O HOROSCOPO DE JOHN LENNON

 

O horóscopo de John Lennon servirá como exemplo para que juntemos todas as partes componentes da astrologia védica e vejamos como ela funciona como um sistema de julgamento. Uma vez que os acontecimentos da vida de John Lennon são bem conhecidos, o leitor será capaz, espera-se, de fazer a correspondência dos eventos da sua vida com os indicadores astrológicos. Esta interpretação foi publicada, na sua forma original, pela "The Astrological Magazine" de Bangalore, Índia, e está sendo reeditada com permissão da Raman Associates.

 

John Winston Lennon nasceu o 9 de outubro de 1940, às 7hs da manha. O Ascendente é Virgem. Os leitores poderão se lembrar de que os virginianos têm uma preferência especial por literatura, música e artes. E este é, definitivamente, o caso de John Lennon, que foi não apenas um músico, mas também um artista e poeta. John era o primeiro nome do grupo de compositores musicais mais popular dos anos 60, e a razão pela qual pode ser ligado ao Ascendente.

 

As qualidades maternais e altruísticas de Virgem são bem conhecidas. Através delas, John sempre se interessou por causas sociais, tais como a paz no Vietnam e os direitos femininos. O Sol e Rahu no Ascendente deram a este signo tendências políticas e revolucionárias, respectivamente. Ele era um campeão da nova esquerda, contra o estabelecido.

 

Hasta era o asterismo do seu Ascendente e do Sol. Esta é uma estrela que reforça os instintos maternais de Virgem e dá destreza manual. As habilidades de John com a guitarra e o piano eram centrais para as conquistas da sua vida, é claro.

 

O dissimulado Rahu deu a John outra qualidade: ele era um ator consumado. Na verdade, ele aparentemente tinha algo como um complexo de personalidade múltipla. Robert Goldman, um biógrafo de John, enfatizou que ele parecia ter uma personalidade para cada tipo de companhia. Ele possuía tanto dimensões violentas quanto pacíficas.

 

Agora, deve-se entender que John era basicamente uma força para o bem no mundo. A shubba-kartari yoga no seu Ascendente é uma prova disso. Seria um engano, entretanto, pensar que John era de caráter suave. O trio de Rahu, Sol e Marte no Ascendente deve ser levado em considerarão. A raiva e a maldade eram traços penetrantes do seu caráter, em toda a sua vida. Existem muitos exemplos disso.

 

Até mesmo quando John era criança esta agressividade era evidente. John costumava se esconder, surpreender e bater nos outros meninos que iam à escola. Ele era tão incontrolável que foi expulso do jardim de infância, aos cinco anos.

 

Quando John era adolescente, tinha a fama de vândalo. Ele era conhecido por ter explodido as lâmpadas da rua e caixas de correio com rojão. Um amigo, Alan Williams, disse o seguinte sobre as tendências violentas de John: "Ele era um cara danado de mau. Acho que ele era doente. Parecia adorar presenciar as brigas que aconteciam na pista de dança, dizendo: `Olha, olha para aquele cara enfiando a bota lá!' Ele se deliciava sadicamente com estas coisas".

 

Outra amiga, Meg Drinkwater, conta: "Ele era arrogante, muito arrogante e autoconfiante". Este conceito sobre John era devido à presença de Rahu no Ascendente, com o Sol. O orgulho nobre e solar se torna pervertido por esta associação com Rahu.

 

Vamos agora olhar outros aspectos do mapa de John.

 

Quando John nasceu, seu pai, Freddie Lennon, estava na marinha mercante. Isso é coerente com Vênus regendo a casa do pai, a nona, e o Sol está no navamsha da aquática Lua. O leitor deve se lembrar de que Vênus é um planeta de água e que representa marinheiros e navios, por excelência.

 

Freddie Lennon estava normalmente ausente, nos primeiros anos da vida de John, por causa da guerra no mar. Pode parecer surpreendente que, embora John tenha nascido durante o período planetário do Sol, ele tenha sido privado da companhia do seu pai. E mesmo que seu pai estivesse no porto, por algum tempo, durante o subperíodo de Mercúrio, ele se ausentava totalmente durante os subperíodos de Ketu e Vênus. A separação de John de seu pai ocorreu devido à aflição do Sol e da nona casa a partir da Lua por Ketu, e ao fato de Vênus, como regente da nona (pai), ocupar a casa das perdas.

 

Infelizmente, durante a ausência do seu pai, a mãe de John se aproveitou da situação. Ela costumava sair à noite para beber nos pubs e ter casos amorosos. Isso ocorreu no subperíodo de Sol-Ketu. Tais atividades clandestinas são indicadas pelo fato de Ketu ocupar um signo e o navamsha de Júpiter, cujos resultados é este quem provoca. Júpiter rege a quarta casa (mãe) e ocupa a oitava (segredos), com Saturno debilitado. Saturno rege a quinta casa, que tem relação com romances. As indicações estão suficientemente claras.

 

No verão de 1946, John ficou separado do seu pai para sempre. Sua mãe Julia acabou com o casamento com Freddie. Ela forçou o menino a escolher entre os dois, e Freddie perdeu. Profundamente ferido pela dupla rejeição, Freddie foi embora.

 

Qual é a justificativa astrológica para este acontecimento? Bem, John estava passando pelo período principal da Lua, subperíodo de Júpiter. A Lua é um planeta maternal e Júpiter, o regente da casa da mãe, portanto, a mãe controlou a situação. Além disso, Júpiter é um maléfico funcional, como regente de duas casas quadrantes e em associação com Saturno, aflito numa casa maléfica, uma dushthan. O aspecto de Júpiter sobre Vênus, o regente da casa do pai, não poderia deixar de arruinar o relacionamento.

 

Entretanto, um regente da quarta casa tão aflito não colocaria John muito à vontade ao lado da própria mãe, tampouco, e não colocou mesmo. Face ao estilo de vida libertino de Julia, a tia de John, Aunt Mimi, pegou-o para criar e a proibiu de procurar o menino. Principalmente por causa da aflição do regente da quarta, Júpiter, e devido ao fato de John estar passando pelo seu subperíodo é que John foi privado da companhia da mãe, também.

 

Quando o período principal da Lua terminou, começou o de Marte e John voltou a ter contato com sua mãe. Quando tinha 13 anos, ele começou a visitá-la, depois da escola. Isso é porque Marte rege a quarta casa a partir da Lua e aspecta seu próprio signo.

 

Infelizmente, ela foi acidentalmente atropelada por um policial e morta, durante o subperíodo de Vênus no período principal de Marte. Por quê? Porque Marte é um planeta violento e aspecta ambos, a quarta casa e o regente da quarta. O principal fator determinante é a regência principal de Marte, embora este carma fosse capaz de fluir através do subperíodo de Vênus, porque Vênus é o regente do navamsha ocupado pelo regente da quarta (mãe) casa, e Vênus está na casa das perdas.

 

Astrologicamente falando, é interessante que Marte exerça mais influência sobre os fatores que representam a mãe de John. Áries cai na quarta casa, a partir da Lua, e contém Júpiter, o regente da quarta casa, e recebe aspecto de Marte. Júlia tinha cabelos ruivos brilhantes e um temperamento sanguíneo.

 

O relacionamento de Lennon, ou a falta de, com seus pais o traumatizou pela vida toda. O sentimento de rejeição que ele sentiu, sem dúvida, veio do abandono a que eles o relegaram. Tudo isso, é claro, foi desenhado nas estrelas do céu, no momento em que ele nasceu. Yat pinde tat bramande - "Como acima é embaixo", segundo o dito védico.

 

A apresentação de John ao rock and roll aconteceu durante o período Marte-Mercúrio. Ele ouvia "Heartbreak Hotel" no rádio, com Elvis Presley, e ficou inspirado. Ele costumava ficar de pé em frente ao espelho com o cabelo penteado para trás, fingindo que era um cantor de rock and roll. Sua mãe tinha lhe comprado uma guitarra e ele passava longas horas aprendendo a tocá-la. Passava muitas tardes ouvindo discos na casa dos amigos, sempre que podia. Mercúrio num signo venusiano explica a atração pela música e a cadência frívola. Esta localização também explica sua primeira transa.

 

O subperíodo de Vênus no período principal de Marte começou em fevereiro de 1958. John foi matriculado num colégio de Arte pela sua Aunt Mimi, durante este subperíodo. O estudo da arte corresponde ás qualidades do regente do subperíodo. O que torna o subperíodo venusiano ligado ao estudo é o fato de o regente da quarta casa (educação), Júpiter, aspectar ou exercer sua influencia sobre Vênus. Mas, uma vez que Vênus ocupa a casa das perdas, John não se saiu lá muito bem e largou o colégio de arte quando entrou no período principal de Rahu.

 

É claro que, no início do período de Rahu, a vida de John mudou muito. Ele agora se dedicava integralmente á sua banda de rock and roll. Durante o subperíodo de Rahu (Rahu-Rahu), John e os Beatles costumavam se apresentar em clubes e bares para marinheiros, gangues de adolescentes e mulheres de má fama. Rahu tem a tendência de produzir estes resultados porque é um planeta que indica degradação, apesar de, no caso específico do mapa de John, Rahu se associar com o sensual Vênus no navamsha de Gêmeos, um signo muito urbano que representa salões de dança e similares.

 

John e a banda fizeram uma viagem ao exterior durante o subperíodo de Rahu. Rahu indica coisas estrangeiras e ocupa a casa das viagens de longa distância, a partir da Lua. Enquanto estava sob as qualidades puramente "rahuvianas" do período principal e do subperíodo, John viveu em quartos sujos e escuros, nas piores áreas de Liverpool e Hamburgo. Robert Goldman descreve o quarto de John, que ele dividia, na época, com Stu Sutcliff: "A lareira a carvão, suja de fuligem, estava entupida de papéis de peixe e batatas fritas. A mobília consistia de duas cadeiras e mesas quebradas, um tapete cinza rato e um colchão de casal esfarrapado, debaixo da janela encardida". Em Hamburgo, John e os Beatles eram normalmente acomodados num quarto barato nos fundos de um clube ou salão de danças. Rahu indica lugares velhos e sujos, da mesma forma que Saturno, cuias tendências Rahu acompanha. Assim, é um pouco mais que coincidência que John tenha acabado nestas condições de vida, sob a influência dupla de Rahu, nos períodos principal e subperíodo.

 

John costumava dormir num caixão, naquela época, porque gostava do cetim que o forrava. Caixões correspondem a Rahu por excelência. Este é um exemplo da natureza excêntrica de John, enfatizada por Rahu, que se manifestou no período principal e subperíodo de Rahu.

 

Durante este período Rahu-Rahu, John se dedicou a todo tipo de degradação sexual. Isso corresponde bem às qualidades de Rahu, que é um planeta de exageros e perversão. A grande influência de  Rahu sobre as atividades sexuais de John se deve ao fato de ter o eixo Rahu-Ketu afetando sua casa do amor, a sétima. Depois das suas apresentações, na Alemanha, os Beatles costumavam levar garotas da pista de dança para o quarto, para orgias sem limites. Em geral era mais de uma garota para cada um deles. E à medida que se tornavam populares, desenvolveu-se uma competição entre as prostitutas de Hamburgo para ver quem seduziria os Beatles primeiro. Na verdade, durante grande parte do período principal de Rahu, John foi um libertino sexual que se relacionou com centenas e centenas de mulheres.

 

O aspecto mais infeliz do período Rahu-Rahu pelo qual John passou foram os roubos e assaltos que ele praticou, enquanto ainda em Hamburgo. Parece que John e os outros rapazes tinham pouco dinheiro. Embora a comida e o quarto fossem grátis (assim como o sexo e a bebida), eles não recebiam quase nada. John e Peter Best costumavam se afastar dos outros para atacar e roubar marinheiros bêbados nas ruas e becos escuros. John acredita que tenha chegado ao ponto de espancar um homem até a morte, naquele tempo. Isso sempre o perturbou. Que Lennon tenha se dedicado a este tipo de atividade pode soar como uma surpresa para o leitor, mas este é exatamente o tipo de atividade que se deve esperar da combinação de Rahu com planetas violentos como Marte e o Sol. Na verdade, Rahu aumenta e exagera as coisas, acrescentando um elemento de perversão.

 

Mas a fama e a fortuna escaparam de John e dos Beatles, durante o período Rahu-Rahu de John. O que realmente o colocou nestes trilhos foi o subperíodo de Júpiter do período principal de Rahu. Ele entrou no subperíodo de Júpiter em dezembro de 1962. Naquele outono os Beatles tinham gravado seu primeiro álbum. Em fevereiro de 63, a canção "Please, Please Me" era a número um na Inglaterra - e era uma composição de John. Mais tarde, naquele mesmo ano, "I Want to Hold Your Hand" estava vendendo 10.000 unidades por hora só em Nova York!

 

Júpiter é um maléfico funcional, como regente de duas casas quadrantes. Ele ocupa a maléfica oitava casa, com Saturno debilitado, que rege outra casa maléfica, a sexta. Assim, a pergunta é: como pode o subperíodo de Júpiter ter feito tanto por John se Júpiter está tão aflito? A resposta é obvia, quando se compreende a natureza da vipreet raja yoga. Lembre-se de que uma raja yoga é uma yoga de poder e fama. Parashara Muni basicamente define a vipreet raja yoga como alguma combinação dos regentes das seguintes casas maléficas: a terceira, sexta, oitava e décima-segunda, em qualquer uma das três dushthanas: sexta, oitava ou décima-segunda. O conceito e o de que uma influencia incrivelmente forte dos regentes maléficos "mata" a maleficidade da casa, produzindo assim um efeito contrario, isto é, resultados benéficos. É isso que vipreet significa - contrario. É algo como multiplicar dois números negativos em álgebra, quando se obtém um número positivo.

 

O tipo de resultados fabulosos produzidos não poderia ser explicado pela posição do navamsha nem pelo movimento retrógrado; vimos no capítulo que trata do navamsha que a posição do navamsha não é forte o suficiente para contrariar uma forte indicação do mapa natal. A única explicação viável  a da vipreet raja yoga, que acontece neste caso. Este é um entendimento muito direto e de acordo com as indicações básicas da astrologia de Parashari. Não deve ser muito difícil de se compreender.

 

O fato de Júpiter (e Saturno) ocupar uma estrela parama maitra (extremamente favorável, excelentes resultados) a partir da Lua não é suficiente para reverter os resultados da posição maléfica de Júpiter e produzir benefícios tão incríveis. Afinal, a localização em estrelas parama maitra não é rara, mesmo com relação a planetas bem localizados. E o que dizer desta situação, na qual o planeta na parama maitra já tem dois fatores negativos? A vipreet raja yoga permanece como a única explicação plausível para os resultados tremendos produzidos pelo período principal de Júpiter, e não requer nenhum aumento dos fatos.

 

Deve-se ter em mente que o regente do período principal forneceu o terreno fértil para estes resultados, pois Rahu ocupa Virgem, não apenas um signo musical, mas um signo muito favorável para Rahu. Parashara menciona Virgem como o próprio signo de Rahu. Embora os resultados da raja yoga não tenham ocorrido quando o período principal começou (Rahu-Rahu), isso se justifica porque os subperíodos dos planetas que provocaram a vipreet raja yoga, Júpiter e Saturno, ainda não tinham começado. Não se deve esquecer tampouco que Júpiter estava transitando pela segunda casa. O transito de Júpiter pela segunda casa é extremamente produtivo em termos de resultados financeiros. Júpiter era o planeta central naquela época, porque seu subperíodo estava em vigência. O fato de que um transito favorável apóia os resultados é bastante instrutivo.

 

John e a banda fizeram tours durante grande parte do subperíodo. Júpiter, como regente da quarta (a quarta casa representa a terra natal) é aflito na oitava casa, e efetivamente separou John da sua terra e lhe deu viagens ao estrangeiro. A partir da Lua, Júpiter é o quarto regente que ocupa a oitava, trazendo à tona a mesma lógica.

 

Um dos benefícios que Júpiter concedeu a John foi uma incrível mansão onde ele vivia com os empregados, cozinheiros, etc. Que contraste com os quartos pobres e sujos do subperíodo de Rahu! Júpiter também lhe deu um casamento e um filho; isso já se deveria esperar, pois Júpiter é o Putra-karaka.

 

É interessante notarmos a natureza das composições musicais de Lennon, enquanto sob a influência do subperíodo de Júpiter. Sua musica se tornou muito positiva e até mesmo de vanguarda. Alguns exemplos são "All My Loving", "Please, Please Me" e "A Hard Day's Night". O próprio John era muito alegre, naquela época. Ele era conhecido por contar piadas e fazer trocadilhos com os repórteres. Este espírito corresponde à natureza de Júpiter.

 

O subperíodo de Saturno, no período principal de Rahu, começou em 10 de maio de 1965. John ficou muito deprimido e negativo, depois do seu início. Todas aquelas viagens e as luzes em cima deles se tornaram restritivas e vulgares para ele. Até mesmo seus relacionamentos com os outros Beatles se tornaram limitadores para ele. Isso é coerente com a natureza melancólica do planeta Saturno e com os princípios astrológicos padrões, quando Saturno aspecta a Lua.

 

À parte o efeito emocional que Saturno exerceu sobre John, os resultados da vipreet raja yoga continuaram, conforme nossos comentários acima.

 

Outro contraste com o subperíodo de Júpiter pode ser visto na música de John. No subperíodo de Saturno, sua música tinha um tom mais sério e ás vezes até filosófico. Tinham se acabado os temas juvenis e as letras de amor.

 

Alguns exemplos da música de John do subperíodo de Saturno sáo: "I'm a Loser", "Help", "Nowhere Man" e "I'm Only Sleeping". A letra de uma canção deste subperíodo, "Tomorrow Never Knows", até contem pedaços e versos dos comentários de Timothy Leary sobre o "Livro Tibetano da Morte". A música instrui o ouvinte a "flutuar e cair... entregar-se ao vácuo..." e faz uma referência à "luz branca" quando diz "não está brilhando?" Antes disso, tais temas não eram ouvidos nas músicas de rock and roll. John ajudou a criar uma geração mais interessada na introspecção e na espiritualidade.

 

Durante este subperíodo, John passava grande parte do dia "num estado como um zumbi" (Robert Goldman). Ele costumava acordar às 3 da tarde e ficava no quarto, como se fosse um recluso. Cheio de autopiedade, ele geralmente nem sabia que dia era. Este humor depressivo e reclusivo de John é o que se deve esperar de um Saturno em Áries, na oitava casa.

 

Digno de menção, também, é o fato de que John era muito frio e até caustico com seu filho, nesta época. Ele passava dias sem nem mesmo falar com o menino, e o amaldiçoava quando via no filho alguma forma de imposição. Note que Saturno é o regente do signo da Lua e, portanto, representa as atitudes mentais e os sentimentos de John. Este Saturno áspero ocupa o mesmo grau que Júpiter, o Putra-karaka, e o aflige.

 

O subperíodo de Mercúrio no período principal de Rahu começou em março de 1968. John apareceu em diversos filmes durante esta fase. "How I Won the War" foi feito pela United Artists. Com os Beatles, ele apareceu em "Magical Mystery Tour" e em "Yellow Submarine". Vários filmes foram feitos com Yoko Ono, que não são tão importantes. Mercúrio está em Libra, um signo de Vênus, o que corresponde à atuação artística e à participação nos filmes.

 

A carreira de compositor e cantor de John continuou a ser um sucesso ao longo de todo o subperíodo de Mercúrio. Note que Mercúrio, que representa a composição e a fala, está na décima casa (carreira) a partir da Lua. A partir do Ascendente, Mercúrio ocupa a segunda casa, corroborando o fato de John ter ganho sua vida com sua voz.

 

Embora Mercúrio seja o planeta dos negócios e ocupe a casa dos ganhos, este subperíodo não foi financeiramente tão bom para John. Na verdade, os Beatles como um grupo tiveram naquela época grandes perdas em negócios e empreendimentos. Por exemplo, as butiques Apple dos Beatles fecharam e acabaram vendendo a preço de banana todos os seus estoques. A renda era baixa. Em 1968, a renda total dos Beatles era de 78.000 libras. O próprio John devia à sua gravadora 64.000 libras em adiantamentos. Isso era devido principalmente às percentagens de direitos autorais negociadas pelo gerente deles, Brian Epstein.

 

Astrologicamente, por que aconteceu isso? Mercúrio tem o problema de reger duas casas quadrantes e ocupa a casa das dívidas no navamsha. Assim, mesmo ocupando uma casa financeira, a habilidade de Mercúrio para produzir resultados nesta casa é muito limitada. Mesmo com outro gerente negociando novos contratos e botando a casa em ordem, John não se beneficiou realmente com isso, até o final deste subperíodo.

 

Os Beatles se separaram durante o subperíodo de Ketu no período principal de Rahu. Ketu aflige a casa das sociedades, ocupando-a. Paul McCartney sempre fora o sócio de Lennon na composição das músicas. A fricção foi principalmente entre os dois. Ketu ocupa o último signo e estrela do zodíaco (Peixes e Revati, respectivamente), o que também contribuiu para que este subperíodo fosse o "fim" da associação dos Beatles.

 

É astrologicamente interessante notar que John acabou tudo "jogando tijolos na janela de Paul", enquanto os outros Beatles olhavam. Por que é interessante? Porque os tijolos são vermelhos, e Ketu age como Marte, de acordo com o dito "Kujavad Ketu", e o subperíodo de Ketu estava vigente para John. A cor de Marte é vermelho.

 

Apesar da ruptura, o subperíodo de Ketu deu muita criatividade musical a John para que ele produzisse "Imagine", com uma das suas melodias mais memoráveis. O fato de Ketu ocupar uma casa quadrante num signo que é como o seu "próprio signo" é que lhe deu esta força. O fato de o carma ter se manifestado como compositor e cantor tem relação com o fato de Revati ser uma estrela regida por Mercúrio. Já sabemos que Mercúrio rege a voz e que ele ocupa um signo musical. Senão, o carma poderia ter se manifestado de alguma outra maneira, ainda que de forma poderosa.

 

John se submeteu a uma terapia primal durante este subperíodo, também. Isso o envolveu numa regressão psicológica no tempo e numa dispersão da raiva como meio de terapia. Ele passava horas em sessões de grupo, em posição fetal, gritando como louco. Esta raiva exagerada e fanática é, certamente, indicativa de Ketu.

 

Durante o período Rahu-Ketu, John também convidou seu pai (com quem ele tinha se reconciliado) à sua casa para celebrar seu aniversário. Uma vez que ele tinha o pai na sua casa, John avançou no velho propositadamente, gritando histericamente com ele e o colocando na rua, além de ameaçar lhe dar um tiro e jogá-lo no mar. Mais tarde, John tomou de volta a casa que ele tinha dado ao pai. O eixo Rahu-Ketu aflige a nona casa (pai) a partir da Lua e induziu John a comportamentos exagerados e perversos com relação aos assuntos da nona casa - o pai de John.

 

O subperíodo Rahu-Vênus começou em outubro de 1971. Bastante interessante é o fato de que Vênus ocupa a casa das perdas, uma casa maléfica. Pode-se perguntar como é que um músico famoso como John Lennon tem o planeta da música na casa das perdas. Na realidade, numa entrevista dada ao "Rolling Stone Magazine", Lennon certa vez disse que ele era apenas um guitarrista "médio". Robert Goldman foi mais além, dizendo que ele tocava com uma "rigidez de dedos de ferro".

 

A este respeito, entenda que o que o tornou famoso foi sua habilidade em compor belas canções. No mapa de John, isto foi mais como um tributo ao Sol em Virgem, um signo literário, do que a Vênus propriamente dito.

 

Assim, não admira que o subperíodo de Vênus não tenha sido musicalmente favorável para John. Este homem era literalmente um ícone do rock and roll, mas basicamente fracassou nesta época. O declínio começou em dezembro de 1971 em Anne Arbor, Michigan. Ele tocava num rali da paz, como a grande atração final. A audiência tinha esperado a noite inteira por ele, umas seis horas. Quando John apareceu no palco, ele tocou quatro musicas medíocres e desconhecidas, e se retirou. Foi fortemente vaiado.

 

John fez três álbuns durante o subperíodo de Vênus: "Imagine", "Mind Games" e "Some Time in NYC". Cada um deles tinha umas duas faixas boas e que correspondiam à sua habilidade, mas o resto era inexpressivo. Os dois últimos álbuns venderam menos de 400.000 cópias cada. Na verdade, seus álbuns venderam tão pouco que ele perdeu um aumento programado de royalties, que dependia de um certo número de cópias vendidas. Novamente, Vênus na casa das perdas o fere financeira e musicalmente.

 

Na realidade, Vênus era tão negativo para John que teve um álbum que ele perdeu completamente, antes mesmo de ser lançado. Ele reeditou canções clássicas de rock and roll, para coincidir com uma onda de nostalgia que assolava a América naquela época. Ele teve uma discussão com o seu produtor, Phil Specter, que roubou os teipes e saiu incógnito! Os teipes não foram recuperados até bem depois do subperíodo de Vênus, assim como o término da onda de nostalgia. Depois de ter passado uns dois meses trabalhando no álbum, John e os outros músicos basicamente tiveram que fazer as malas e esquecer tudo. A sorte "Beatle" dos outros subperíodos já não o acompanhava.

 

John perdeu dinheiro em arte neste período, também. Ele gastou 70.000 dólares num show de arte no Everson Museum, para uma exposição de Yoko Ono. No primeiro dia do show seus fãs apareceram e houve uma briga antes mesmo do show começar. Tudo foi destruído. Vênus pode trazer benefícios, quando esta na décima-segunda casa, em assuntos de amor e sono. Mas parece que precisa de outras fontes de força para produzir resultados fortes noutras áreas.

 

Durante o subperíodo solar do período principal de Rahu, a saúde de John melhorou. Ele tinha mais apetite e começou a comer melhor. Parece que John tinha emagrecido muito durante o subperíodo venusiano devido ao consumo de drogas e álcool.

 

De acordo com as características solares, John exibia um gênio mais independente também, nesta época. Ele deixou Yoko Ono sob a influência do Sol e se mudou para Los Angeles. Ele exibia a independência dela em público.

 

No início deste subperíodo, ele começou a gravar um novo álbum chamado "Walls and Bridges" que, quando foi lançado, tornou-se o primeiro álbum número um para John desde que se separou dos Beatles. Como poderia o subperíodo do Sol provocar resultados tão bons, sendo o Sol o regente da casa das perdas? Lembre-se: quando o Sol ou a Lua são regentes da décima-segunda casa, eles se tomam neutros, conforme Maharishi Parashara. E se associados com outros planetas, eles não produzem resultados independentes. Em vez disso, eles produzem os resultados dos planetas com os quais se associam. Estes planetas, por sua vez, ficam com pouco poder durante seus próprios períodos planetários. Este fenômeno é delineado no "Bhavarta Ratnakara", na seção que trata do Ascendente em Virgem. Parece que o Sol produziu resultados tirados do subperíodo de Rahu, quando se esperava mais de Rahu em Virgem; afinal, os outros subperíodos produziram os benefícios de uma raja yoga através de Rahu, e Rahu está bem posicionado, portanto, por que ele não fez o mesmo durante seu próprio subperíodo? Já explicamos ao leitor por que não - aqueles resultados foram outorgados ao Sol.

 

Os poderes criativos do Sol abandonaram John durante o subperíodo da Lua. Ele ficou sem inspiração, deixando de lado a música, por alguns anos.

 

Uma das razões para isso foi o nascimento do seu filho Sean. Yoko tinha tido diversos abortos, então John decidiu abandonar tudo e tomar conta dela durante a gravidez. Isso quer dizer que ele ficou envolvido com o nascimento do seu filho e com a sua mulher. Isso, porque a Lua ocupa a quinta casa (prole) e rege a sétima (casamento), no mapa lunar.

 

John começou a usar heroína durante este subperíodo, também. Ele ficou tão viciado que perdeu a libido e a concentração. Este carma negativo em termos de sedação foi provocado pelos aspectos combinados de Saturno e Rahu sobre a Lua, o planeta da mente, e pelo fato de que a Lua ocupa Capricórnio, um signo saturnino. Os aspectos de Saturno e de Rahu também explicam a perda de poderes criativos neste período; a mente de John (a Lua) estava tomada pela apatia e pela depressão.

 

Durante este subperíodo (Rahu-Lua), o pai de John faleceu. Rahu aflige o Sol, enquanto a Lua ocupa uma casa maléfica em relação ao regente da casa do pai. Noutras palavras, Vênus e a Lua estão em más posições mútuas, a sexta e a oitava casa de uma para a outra.

 

Os seis meses do subperíodo marciano foram passados em férias, com Yoko no Japão.

 

Quando o período principal de Júpiter começou, John viajou ao Egito e mais tarde ao Japão. Já vimos como Júpiter produz viagens para John.

 

John comprou muitos imóveis neste período, também. O fato de ter pago caro por eles é provavelmente devido a Júpiter ocupar uma casa dushthan, maléfica. Ele comprou uma fazenda, também, e um pouco de arte. Isso deve ser por causa de Júpiter estar num navamsha venusiano (Vênus representa arte e vacas).

 

Exceto por algumas viagens intermitentes, John esteve a maior parte do tempo recluso, durante este período. Ele passava noite e dia trancado no seu quarto, só saindo para breves incursões. Ele estava constantemente drogado com cocaína, heroína e maconha, todos os dias.

 

O fato de John ser tão discreto acerca de si próprio é facilmente explicado pela posição de Júpiter na casa dos segredos e mistérios (tanto o período principal quanto o subperíodo eram regidos por Júpiter – Júpiter/Júpiter, por assim dizer). A intoxicação constante veio da localização de Júpiter no navamsha venusiano, da mesma forma que o fato de Júpiter estar no mesmo grau que Saturno, o planeta da sedação por excelência.

 

Em 22 de maio de 1980, John entrou no subperíodo de Júpiter-Saturno. Ele abandonou as drogas e retomou sua forma e sua expressão.

 

Em agosto de 1980, concluiu seu ultimo álbum, "Double Fantasy". Ele trabalhou neste álbum com capricho e senso de propósito, porque tinha tido uma intuição acerca da sua morte.

 

O fato de o álbum não ter decepcionado John como um sucesso musical se explica, porque ambos, o regente do período principal, Júpiter, e o do subperíodo, Saturno, eram os dois planetas causadores da raja yoga (vipreet) cujos subperíodos tinham feito tanto por ele. O álbum foi considerado como o melhor material de qualquer Beatle desde a ruptura. Era, certamente, o resultado dos melhores esforços de John desde os dias dos Beatles. E, claro, tornou-se o número um de vendas.

 

Entretanto, John nunca viveu para ver isto. Ele morreu em 8 de dezembro de 1980, ás 10:50hs da noite. Mark Chapman, um jovem mentalmente perturbado, o matou com um tiro, como parte de uma fantasia doentia que ele estaria representando. Ele achava que era uma especie de cristão que livrava o mundo dos vermes.

 

O regente da estrela dos dois, o regente do período principal e do subperíodo, é Vênus. Note que Vênus ocupa a última casa do horóscopo, sinônima do final desta encarnação específica como John Lennon.

 

Examinemos astrologicamente a forma pela qual John foi morto. Não é surpresa que ele tenha morrido durante o subperíodo saturnino do período de Júpiter. Ambos estavam aflitos na casa da longevidade. Mesmo com os resultados da vipreet raja yoga, a longevidade aparentemente não foi beneficiada. A localização na oitava casa, envolvendo o karaka da longevidade (Saturno), só poderia resultar numa vida curta.

 

A morte por arma de fogo tampouco é surpresa. A oitava casa reflete a forma como a pessoa morre; ela é regida e aspectada por Marte, um planeta violento. As balas, e eram quatro, o atingiram nas costas e nos ombros. Isso astrologicamente faz sentido, já que os dois planetas em cujos períodos ocorreu a morte se situavam na quarta casa (costas) no mapa lunar. Um deles, o regente do período principal, Júpiter, rege a terceira casa (ombros) a partir da Lua. O fato de John ter sido morto por um homem enlouquecido pode ser visto como resultado da associação de Rahu com Marte, o matador.

 

Espero que o horóscopo de John sirva como um exemplo de como as diferentes partes que compõem a astrologia védica se juntam numa interpretação real. O estudante dedicado se beneficiará estudando este mapa, que exemplifica alguns ditos raros.

 

Por Dean Dominic De Lucia

 

[Use o seu Browser para voltar ao índice]