida, sendo capaz de alcançar suas metas.

 

Na quinta casa: Aqui, está indicado um alto grau de inteligência. Por quê? Porque Vénus é um planeta intelectual e bramínico, e uma das principais indicações da quinta casa é a inteligência. E um bom nível de educação também se produz na vida do nativo, quando o professor dos Daityas ocupa uma casa tão benéfica.

 

Outro elemento fundamental da quinta casa são os filhas. O próprio Vênus sugere filhas, além do que elas devem ser gentis, sofisticadas e inclinadas a arte, muito embora deva-se considerar o conjunto de todas as tendências.

 

O aconselhamento é outra indicação da quinta casa, que se torna proeminente quando Vênus a ocupa. Lembre-se de que Vênus é um planeta bramínico, indicativo de ministros, diplomatas, assessores e coisas do gênero. Por esta lógica, a localização aponta para profissões como advogado, astrólogo e psicólogo.

 

E, claro, benéficos em casas trígonas sempre indicam riqueza. Mas a quinta casa sempre faz uma referência especial aos investimentos como fonte de riqueza.

 

As karakatvas venusianas normais são enfatizadas pela ocupação de um benéfico nesta casa. As habilidades artísticas, poéticas e musicais se manifestarão na vida do nativo, que também terá um bom carma com relação a veículos e transportes em geral, amor e casamento.

 

Na sexta casa: Vênus na sexta casa produz muitos inimigos e problemas através dos mesmos. Se Vênus estiver forte, então os obstáculos e os inimigos serão enfrentados e até destruídos. Mas se Vênus estiver sem força, então o oposto ocorrerá.

 

Dívidas, despesas e perdas em negócios também se manifestarão, sob a influência de Vênus na sexta. As perdas deverão ser relacionadas com as karakatvas venusianas, como por exemplo através do sexo oposto, veículos e criação de gado. A regência de Vênus será muito útil na determinação exata da natureza das despesas ou dívidas manifestadas, que não precisam ser necessariamente tão negativas como parecem. Atualmente, por exemplo, é comum que as pessoas peçam empréstimos aos bancos para comprar uma casa, ou um carro. Se Vênus estiver bem disposto no mapa, então este deve ser o caso.

 

Da mesma forma, outras indicações venusianas sofrem na sexta casa. Discussões com o cônjuge, separação ou doença do mesmo seriam resultados normais, assim como obstáculos e interrupções com respeito a veículos, conhecimentos, interesses artísticos, escrita, teatro, luxos e confortos. Vênus aqui não apóia o sucesso através de carmas bramínicos ou profissional.

 

Na sétima casa: Vênus na kama-sthan sugere uma disposição muito forte para o sexo, fazendo com que o nativo resuma sua felicidade no casamento e no amor. Esta localização augura um casamento cedo e relacionamento harmonioso. Vênus aqui dá beleza física ao cônjuge e ao próprio nativo, sendo seu cônjuge uma pessoa liberal e com tendências artísticas. Em geral, a pessoa terá um carma positivo e lucrativo através de mulheres em geral.

 

Vênus dará ao nativo uma personalidade gentil e charmosa, e os carmas venusianos se manifestarão principalmente através desta casa. Assim, a pessoa poderá trabalhar com artes liberais ou artesanato, talvez ensinando ou assessorando profissionalmente. O magistério está positivamente indicado.

 

O carma da sétima casa pode envolver a pessoa em viagens e/ou residência no exterior, especialmente se houver fatores envolvendo o Ascendente ou a quarta casa, mas outras indicações também teriam que apoiá-lo.

 

Na oitava casa: A oitava é principalmente a casa da longevidade e das heranças. A presença de Vênus aqui beneficia grandemente esta casa, e não apenas uma longa vida é sugerida, como também uma morte pacífica e cercada de religiosidade. A lógica por trás desta indicação já foi discutida no capítulo intitulado "Indicações das Casas".

 

Também estão indicados benefícios através de legados e heranças. Na verdade, se houver riqueza a ser vivida, no mapa, ela geralmente virá por meio de herança.

 

Ao mesmo tempo, se Vênus estiver bem disposto através da regência, posição do signo, aspecto ou outros fatores, então seu aspecto na segunda casa, a da riqueza, poderá produzir desenvolvimento financeiro. Senão, os textos clássicos normalmente prevêem dividas, lutas e altos e baixos financeiros, quando Vênus ocupa a oitava casa. É interessante notar que a pessoa normalmente costuma se responsabilizar pelas dívidas do pai, uma vez que a oitava é ao mesmo tempo a décima-segunda (despesas) a partir da casa do pai (a nona).

 

Embora os assuntos da oitava casa normalmente se beneficiem com a presença venusiana, as indicações naturais de Vênus não se beneficiem pela sua ocupação nesta casa maléfica. Por exemplo, o casamento e os assuntos amorosos sofrerão, e seu carma será adiado ou poderá ser cortado, por divórcio. E o nativo acabará perdendo, no meio de lutas e brigas conjugais.

 

Outras indicações venusianas sofrerão também, e a pessoa enfrentará perdas e decepções em relação à música, artes e veículos.

 

Com este Vênus, o nativo faria bem em se valer dos outros carmas e desenvolvê-los adequadamente.

 

E, claro, o refinamento e a gentileza venusianos também ficam prejudicados nesta casa maléfica, produzindo um traço pouco gracioso na expressão do nativo.

 

Na nona casa: Como um orientador benéfico na casa do darma, Vênus aqui dá ao nativo instintos religiosos sinceros. O "Saravali" diz que o nativo honra os deuses, os hóspedes, os professores e idosos, frequentando cerimônias religiosos. Assim, os carmas de brâmane religioso são apoiados por Vênus nesta casa.

 

Um alto grau de riqueza é produzido por Vênus aqui, suas fontes sendo as karakatvas venusianas (e o nativo ainda teria sorte através das mesmas). Por exemplo, o cônjuge poderá ser um intermediário, ou o nativo obter ganhos através de veículos, como no caso de uma companhia de transportes, por exemplo. Ou o gado poderia ser a fonte de riqueza. Uma vez que a nona casa está envolvida, algum tipo de patrimônio poderá ajudar o nativo, oo seu pai poderá auxiliá-lo a ganhar.

 

Já que a nona é a casa das purva punyas e dos carmas, e Vênus aqui é tão benéfico, a pessoa terá o tipo de autonomia que só os bons atos nas vidas passadas produzem. Portanto, a pessoa com esta localização no seu mapa deveria se interessar mais pelas indicações venusianas e esperar uma boa sorte.

 

Uma vez que a nona indica viagens longas e é uma casa religiosa, esta ocupação benéfica sugere viagens e peregrinações. Outro benefício produzido pelas influências positivas de Vênus nesta casa seria uma alta posição do pai, assim como longa vida para ele. Os benefícios de despesas e favores governamentais também fazem parte dos benefícios que Vênus produz na nona casa.

 

As indicações naturais de Vênus, é claro, prosperam nesta, que é a melhor das casas trígonas. Um cônjuge atraente e religioso, assim como os prazeres do amor, se manifestará na vida do nativo, sem grande esforço por parte dele. Ele será religioso. Um bom carma lhe trará também bons resultados em termos de conhecimentos, veículos, criação de gado, arte, música e confortos em geral.

 

Na Décima casa: Os resultados de Vênus na décima casa são bom status, popularidade, posição e a habilidade de alcançar suas metas na vida.

 

No seu local de trabalho, a pessoa é ativa segundo as indicações venusianas. Os carmas venusianos típicos relacionados com entretenimentos, como música, arte e sexo vêm à tona (veja a descrição dada em "Vênus na primeira casa"). A décima é a casa de vasanam ou roupas, portanto, Vênus aqui faz com que a pessoa trabalhe com roupas finas e sedas, pois certamente ela será aquinhoada com este dom.

 

A ocupação da nona casa por um planeta bramímco por excelência certamente facilitará profissões que envolvam aconselhamento e exposição de conhecimentos.

 

Vênus na décima promete ao nativo um cônjuge atraente, gentil e sofisticado. Sua vida amorosa florescerá, e sugere-se que a pessoa trabalhe com o cônjuge.

 

É interessante notar que as indicações da quarta casa se beneficiam pelo aspecto que Vênus lhe faz da décima, especialmente os venusianos, como a posse de veículos, confortos, tendência para o magistério e a educação em geral.

 

Mas não apenas os carmas venusianos exteriores se manifestam na vida do nativo: os interiores também, delineando sua orientação profissional e tornando-o uma pessoa simpática, gentil, diplomática, afetuosa, liberal e amante dos prazeres.

 

Na décima primeira casa: A décima-primeira é mais conhecida como a casa dos ganhos, tendo atributos financeiros. Vênus aqui certamente faz com que o nativo tenha uma boa situação econômica, e até fique rico. O nativo receberá ganhos relacionados às karakatvas de Vênus, inclusive o cônjuge. Já definimos antes as indicações naturais venusianas nesta seção. Além disso, os amigos e irmãos, especialmente as irmãs, podem ser canais para as finanças da pessoa.

 

Em geral, os amigos, vizinhos e irmãos do nativo serão favoráveis, graças a Vênus na décima-primeira casa. Eles serão importantes na vida da pessoa durante os períodos e subperíodos planetários de Vênus ou, em geral, se o regente do Ascendente ou a Lua estiverem envolvidos.

 

As indicações naturais de Vênus prosperam nesta casa. O nativo terá um bom casamento, um cônjuge atraente e felicidade na vida amorosa. O carma é forte em relação aos atributos venusianos normais, tais como luxos, confortos, veículos, gado, roupas, música, arte, perfumes, cosméticos, etc. Da mesma forma ocorre em relação a atividades bramínicas e educacionais.

 

O aspecto na casa dos filhos poderá produzir filhas em vez de filhos. As crianças terão boas qualidades, serão simpáticas, charmosas e agradáveis, com uma natureza sensual e artística.

 

A localização na décima-primeira casa fortalece todos os planetas, e Vênus não é uma exceção. Assim, o nativo terá influência, fama, sucesso e popularidade.

 

Na décima-segunda casa: A décima-segunda é uma casa dushthan, uma casa maléfica na qual as indicações dos planetas sofrem. Mas Vênus é uma exceção para esta regra, de certa forma. Já mencionamos este fenômeno antes, no capítulo intitulado "Regras para Ocupação das Casas e Regências", e a lógica segue este rumo: Vénus é o planeta do luxo e do amor. A décima-segunda é a casa dos prazeres da cama e dos prazeres noturnos. Assim, Vênus fica bem à vontade nesta casa, dando ao nativo satisfação sexual e bom sono. E Vênus se torna tão sensual nesta casa que a pessoa que tenha esta localização no mapa se seduz facilmente, sendo difícil para ela ser fiel. Existe a tendência de gastar dinheiro com sexo, também.

 

Vênus na décima-segunda sugere uma pessoa moralmente liberal, provavelmente ligada em vários tipos de vícios, pois ela também costuma gastar em intoxicantes.

 

Entretanto, Vênus na décima-segunda não é favorável em termos de finanças, pois existe a tendência de pobreza e perdas. O nativo gasta demais. Mas por ser um benéfico, Vênus predispõe a pessoa aos gastos com boas causas e com caridade, mas de qualquer maneira as despesas excederão a renda. Este é o problema.

 

Sob a influência deste Vênus, por exemplo, durante um período ou subperíodo planetário venusiano, o nativo se achará um tanto isolado e posto de lado, podendo se sentir sem muita influência e com o status baixo.

 

Vênus aqui certamente sugere um destino religioso após a morte, pois este planeta é celestial e esta casa representa o fim da atual encarnação.

 

SATURNO

  

Na primeira casa: O nativo com Saturno no Ascendente será influenciado pela natureza básica deste planeta. E Saturno é um planeta maléfico. Lembre-se de que o Dr. B. V. Raman caracteriza Saturno como "mau, cruel, indigno e pecador" no seu livro "300 Important Combinations". A menos que Saturno seja sublimado de alguma forma, o que acontece com frequência, as qualidades inferiores de Saturno se manifestarão. O nativo terá, então, elementos abruptos, frios, arrogantes, sarcásticos, obstinados, inescrupulosos, raivosos, ciumentos, preguiçosos, sujos, críticos e taciturnos na sua personalidade, além de um mau gênio. Estas pessoas serão precoces e não conseguirão ficar nos seus lugares.

 

Se Saturno sofrer boas influências, então as qualidades inferiores serão minimizadas e elaboradas de forma mais positiva. Por exemplo, o lado abrupto de Saturno se manifestará como simplicidade e objetividade no trato com as pessoas e coisas. O aspecto rígido de Saturno permitirá que a pessoa estabeleça os parâmetros necessários e se discipline.

 

Saturno dá uma expressão seria e o nativo é normalmente filosófico e maduro. Se não tiver nenhuma influência benéfica sobre Saturno, então a melancolia e a depressão poderão se instalar.

 

No Ascendente, Saturno augura longevidade, se estiver bem disposto. Senão, o nativo poderá ter uma vida longa, mas inválido. E se Saturno estiver aflito, é claro, então o mesmo ocorrerá com a longevidade.

 

Saturno no Ascendente torna o nativo alto e com o corpo coberto de pêlos.

 

Na segunda casa: Na casa da renda, Saturno tende a limitar os resultados. Haverá uma renda pequena em relação ao serviço do nativo. Mas na medida em que ele estiver fortalecido, a pessoa poderá obter ganhos através do seu trabalho; se Saturno estiver forte, então a pessoa tem a oportunidade de ganhar dinheiro, explorando o trabalho dos outros ou gerenciando trabalhadores à custa dos mesmos. E se Saturno estiver mais ou menos forte, então a pessoa poderá obter bons ganhos através do seu próprio esforço.

 

Uma vez que a segunda casa representa a fala, Saturno aqui dará uma fala um pouco grosseira, normalmente áspera e até de natureza sarcástica. Saturno na segunda torna o nativo gago, também.

 

Os hábitos alimentares da pessoa também são indicados pela segunda casa. E quem tem Saturno aqui costuma gostar de bebidas intoxicantes e comer indiscriminadamente. Normalmente, a pessoa ingerirá comida velha e ruim. Seus dentes serão grandes.

 

Em geral, Saturno não dá um rosto lindo, mesmo estando na segunda casa, e a tendência é que o nativo tenha um rosto angular e, talvez, com o nariz grande. As sobrancelhas poderão ser grossas e espessas. E, claro, se Saturno estiver bem disposto, então estas características se manifestarão de forma atraente.

 

É digno de menção que os carmas da quarta casa ficam suprimidos pelo aspecto sextil saturnino, desde a segunda. Por exemplo, a educação será adiada ou cortada em alguma fase da vida. A pessoa se separara da terra natal ou viverá numa casa velha. Além disso, sua mãe será de natureza um tanto rígida e o nativo poderá se separar dela.

 

O aspecto na décima-primeira casa sugere que o nativo ou não terá irmãos mais velhos, ou se separará deles, ou eles o anularão, de alguma forma.

 

O aspecto de Saturno na oitava casa é positivo para a longevidade.

 

Na terceira casa: As casas upachaya (três, seis, dez e 11) são frutíferas para os maléficos, como Saturno. O leitor poderá notar que os comentários de Saturno nestas casas é bastante positivo. Saturno na terceira casa, por exemplo, sugere uma pessoa valente e ousada. Ela tem sucesso nas coisas de Saturno, ocupando uma boa posição na vida e tendo habilidade para alcançar suas metas. Ela cumprirá as suas responsabilidades.

 

Este nativo progredirá na vida através do trabalho, seu ou dos outros. A agricultura pode ser um dos canais saturninos, assim como o trabalho com maquinaria e construção. Mas todos estes tipos de atividades deverão ficar sob a égide do trabalho braçal.

 

O envolvimento com a escrita e publicações é natural, porque estas são indicações da terceira casa. Os escritos seriam do tipo filosófico ou socialista. Se a pessoa tiver carma de operário, o trabalho numa gráfica ou com máquinas impressoras corresponderá a esta localização de Saturno.

 

Saturno na terceira da ao nativo braços fortes.

 

Apesar da terceira ser um local favorável para Saturno, o nativo poderá ser um tanto cruel. Lembre-se de que krura é uma indicação natural desta casa e que Saturno é um planeta áspero, por natureza.

 

Como Saturno é o Ayush-karaka, esta localização na terceira favorece a longevidade do nativo.

 

Saturno aqui limita o numero de irmãos menores. Se aflito, o nativo não terá irmãos, ou algum tipo de separação ou perda poderá ocorrer. Mas sempre existirá um elemento ríspido entre o nativo e seus irmãos.

 

Sua ocupação na terceira casa limita também o numero de vizinhos e amigos. O mais indicado será um relacionamento frio e distante com os mesmos.

O aspecto de Saturno na casa dos filhos igualmente limita seu numero e poderá causar demora, como a pessoa que tem filhos bem tarde na vida. E um relacionamento distante com eles poderá se instalar.

 

Da mesma forma, Saturno daqui aspecta a casa do pai e sugere um relacionamento distante com o mesmo, ou separação, se a aflição for seria.

 

Assim, pode-se notar que, embora a terceira casa seja um local favorável para Saturno, onde ele pode gerar resultados positivos, alguns negativos também devem ser esperados. Isto se deve simplesmente ao fato de Saturno ser um maléfico, onde quer que se instale no mapa, e que alguns resultados desfavoráveis serão gerados devido a sua natureza intrínseca, seja a casa favorável ou não.

 

Na quarta casa: Nesta casa, Saturno provoca lamentações, melancolia e tristeza. O nativo terá uma expressão muito seria, até mesmo rigorosa. Na verdade, isto é simplesmente devido à natureza de Saturno e ao fato da quarta casa reger o coração e os sentimentos do nativo.

 

Saturno exerce um impacto constritivo e negativo sobre os assuntos da quarta casa. Por exemplo, a pessoa perde sua mãe cedo na vida ou se separa dela quando Saturno ocupa a Matru-sthan, a casa da mãe. E o nativo poderá ser criado por uma madrasta. Mas uma coisa é certa: a mãe será rígida e séria.

 

A localização de Saturno aqui exerce definitivamente um impacto negativo sobre as propriedades. Ele poderá não ter propriedade nenhuma, ou ela estará embaraçada de alguma forma, ou a propriedade adquirida pelo nativo será velha, exígua ou chegar às mãos da pessoa tarde na vida.

 

Ao nativo também faltará um relacionamento positivo com seus familiares, que serão frios e distantes.

 

O carma de veículos e transportas sofre graças à presença de Saturno. Ou a pessoa não terá meios de se transportar, ou não poderá comprar um carro até tarde na vida, ou a pessoa se transporta em veículos velhos e de segunda mão, como um carro usado ou um velho trailer puxado por um jegue.

 

Saturno aqui limita o desenvolvimento econômico do nativo. O "Chamatkar Chintamam" declara que o nativo "não será abençoado com heranças". Isto é verdadeiro, pelo menos com respeito a heranças maternas.

 

Saturno exerce um efeito separador sobre a quarta casa, no seu papel de terra natal. Isso produz viagens ao exterior até a pessoa ficar "fora de sintonia", por assim dizer, com seu próprio país.

 

Uma preguiça crônica é outra indicação de Saturno na quarta casa.

 

Na quinta casa: Se esta é a casa dos filhos, a primeira coisa que se pensa é nos resultados que Saturno pode provocar aqui. Basicamente, quando Saturno ocupa a quinta casa, os filhos vêm tarde na vida do nativo, ou a pessoa não tem filhos. Ou adota, ou ajuda a criar os filhos do casamento anterior do cônjuge.

 

O processo mental do nativo será pragmático ou rude, pois Saturno não dá diplomacia nesta casa.

 

Existe uma tendência desfavorável para jogar, apostar, esportes competitivos e exames de colocação, pois a quinta representa todas essas coisas.

 

Saturno na quinta provoca decepções nos namoros e, se algum subperíodo saturnino ocorre durante a adolescência do nativo, sua vida social será bastante limitada.

 

Sendo esta a casa do estômago, Saturno aqui pode provocar úlceras e má digestão.

 

Os investimentos não serão lucrativos, graças a esta localização de Saturno. O nativo sentirá falta de espaço e necessidades nos assuntos financeiros. Terá muito trabalho para poucos ganhos. Se, porém, Saturno estiver extremamente forte, então a pessoa alcançará um alto status através de negócios como seguros, estradas de ferro, construtoras, indústrias extrativas e semelhantes.

 

O nativo terá poucos amigos e vizinhos, por causa do aspecto de Saturno na décima-primeira casa. A hostilidade e a frieza entre o nativo e seus colegas serão notórias.

 

Da mesma forma, o número de irmãos mais velhos também será limitado, ou o relacionamento entre o nativo e seus irmãos mais velhos poderá ser frio e áspero. Se a aflição for forte, então o nativo poderá não ter irmãos mais velhos.

 

O aspecto de Saturno sobre a casa do casamento é tal que o casamento é adiado. Além disso, existirá uma certa frieza nos laços conjugais, ou o nativo se casará com uma pessoa divorciada ou o cônjuge será bem mais velho, ou provavelmente ambos.

 

Saturno também aspecta a casa da fala, dando ao nativo uma língua ríspida. E não apenas isso, ele também deverá usar palavrões.

 

Saturno na quinta dá ao nativo um status baixo, pelo menos nos períodos e subperíodos de Saturno. E a felicidade terá que esperar até que eles passem.

 

Na sexta casa: Esta casa pode ser um lugar positivo para Saturno, já que é uma casa upachaya, onde os maléficos prosperam. Ao mesmo tempo, Saturno aqui é capaz de ser bastante desfavorável, já que a sexta também é uma casa dushthan, ou maléfica. Tudo depende basicamente da disposição que Saturno adquire de outros fatores, como regência e posição do signo.

 

Entretanto, normalmente Saturno ajuda o nativo a superar os obstáculos e os oponentes da sexta casa. Se estiver favoravelmente disposto, e isso mesmo que acontece. Se Saturno estiver fraco, então o nativo ainda poderá resistir às maquinações dos inimigos, mas talvez não tão bem. E, é claro, se ele estiver aflito, então a pessoa será constantemente derrotada pelos inimigos.

 

Assim, um Saturno positivo na sexta casa faz com que o nativo vença seus obstáculos e inimigos, tenha sucesso, alcance suas metas e seja corajoso. Qualquer dívida será facilmente paga e de consequências positivas, como por exemplo um empréstimo para a compra de uma casa.

 

Quando Saturno está debilitado ou aflito na sexta aparecerão os carmas negativos, e a severidade dos mesmos depende do grau de aflição. Para se ter uma idéia, um Saturno aflito na sexta casa provocara problemas de sáude, especialmente em relação ao pâncreas, rins e fígado, ou o nativo poderá ter uma obstrução de cólon. A razão por trás disso é que Saturno é o planeta da obstrução e, da casa dos bloqueios e obstáculos, ele aspecta a oitava casa, que representa o cólon. O aspecto de Saturno na terceira casa pode produzir surdez ou dificuldade de audição.

 

As dívidas estressarão o nativo, cujos bens podem ficar embaraçados.

 

A pessoa experimentará dificuldades e adiamentos nas suas atividades. O nativo se sentirá isolado, comprimido e impotente, acabando em posições servis. Ele também terá problemas com litígios.

 

Além disso, poderá ter problemas através dos tios maternos, que serão obstinados, opondo-se ao nativo.

 

No que diz respeito ao aspecto de Saturno na casa dos irmãos mais jovens, Saturno limitará seu numero, ou o nativo não terá nenhum. Existirá um elemento de aspereza entre o nativo e seus irmãos.

 

Na sétima casa: Saturno tem um impacto bastante negativo sobre o casamento. Haverá demora ou adiamento do casamento e, quando ele finalmente acontecer, frustração. Normalmente, o casamento é com um cônjuge mais velho, ou divorciado, ou viúvo. O nativo se sentirá enjaulado e sufocado pelos laços conjugais e pela expressão tanto ríspida, sarcástica, crítica e pragmática do cônjuge. O nativo terá a tendência de se associar com pessoas inferiores a ele, do sexo oposto. Se aflito, Saturno limitará o carma de casamento, provocando divorcio ou algum tipo de separação. Mas se Saturno tiver alguma força, entretanto, o relacionamento será razoavelmente estável.

 

Pobreza, obstruções, baixo status, demoras e, normalmente, frustração geral serão vividos pelo nativo durante os períodos e subperíodos planetários de Saturno. Frieza, arrogância e maldade também se apresentarão na sua personalidade.

 

Um temperamento depressivo e macambúzio é o indicado para o nativo, uma vez que o melancólico Saturno, daqui, aspecta o Ascendente e a quarta casa, que é a dos sentimentos.

 

Além disso, o aspecto de Saturno na quarta tem um impacto negativo nos outros assuntos desta casa. Por exemplo, pode ocorrer separação do nativo com sua mãe, ou ela pode ser uma madrasta, ou pode ainda ser muito severa e ríspida com ele. Quebras na educação e carma negativo em relação a veículos também ocorrerão. Com respeito a propriedades, elas poderão vir tarde na vida, ou a pessoa poderá adquirir uma casa exígua, ou o imóvel estar embaraçado de alguma forma, ou até mesmo o nativo poderá perder todos os seus bens imóveis ou de raiz.

 

Viagens para o exterior são sugeridas por este Saturno devido ao seu aspecto na quarta casa que separa, por assim dizer, o nativo de sua terra natal. A sétima é a casa oposta ao Ascendente, portanto, por si só, ela sugere residência no exterior, o oposto à residência no seu próprio país.

 

Por fim, tanto o "Saravali" quanto o "Chamatkar Chintamani" mencionam enfermidades para o nativo e para seu cônjuge.

 

Na oitava casa: A localização de Saturno na oitava casa augura longevidade. Entretanto, se ele estiver aflito, dois fatores ficam prejudicados: tanto a casa da longevidade quanto Saturno, o Ayushkaraka. Neste caso, a longevidade seria encurtada duas vezes. Saturno aqui sugere morte depois de uma enfermidade prolongada e debilitante.

 

Nesta casa, Saturno pode provocar cólicas e obstrução do cólon, pois esta é a casa do intestino longo. Lembre-se de que Saturno é um planeta lento e que traz bloqueios. Nesta situação, as toxinas podem infestar o cólon, passar pelas paredes deste, invadir o fluxo sanguíneo e arrasar as defesas corporais do nativo. Bolhas são resultados típicos, especialmente no rosto do nativo, a casa que indica o rosto da pessoa (a segunda) estando em oposição à oitava. Da mesma forma, dificuldade de visão e também uma indicação típica de Saturno na oitava casa. E o aspecto de Saturno na quinta casa poderá produzir ulceras, além de problemas relacionados aos filhos: a tendência é que o nativo tenha poucos filhos ou se separe deles, como por exemplo num relacionamento distante ou por viagem. Por sua vez, as crianças poderão ter uma natureza séria e madura.

 

Saturno na casa dos laços do casamento tem um efeito muito semelhante a Saturno na casa do cônjuge, a sétima. Haverá demora ou adiamento e frustração com relação ao casamento, assim como frieza no relacionamento. E, de novo, o cônjuge poderá ser mais velho que o nativo, ou divorciado. E, da mesma forma que Saturno na sétima, quando aflito aqui, Saturno encurta o casamento e traz divórcio ou viuvez.

 

Como daqui Saturno aspecta a segunda casa, da fala, existe a possibilidade do nativo ter uma fala ríspida. E este mesmo aspecto faz com que a pessoa possua hábitos alimentares indiscriminados.

 

Em geral, esta localização não é boa, dando a tendência para status baixo, destruições, impedimentos secretos, repressões e até prisão.

 

Na nona casa: Saturno na casa do darma normalmente não apóia as indicações desta casa. O nativo poderá ter fanatismo religioso e tender para kaitava dharmas (religiões enganosas). Se Saturno estiver bem disposto, entretanto, a pessoa terá interesse em filosofia ou astrologia. Uma vez que Saturno é o planeta do tempo, a pessoa se dedicará a religião tarde na vida.

 

Daqui, Saturno aspecta as duas casas relacionadas aos irmãos: a terceira e a décima-primeira. Isso sugere a ausência de irmãos, um relacionamento distante com eles, ou talvez um excesso de rigor na relação com os mesmos. Tudo depende de quão forte Saturno está no mapa e das outros indicações, é claro.

 

Saturno influenciará o carma relativo ao pai, uma vez que a nona é, afinal, a casa do pai. Um planeta ríspido e frio como Saturno na Pitru-sthan basicamente sugere que o relacionamento do nativo com seu pai não será doce, suave nem alegre. Mas, se Saturno estiver bem disposto, o pai da pessoa será disciplinado e sério.

 

A influência de Saturno sobre estes relacionamentos pode dar longevidade ao nativo, se Saturno estiver favoravelmente posicionado.

 

E a menos que Saturno seja sublimado ou fortalecido de alguma forma, o carma de sorte de vidas passadas fica bloqueado. Especificamente, não se deve esperar riqueza.

 

Na decima casa: Na casa das ações, Saturno indica um status elevado e poder. O nativo se constrói a si próprio com o tempo. Em algum ponto, entretanto, haverá uma queda repentina de poder. Quanto mais elevado o status, mais pronunciada a queda.

 

Fica indicada uma carreira relacionada com trabalho e serviços manuais. Se o carma for extremamente forte, então o nativo explorará o trabalho dos outros. Senão, a pessoa ocupará uma posição como gerente de operários, ou simplesmente ele próprio será um operário bem remunerado. Mas se Saturno estiver aflito, o nativo terá uma posição muito humilde e servil.

 

Saturno na décima casa apóia o desenvolvimento econômico do nativo, apesar de que este aconteça devagar e através das karakatvas de Saturno ou das coisas indicadas pela regência de Saturno.

 

Saturno aqui também indica um elemento ríspido e frio. A pessoa será franca e grosseira no trato com os outros. E quando Saturno fica aflito, apresentam-se tendências ao sadismo. Quando Saturno está sublimado, a rudeza se manifesta como objetividade e simplicidade. Estas indicações concordam simplesmente com a natureza básica de Saturno, que se modifica de acordo com a localização, os aspectos, etc.

 

Os aspectos de Saturno sobre a quarta casa sugerem que os carmas da quarta casa serão suprimidos. Os carmas de educação, transportes e propriedades serão diminuídos e adiados. O aspecto de Saturno envolve a casa da mãe com seriedade; e quanto maior for a aflição de Saturno, mais rigorosa e severa será a mãe. Se outras combinações o permitirem, o aspecto de Saturno na quarta casa poderá provocar a separação do nativo da sua mãe, uma madrasta ou a perda da mãe. O aspecto de Saturno na quarta casa também sugere um ar melancólico ao nativo.

 

O aspecto deste planeta na sétima casa daqui pode provocar uma demora para o casamento e um relacionamento conjugal frio.

 

Na décima primeira casa: Nesta casa, Saturno ocupa a melhor das casas upachayas, onde os maléficos produzem bons resultados. E Saturno é sem dúvida o pior dos maléficos, de forma que ele produz o melhor aqui!

 

Esta localização produz muita riqueza. Esta riqueza deverá vir em relação às indicações naturais de Saturno, por exemplo, trabalho, maquinaria, tempo e agricultura. A regência da casa de Saturno, assim como a posição do signo, também deve indicar as fontes da riqueza, que virá depois de muitos esforços e tempo. A riqueza também deverá se manifestar na segunda metade da vida do nativo.

 

Uma palavra-chave em relação aos filhos e aos irmãos é "poucos", porque Saturno ocupa a casa dos irmãos mais velhos aqui e aspecta a casa dos filhos, como planeta constritivo que ele é. Poderá haver separação destes familiares, ou distância no relacionamento, ou o nativo pode não ter irmãos. Ou os irmãos mais velhos podem ser frios e severos com o nativo, dependendo de como estão dispostos os fatores específicos para este assunto.

 

Desta casa, Saturno produz alta posição, status elevado e influência. O nativo será respeitado, talvez por causa do seu ar serão que distancia os outros dele.

 

A longevidade se beneficia com a influência dada por Saturno nesta casa tão positiva. E a pessoa terá sucesso e desenvolvimento, através de todas as karakatvas de Saturno na décima-primeira casa.

 

Na decima-segunda casa: Esta é uma das piores casas para Saturno ficar. Existe até uma lenda dos Puranas que ilustra bem esta localização. Certa vez, Rávana, o rei dos demônios, reuniu todos os planetas na sua décima-primeira casa, sabendo que todos os planetas produzem bons resultados nela. E justamente antes da luta de Ravana com Sri Rama, entretanto, Saturno pulou para a décima-segunda casa, burlando maldosamente o objetivo de Rávana e envenenando a sorte dele. E por causa disto, Rávana cortou o tornozelo de Saturno, razão pela qual Saturno é aleijado e lento. Se Saturno entrou na décima-segunda por maldade, é óbvio que ela não é uma boa casa.

 

Um dos assuntos principais de Saturno na décima-segunda casa é a pobreza, especificamente despesas grandes e incontroláveis. Perdas nos negócios, nem se fala. Saturno nesta casa também produz dívidas desfavoráveis, além de tornar o nativo uma pessoa pão-dura.

 

Saturno aqui pode trazer a ruína. Tudo o que a pessoa tenha construído na vida desmorona devagar. Os períodos e subperíodos saturninos são épocas para o nativo agir com vagar e saber esperar, não para construir nem iniciar nada. Saturno aqui também produz baixo status e servidão.

 

Entenda que Saturno se torna muito maléfico nesta casa, logo, seu aspecto na casa dos inimigos indica que o nativo terá muitos oponentes e obstáculos em geral, especialmente durante os períodos e subperíodos de Saturno.

 

Um Saturno de décima-segunda casa também sugere situações na vida bastante constritivas e até mesmo prisão, se a aflição for muito intensa.

 

Uma vez que esta casa faz Saturno produzir o que ele tem de pior, podem vir à tona, na vida do nativo, depressões e melancolia, além de falta de alegria e ambição.

 

O aspecto que Saturno, daqui, lança à décima-segunda casa pode também fazer com que o nativo perca os dentes, nos períodos saturninos.

 

RAHU E KETU OS NÓDULOS LUNARES

 

Rahu e Ketu produzirão os resultados dos regentes dos signos que ocupam, na maioria das vezes. Mesmo assim, eles produzem seus próprios resultados em termos de localização nas casas. Portanto, apresentamos somente os assuntos básicos dos nódulos, uma vez que sua localização afeta as diferentes casas, e sem nos esquecer que estas diferentes indicações serão modificadas pela condição dos regentes dos signos que eles ocupam. Pela mesma razão, os nódulos foram considerados como um simples eixo, embora tenham sido feitas algumas menções onde seus resultados diferem claramente.

 

Na primeira casa: Quando qualquer um dos nódulos ocupa a primeira casa, o nativo se torna um ator consumado. A pessoa e como um camaleão, com personalidades diferentes para cada ocasião, além de excêntrica e pouco ortodoxa. Entretanto, ela pode ter um ponto de vista pervertido em relação aos padrões da sociedade.

 

Na segunda casa: As finanças podem ficar eclipsadas pela ocupação dos nódulos na segunda casa. A pessoa fala demais e gagueja; sua fala é grosseira e exala mau hálito, além de haver a tendência para a mentira. Qualquer um dos nódulos nesta casa indica intoxicação, fumo e vista fraca.

 

Na terceira casa: O "Chamatkar Chintamam" afirma que a pessoa com Rahu na terceira é "invencível na bravura". O mesmo acontece com Ketu, mas quando ocupa a terceira casa, faz com que o nativo goste muito de discutir e argumentar. Entretanto, ele ocupara uma alta posição e alcançará seus objetivos na vida. Braços fortes são uma indicação da presença dos nódulos na terceira casa, assim como o relacionamento da pessoa com seus irmãos, vizinhos e amigos poderá se caracterizar por muitas discussões, amargura e aspereza.

 

Na quarta casa: Nesta casa, os nódulos lunares eclipsam a paz mental e provocam preocupações exageradas, até paranóia e fobias infundadas. O nativo se torna muito desconfiado. Estas perturbações o pegam de surpresa e depois passam, da mesma forma que os nódulos eclipsam os luminares e vão embora. O medo de cobras e de alturas são típicos desta localização, embora ocorra o contrário, se os nódulos ocuparem seus próprios signos ou os de exaltação.

 

Rahu tende a produzir resultados mais relacionados à depressão e à melancolia, enquanto Ketu torna o temperamento do nativo volátil, explosivo e exagerado.

 

O carma materno se eclipsa, e a tendência geral é que o nativo perca a mãe cedo, se separe dela ou tenha uma madrasta. No geral, existe a tendência para ataque cardíaco.

 

Na quinta casa: O carma de filhos fica eclipsado de alguma forma, quando algum dos nódulos ocupa esta casa. Poderão ocorrer abortos, se outras combinações o indicarem. E separações dos filhos são resultados normais, assim como ulceras de estômago.

 

O processo mental do nativo é ágil, permitindo que ele analise as coisas sob vários pontos de vista. Seus pensamentos serão revolucionários e pouco convencionais. Mas seja como for, o nativo será um pensador profundo.

 

Rahu nesta casa faz com que as orações e as práticas espirituais do nativo sofram, embora Ketu aqui dê à pessoa uma boa concentração para meditação e cantar mantras. O carma para coisas místicas e ocultas se fortalece, quando Ketu ocupa a quinta casa.

 

Na sexta casa: Nesta casa, os nódulos conferem ao nativo um elevado status e habilidade para alcançar seus objetivos na vida. A pessoa supera os obstáculos e vence os inimigos, tornando-se forte. Aqui são indicadas enfermidades, especialmente as infecciosas.

 

Na setima casa: Os nódulos na sétima casa eclipsam o carma conjugal, e existem indicações de divórcio, casamento tardio, amores extraconjugais e ligagçõs com pessoas divorciadas.

 

Entretanto, o nativo tem uma personalidade versátil e flexível.

 

Na oitava casa: Nesta casa, os nódulos eclipsam o carma de heranças. Existem indicações de obstrução do cólon, cólicas e prisão de ventre, alm de outras doenças difíceis de serem diagnosticadas. São normais experiências místicas, medo de assombrações e fantasmas. A mente do nativo se torna muito preocupada e fóbica, podendo chegar aos limites da insanidade. A pessoa gosta de bebidas intoxicantes.

 

Na nona casa: Rahu na nona casa indica um elemento exibicionista ou desejo de adoração nas práticas religiosas. O nativo pode escolher religiões inferiores e ter uma atitude religiosa pragmática, se as influências mundanas e francas de Marte e Saturno estiverem envolvidas, e em especial se a lógica racional de Mercúrio ou dos seus signos também se envolver. A pessoa pode enganar a si própria acerca do seu entendimento espiritual, e ter desilusões religiosas pelo excesso de emocionalismo.

 

Por outro lado, Ketu nesta casa indica uma concentração enfocada em orações e meditação, como na outra casa trígona, a quinta.

 

Na décima casa: Quando os nódulos ocupam a décima casa, o nativo pode ocupar posições elevadas e ter um alto status na vida, alcançando suas metas. Tem uma personalidade pouco convencional e gosta de sair em peregrinações.

 

Na décima primeira casa: Quando os nódulos ocupam a décima-primeira casa, o nativo pode obter riqueza, embora seus ganhos sejam através de meios pouco convencionais ou até mesmo pervertidos, pelo menos durante os períodos e subperíodos dos nódulos lunares. Seus desejos mais íntimos serão alcançados, se outras combinações o permitirem. Relacionamentos frios e distantes poderão existir entre a pessoa e seus amigos e irmãos, mas ela será corajosa e terá braços fortes.

 

Na décima-segunda casa: Se os nódulos ocuparem esta casa, o nativo poderá ter perturbações do sono e sonhos problemáticos. Os prazeres sexuais ficam eclipsados com esta localizações, ou eles serão clandestinos, dependendo da disposição dos nódulos lunares e de outras combinações.

 

Existem indicações também de pobreza, despesas e atitude servil.

 

Use o seu Browser para voltar ao índice