CAPÍTULO SEIS

 

O Zodíaco

 

O zodíaco é chamado, em sânscrito, de Kala-Purusha, ou tempo personificado. Também é conhecido como Kala-Chakra, ou roda do tempo. Quem é, e o que é, exatamente, a Kala-Purusha e quais as suas funções? Para começar, consideraremos o seguinte diálogo do "Bhagavad-Gita".

 

No capitulo 11 do "Gita", verso 31, Arjuna pergunta a Sri Krishna: "Oh, Senhor dos Senhores, de forma tão feroz e bravia, por favor me diga quem Você é. Ofereço minha obediência a Você; por favor, conceda-me a Sua Graça. Você é o Senhor Primevo. Quero conhecê-lo, pois não sei qual é a Sua missão". O leitor, naturalmente, se lembra de um capítulo anterior no qual a Pessoa Suprema, Sri Krishna, responde a Arjuna:

 

Kalo `smi loka-kshaya-krit pravriddho lokan

 

"Eu Sou o Tempo, o grande destruidor dos mundos, e vim trazer a atividade para todas as pessoas."

 

Para começar, é assim que devemos compreender o zodíaco. É um aspecto da forma universal de Deus. Noutras palavras, tem a ver  com o tempo e este é um aspecto de Deus. Assim compreender o zodíaco nos ajudará a compreender Deus, Sua vontade e Seus planos para nós. Mais uma vez, o zodíaco mede o tempo e a astrologia é, principalmente, um estudo do tempo.

 

Existem doze divisões do zodíaco: três signos são do fogo, três são da terra, três são do ar e três são da água. Os signos do fogo forjam naturezas audaciosas e energéticas, os signos da terra são mais práticos e mundanos. As velas principais dos signos do ar são intelectuais, calculadoras e mutantes, enquanto os signos da água dão às naturezas um certo tom emocional e protetor. E claro, existem as tendências básicas. A natureza real de uma pessoa será determinada por diversas permutas e combinações de arranjos planetários e zodiacais. A seguir, uma lista dos diferentes signos e seus elementos correspondentes:

 

Signos do Fogo: Áries, Leo e Sagitários

Signos da Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Signos do Ar: Gêmeos, Libra (Balança) e Aquários

Signos da Água: Câncer, Escorpião e Peixes

 

Estas 12 divisões do zodíaco representam as diferentes partes do corpo do Kala-Purusha, o "tempo personificado". Áries, por exemplo, representa a cabeça da forma do tempo. Touro é sua boca e Gêmeos, sua garganta e seus ombros, enquanto Câncer representa seu coração e o peito. Leão é o estomago do tempo personificado, Virgem representa a área intestinal, Libra, a genitália externa, Escorpião, o intestino longo e os ânus. Sagitário representa as coxas, Capricórnio, os joelhos, Aquário, os tornozelos e Peixes fazem referencia aos pés da forma do tempo (o zodíaco).

 

Uma coisa importante para se entender e que as coordenadas do zodíaco védico são diferentes das do zodíaco Ocidental, com o qual o leitor deve estar mais familiarizado. O zodíaco védico é o sideral. Isso quer dizer que suas coordenadas são medidas com relação a certas estrelas fixas. A estrela védica Revati é o princípio indicador. Isto é diferente do zodíaco Ocidental, que se chama zodíaco tropical. As coordenadas do zodíaco tropical são medidas pelos movimentos do Sol. A posição do Sol no momento do solstício da primavera marca o inicio do zodíaco Ocidental, no hemisfério norte.

 

A diferença entre os dois zodíacos chega a 24 graus. Isso quer dizer que, por exemplo, se uma pessoa tem o Sol a 23 graus de Touro pelo zodíaco Ocidental, com cálculos tropicais, terminara tendo seu Sol por volta dos 29 graus de Áries pelo zodíaco védico, sideral. Está além de nossas possibilidades examinar as técnicas astronômicas do assunto, mas o leitor deve saber que esta diferença existe. E todo o horóscopo fica delineado de forma diferente da do sistema Ocidental, com as mogangas dos signos. Assim, uma pessoa terá que se acostumar a se ver de outra maneira, como pertencente a outro signo.

 

Esta tarefa de se ver de outra maneira é complicada para o leitor, uma vez que a astrologia védica enfatiza e valoriza mais os signos do ascendente e lunar, em vez do signo solar (veja o quinto parágrafo do capítulo intitulado "Os Planetas"). É fácil saber qual é o seu signo solar Ocidental, apenas conhecendo sua data de nascimento. Mas para saber nosso signo védico, temos que fazer alguns cálculos e achar o signo ascendente do momento do nosso nascimento. Não é apenas uma questão do mês no qual uma pessoa nasceu, porque todos os signos do zodíaco ascendem no horizonte todos os dias.

 

Agora que já abordamos algumas definições básicas, vamos entrar na natureza real dos diferentes signos do zodíaco. Estas descrições serão bastante semelhantes às dos escritores ocidentais. Mas lembre-se de que a versão védica é descrita de maneira a enfatizar algumas diferenças.

 

Áries é um signo do fogo. Isso indica o sexo masculino. É representado por dois carneiros que se enfrentam, batendo as cabeças. Dentre suas palavras-chaves estão "choque" e "batida". Ate mesmo a palavra krura (aguerrimento) é usada para descrever este signo. O nascimento sob este signo dá à pessoa uma natureza resistente e desafiadora. É importante saber disso - esta natureza desafiadora e tal vez o traço mais marcante de Áries. Não é um signo passivo, nem particularmente paciente ou maternal, muito menos um signo de personalidade introvertida. E coisas como pacificação e fragilidade vão contra o âmbito da personalidade de Áries - lembre-se de que as pessoas arianos desafiam! A este respeito, é interessante saber que o regente deste signo, Marte, era considerado pelos antigos romanos como o deus da guerra. Áries pertence à casta guerreira, e a coragem é demonstrada pelos arianos.

 

Continuando com a descrição da natureza de Marte, Áries torna a pessoa franca e direta. No seu livro "Notable Horoscopes", B. V. Raman, o astrólogo mais famoso da índia, se refere a Marte como "o planeta franco e objetivo". Marte é um planeta lógico, também. Isso explica por que Áries é tão direto.

 

O elemento fogo de Áries também explicaria por que os nascidos sob este signo são cheios de energia e dinamismo. O elemento de Áries dá um tremendo impulso! É por isso que alcançar e fazer são as maiores tendências dos nativos de Áries.

 

Esta natureza aguerrida quase sempre dota os arianos de uma notável qualidade individual - seu ótimo tônus muscular. O livro "Hindu Predictive Astrology", também do astrólogo Raman, comenta que as mulheres arianas "possuem contornos quase perfeitos". O metabolismo rápido do fogo de Áries provavelmente não permite que a gordura se acumule nos tecidos.

 

Tenha em mente que Áries é o primeiro signo do zodíaco. Isso sugere outro traço ariano - a originalidade. Áries não terem precedentes e não vem de um molde previamente estabelecido. Assim, percebe-se que os arianos gostam de sair do comum e gerar coisas sozinhos. Este espírito pioneiro está sempre presente neles. Ele tem potencial para iniciar as coisas.

 

Em conseqüência, é natural que estes nativos sejam independentes e que estabeleçam os marcos nos próprios caminhos da vida. E que não haja dúvida acerca da razão por que o Sol se exalta em Áries: o Sol é o rei dos planetas, ele não se submete a ninguém. Ele é o único indicador de independência em qualquer mapa. Portanto Áries, um signo de originalidade e independência, é o melhor signo para ele.

 

Desnecessário dizer que a personalidade forte de Áries não funciona bem nos ambientes de serviço. Estes nativos não foram talhados para ser seguidores. Ao invés disso, são comandantes e lideres. Podem, inclusive, ser ditadores.

 

Áries também é um signo móvel, logo, as mudanças não vão contra sua natureza. A este respeito, Behari, em o "Esoteric Astrology" menciona que "os nativos de Áries terem repentes nas suas vidas. Estas pessoas não acreditam em mudanças graduais. Elas tomam ações drásticas e produzem resultados drásticos".

 

Se quisermos descrever algumas outras idiossincrasias, os nativos de Áries têm a tendência de levantar o queixo e ainda dar uma sacudida com a cabeça para cima, e isto eles fazem tanto para aprovar quanto para questionar algo. B. V. Raman se refere a este habito como "guindar o pescoço".

 

Nalini-Kantha Dasa menciona outra particularidade dos arianos no seu livro "How to Read Your Horoscope", afirmando que "eles gostam de esportes e exercícios físicos como um meio de liberar o vapor mental". A experiência confirma que estas duas idiossincrasias são verdadeiras.

 

No aspecto geral, Áries é um signo de curta ascensão e os arianos tendem a ser baixos. A altura, entretanto, depende de outros fatores, tais como os planetas que estão no ascendente.

 

Além disso, os nativos de Áries têm a tendência de receber pancadas na cabeça. Isso só faz sentido porque este é o signo da cabeça do zodíaco e é representado por dois carneiros que batem as cabeças. Na verdade, a justificativa astrológica para as pancadas na cabeça não poderia ser mais óbvia.

 

Geograficamente, alguns tipos de lugares correspondem aos signos. Uns dois exemplos serão dados para cada signo e, então, o leitor poderá estender sua lógica com cuidado. Por exemplo, os lugares onde existam carneiros, ovelhas e bodes correspondem a Áries; afinal, o signo é regido pelo carneiro. Portanto, montanhas, picos, penhascos e locais semelhantes são indicativos da influencia de Áries, porque este é o tipo de lugar onde vivem os carneiros. Locais e coisas onde existam fogo e combustão também são sugestivos de Áries. Por exemplo, casa de máquinas, cozinhas e locais de certos processos de fabricação. Da mesma forma, os ringues de boxe, porque bater e desafiar são características muito intrínsecas do elemento de Áries. Locais onde se lide com química, minas, cobre, tijolos, bases militares e abate de carneiros também correspondem a Áries. Esperamos que esta descrição ajude o leitor a reconhecer o elemento ariano ao seu redor.

 

O segundo signo do zodíaco é Touro. Um bom começo para nossa descrição de Touro seria o fato de que seus nativos tendem a ser pessoas muito determinadas. Eles já foram, inclusive, descritos como teimosos e obstinados. Esta tendência definitivamente combina com a natureza do símbolo deste signo, que é o touro. O fato de Touro ser um signo da terra e fixo também contribui para que sejam rígidos. Os touros podem ser, digamos, taurinos obstinados, não sendo fácil levá-los. Os Ascendentes em Touro sentem que "nasceram para ter autoridade sobre os outros e, de certa forma, eles estão certos... Geralmente parecem e se comportam como touros, quando conhecem pessoas novas e quando não conseguem se fazer ouvir". Esta obstinação dos taurinos é, realmente, uma das maiores características do signo. Para se ter uma boa compreensão deste signo, é necessário que se imagine esta característica. Na nossa própria humilde experiência, não nos parece ocorrerem sequer às pessoas de Touro que elas possam estar erradas. Não são bons para estabelecer meios-termos, usar de diplomacia nem lidar com a delicada natureza dos sentimentos dos outros. São mais desajeitados e costumam, digamos, pisar nos pés dos outros. Mesmo que por força de argumentos se consiga convencer um Ascendente Touro a ser conciliador ou se dar melhor com as pessoas, eles parecem agir assim porque é o que se espera deles, e não porque tenham compreendido melhor a questão. Mesmo sendo Touro um signo feminino, sua natureza fixa e teimosa suprime qualquer traço de flexibilidade e docilidade.

 

Dr. Raman também menciona que os Ascendentes Touros são lentos para reagir com raiva mas, quando provocados, são furiosos como touros “(Ibid). A perseverança é outra qualidade deles que também corresponde ao símbolo do touro”.

 

Nalini-Kantha define as pessoas de Touro como se tivesse uma natureza sensual e artística. Isso é verdadeiro, porque Vênus é o regente deste signo e Vênus é o planeta da arte, da musica, da beleza, do luxo, do teatro, do palco, da dança, da harmonia, perfumes, incenso, óleos, confortos e similares. Este lado sensual, na verdade, é confirmado pelo símbolo taurino. Desde que os touros estão relacionados com a atividade sexual e a criação, e muito natural que o signo que ele simboliza abranja estes aspectos. A experiência, é claro, nos confirma assombrosamente que as pessoas com Ascendente em Touro têm uma disposição mais sensual.

 

Touro é considerado um signo domestico. Na astrologia de previsões, a segunda casa está relacionada com a família e até com casamento. E isso é bem enfatizado nos textos antigos. Talvez seja por isso que Touro, como o segundo signo do zodíaco, tenha uma orientação tão domestica. Lembre-se de que Vênus é o regente deste signo. E Vênus é, também, o indicador natural da vida amorosa e do casamento de uma pessoa, assim como do cônjuge dela. A regência venusiana de Touro também sugere a natureza doméstica e amante dos confortos, típica deste signo.

 

Como tal, é amplamente compreendido que Touro inclina seus nativos ao pravritti marg, nos seus caminhos na vida. O indivíduo taurino se inclina a adorar Deus do seu ambiente domestico. O jeito taurino em geral consegue encaixar seus instintos de amor ao conforto numa vida religiosa. Normalmente, não se pensa em taurinos como pessoas que renunciam á vida ou monges.

 

Outro traço reconhecível que o signo dá aos seus nativos é o que um escritor chamaria de "concentração unidirecional". Eles parecem enfocar as coisas de uma maneira singular e estreitamente definida. É diferente, digamos, de um geminiano que geralmente lida com varias coisas acontecendo ao mesmo tempo ou corre de uma para outra sem terminar nada.

 

Em termos corporais, garanto que as pessoas com Ascendente em Touro normalmente têm uma constituição física "quadrada" (largo de ombros). Isso é tão notório que em geral pode-se indicar que uma pessoa é de Touro apenas pelas linhas quadradas do seu corpo. Alem disso, os taurinos costumam ter lábios mais carnudos.

 

Para se compreender os tipos de lugares que correspondem a Touro, deve-se ter em mente que este signo é representado por um touro. Logo, os lugares onde exista gado são naturalmente relacionados com Touro. "Campos cultivados e pastos" são outra indicação de ambientes taurinos. Uma fazenda corresponde a Touro em tudo. Sri Krishna nasceu sob o signo de Touro, então não é nenhuma surpresa que ele brincasse de vaqueiro. E claro, hoje em dia, a maioria das pessoas não vive nas fazendas. Mas, como já mencionamos, Touro é fortemente indicativo da vida domestica, confortos e mobília, assim como da cor branca. Talvez isso ajude o leitor a reconhecer outros ambientes taurinos.

 

Terminaremos esta seção sobre o signo de Touro citando, mais uma vez, B.V. Raman, cujos comentários astrológicos são sempre significativos. Em "Notable Horoscopes", o Dr. Raman afirma que independência continua, conscientização e orgulho do poder são qualidades intrínsecas a este signo. Estas palavras são muito apropriadas para um indivíduo de Touro.

 

Agora, chegamos ao signo de Gêmeos. Este é um signo dual, representado por um homem e uma mulher com as mãos dadas. O homem carrega uma maça, enquanto a mulher leva um instrumento de cordas. Existem algumas interpretações que podem ser abstraídas acerca do símbolo deste signo, e uma delas é a dualidade. A oscilação é uma qualidade básica de Gêmeos - os geminianos costumam ir e voltar de um extremo ao outro. Falando praticamente, esta tendência pode se manifestar como uma "mente instável, tornando o nativo conhecedor de tudo, mas mestre de nada". Bepin Behari menciona “conflito e instabilidade" com respeito a este signo. A plataforma mental facilmente agitada e curiosa dos geminianos, assim como os desânimos repentinos, foi bem documentada. Eles parecem saltar de um angulo a outro de um assunto. Behari também fala de "diferenciação na unidade". E esta é a chave - a idéia por trás dos geminianos é a de uma unidade composta de partes polarizadas. É interessante notar que até mesmo as duas estrelas principais que compõem esta constelação são binárias (Castor e Pollux). De novo, uma divisão da unidade. Os nativos de Gêmeos são conhecidos por fazer duas coisas ao mesmo tempo.

 

Outra justificativa para a natureza dual de Gêmeos vem do fato de Mercúrio ser o regente deste signo. Mercúrio é o planeta que rege o sistema nervoso. Esta regência, por si só, explica por que as pessoas com Ascendente em Gêmeos tem uma natureza tão impulsiva e mercurial. Também justifica por que eles são tão emotivos, às vezes.

 

Apesar de sua natureza dual, Gêmeos é um signo masculino. A maça do símbolo indica o temperamento masculino.

 

De qualquer forma, a variedade e a mudança correspondem a Gêmeos. É um signo ativo e vivaz. Seus nativos amam a excitação. "Despojados, alegres e versáteis" é como Raman os descreve. As pessoas nascidas no signo de Gêmeos parecem criar um entusiasmo efervescente ao seu redor.

 

Outra coisa que se deve compreender do símbolo é a natureza sensual do signo. Afinal, este símbolo não representa apenas a unidade humana, ele representa também a união entre homem e mulher. A natureza instável e impulsiva dos geminianos lhes da um elemento de flerte.

 

Gêmeos é um signo aéreo e, portanto, intelectual. Até mesmo porque seu regente, Mercúrio, é o planeta do intelecto racional. Assim, Gêmeos dá habilidades literárias (escrita e leitura), poéticas, musicais, científicas, gramaticais, para linguagens em códigos, programação em computador e qualquer tipo de atividade que envolva a inteligência abstrata. Mas Gêmeos não apenas dá aos seus nativos uma natureza intelectual, como, também uma grande agilidade mental; a natureza rápida e impulsiva de Mercúrio se apodera deles. E conforme os arranjos planetários reais, a necessidade premente de pensar e organizar, do geminiano básico, pode se manifestar ao longo de quaisquer das linhas acima mencionadas; como isso ocorre, na realidade, não é importante saber neste momento. O importante é saber que os geminianos são intelectuais e abstratos.

 

Este é o único signo do zodíaco que contém um instrumento musical como parte do seu símbolo. Isso certamente confirma o instinto básico dos geminianos pela musica, pela poesia e as artes. Muitos escritores e poetas demonstraram possuir um forte elemento geminiano nos seus mapas, de uma forma ou de outra, especialmente quando Vênus, o planeta artístico e poético por excelência, está em Gêmeos. Para que Mercúrio dê resultados científicos deve-se procurar a influencia de Marte no mapa, por exemplo, por aspecto ou por ocupação. Marte é um planeta franco e lógico, come, deve ser a fachada de um cientista. Quando Marte ou o próprio Mercúrio influenciam o signo de Gêmeos, existe a tendência para o trabalho com fatos e figuras.

 

Fisicamente, existe uma tendência pronunciada para os olhos fundos e os narizes arrebitados.

 

Os lugares relacionados a Gêmeos são, os parques, pátio de recreio, livrarias, museus de arte, palcos musicais, cinemas, teatros, prostíbulos, cassinos, mercado de ações da bolsa e ambientes comerciais, especialmente onde muitas pessoas passam e barganham. Gêmeos sugere fortemente os ambientes urbanos.

 

Por ultimo, saiba que a "casta" de Gêmeos é a dos comerciantes. Seu nativo tem um instinto básico para negócios. E como um signo masculino impulsivo, Gêmeos passa a imagem de um vendedor forte.

 

Câncer é o quarto signo do zodíaco. Já sabemos que é um signo aquático. Os signos aquáticos dão aos seus nativos uma natureza emocional e protetora. O regente deste signo, a Lua, é a indicadora natural dos sentimentos e emoções das pessoas. Portanto, estas palavras “emoções e sentimentos” têm um significado especial para o signo de Câncer.

 

Câncer também é um signo de instintos maternais. É por isso que, na astrologia védica, a quarta casa é a casa das mães. Perceba que Câncer é o quarto signo. E a Lua é o próprio planeta da maternidade e dos sentimentos maternais. (Lembre-se que a Lua é o regente de Câncer.) Logo, por estas razões, Câncer tem uma natureza relacionada com os instintos maternais. Isso ainda é enfatizado pelo fato de a Lua representar os seios maternos e o leite.

 

A influência da Lua também pode ser vista de outras maneiras. As qualidades lunares típicas são a suavidade, a graciosidade e a sinceridade, além das maternais. E lembre-se de que a Lua é o planeta das emoções. É esta natureza lunar de Câncer que parece fazer de seus nativos pessoas românticas, acessíveis, protetoras, meditativas e graciosas. Influenciados pela natureza da Lua, os nativos de Câncer têm, normalmente, emoções tranqüilas; são ativos na plataforma mental e têm uma tendência para sonhar acordados.

 

Há o lado oposto da moeda: quando a Lua está aflita num mapa, ou quando alguma combinação planetária turbulenta aflige este signo, as emoções podem ser tudo, menos tranqüilas. E esta situação indica uma verdade acerca de todos os signos - todos eles têm atributos positivos e negativos. Estes diferentes atributos costumam se manifestar mais de uma forma do que outra, com relação às influencias planetárias que atingem o signo. Existe uma dicotomia natural a este respeito e, à medida que continuamos com nossa analise do zodíaco, tentaremos mostrar ao leitor de que forma isso acontece.

 

De qualquer forma, Câncer é um signo brâmane. Os brâmanes da era védica eram a classe profissional. Os médicos, advogados, engenheiros, professores, conselheiros, psicólogos, assistentes financeiros e banqueiros de hoje eram, na sociedade védica, os brâmanes. É claro que a compreensão deste fato pode ser um pouco externa. Mas uma das idéias básicas acerca da atuação de um brâmane é que ele é um conselheiro. É por isso que os brâmanes eram os sacerdotes, os professores e os astrólogos da sua sociedade. A administração ativa era feita pelos Kshatriyas, a classe guerreira. Os Vaishyas (a classe comerciante) se envolviam com os negócios, enquanto a classe sudra se dedicava ao trabalho braçal. É simplesmente fantástica, e um tributo à astrologia védica, a forma pela qual os cancerianos agem como guias, auxiliares e professores para as pessoas. (A menos, é claro, que as combinações planetárias indiquem o contrário.) No livro "Esoteric Astrology", Behari soma tudo agradavelmente, dizendo: "Como político, um nativo de Câncer se toma um forjador de reis, ao invés de rei; como desportista, ele é o treinador, em vez do atleta, e como professor, ele é mais um guia do que um tirano".

 

Câncer reflete as qualidades brâmanes de outras formas, também. No capítulo dezoito do "Bhagavad-Gita", o próprio Krishna indica o que alguns deles são. No verso 42 deste mesmo capítulo, Krishna menciona as palavras sânscritas sama, saucham e kshantir com respeito aos dharmas dos brâmanes. Elas significam paz, pureza e tolerância, respectivamente. E estes atributos realmente parecem ser qualidades naturais do signo de Câncer. A palavra soumya, ou gentileza, é freqüentemente mencionada com relação a Câncer.

 

É digno de nota o fato da constelação Pushyami estar dentro deste signo. Em latim, seu nome é Cancri. Pushyami é conhecida por dar aos seus nativos uma natureza de professor ou conselheiro. O regente de Pushyami é Brihaspati, um brâmane celestial e professor dos deuses. Esta constelação deve ser, em alto grau, a própria fonte da natureza de professor dada por Câncer.

 

O fato de Câncer ser um signo aquático parece fazer de seus nativos pessoas adaptáveis. Isso é notório devido à própria água ser tão adaptável (ao recipiente que a contém). A água não tem uma forma fixa. Nem cheiro nem cor, sendo, na verdade, um meio transparente. Esta expressão da essência aquosa de Câncer foi bem descrita por Behari: "A água não tem forma nem cor, e assim é Câncer. De acordo com a sociedade e o ambiente no qual o indivíduo foi colocado, é que sua natureza básica se determina... Isso não significa que eles não tenham gostos ou preferências".

 

É claro, existem outros signos aquáticos, como Escorpião. Mas Escorpião é um signo fixo e, portanto, mais rígido. E o regente de Escorpião é o audacioso Marte. A regente de Câncer é a suave Lua. Este é um signo mutável, também - e tudo isso o torna acessível e flexível, de um jeito que os outros signos aquáticos não são. Para sintetizar tudo de forma pratica, simplesmente me parece que os cancerianos são genuinamente capazes de ver a validade sob vários pontos de vista. Não é que eles não tenham definições próprias, é que são por demais flexíveis.

 

Esta natureza adaptável do canceriano também é indicada pelo fato de que muitas espécies de caranguejos se disfarçam e refletem as cores do ambiente ao seu redor, como os camaleões. Este fenômeno se torna significativo quando consideramos que o símbolo de Câncer é um caranguejo.

O símbolo do caranguejo nos diz muito acerca da personalidade de um nativo de Câncer. Os caranguejos são tímidos e sensíveis e, além de outras coisas, as pessoas de Câncer também são. Se alguém apenas se aproxima de um caranguejo, ele corre e se esconde, desaparecendo na areia. Os cancerianos são assim sensíveis.

 

Isto é diferente, digamos, de um Ascendente Leão. O Leão espalha realeza na floresta. São corajosos e diretos. Por outro lado, um caranguejo nunca se movimenta em linha reta. Sempre se mexe cuidadosamente para trás, e repentinamente sai por um ângulo. Estas naturezas tímidas, sensitivas e até cautelosa do caranguejo se manifesta distintamente nos nativos de Câncer, o signo do caranguejo.

 

A natureza feminina de Câncer merece alguma atenção. Segundo o "Esoteric Astrology", o princípio feminino funciona como um veículo da projeção masculina e, a seguir afirma que os nativos de Câncer podem desempenhar o papel de veículo e, como tal, renderem-se as circunstancias e deixar que os eventos os moldem. Eles não desejam, normalmente, exercer sua própria influencia; ao invés disso, querem ser influenciados pelas circunstancias. Este traço é muito verdadeiro na personalidade canceriana e se se deseja ter uma compreensão profunda acerca deste signo, este traço terá que ser reconhecido e observado.

 

O perigo reside no fato de que, se os nativos de Câncer se sentam de maneira reativa, a oportunidade de sair e ser um agitador de eventos pode passar. Então, freqüentemente parece que a personalidade canceriana esperará as coisas acontecerem, como se esperasse por um sinal de Deus ou algo assim. Um coelho faria melhor, pelo menos correndo em vez de fechar os olhos e congelar à vista do caçador - e o canceriano pode tirar uma lição desta analogia. A menos que energizadas de outra forma pelos planetas, a pessoa de Câncer simplesmente não tem a tendência de sair e se impor, como as pessoas nascidas num signo de fogo fariam, ou de sair e gerar coisas, como os nativos de um signo masculino.

 

Uma comparação com Escorpião, outro signo aquático e feminino, e instrutiva. A passividade é muito mais verdadeira no caso de Câncer do que no caso de Escorpião. Isto provavelmente se deve a natureza fixa de Escorpião, conforme já mencionamos. Também poderia ser devido à natureza quente e resistente de Escorpião, que lhe é dada pelo seu regente, o aguerrido Marte.

 

O carma de casamento, típico dos nativos de Câncer, também é digno de menção. Em mais de um texto antigo é afirmado que eles tendem a ser infelizes e até mesmo azarados com respeito ao casamento. Esta tendência nasce do fato de Saturno reger a casa do casamento, para um Ascendente Câncer. Saturno é um planeta de natureza muito diferente da do regente de Câncer, a Lua. Enquanto a Lua é um planeta suave e sensível, Saturno é duro, rígido, constritivo e normalmente negativo. E a influência de Saturno sobre este fator importante, indicativo de casamento e associações, tende a colorir os relacionamentos desta forma.

 

É o sentimento sufocante trazido por Saturno que faz com que a pessoa canceriana se torne medrosa acerca do casamento. Bem lá no fundo, ela se sente ameaçada ou aprisionada pelo casamento. Esta é uma das razões pelas quais os cancerianos tendem a se casar tarde. Na verdade, Saturno é o planeta do tempo e da demora, portanto sua influência sobre a casa do casamento é a mesma, não obstante o funcionamento da mente canceriana.

 

E por falar no funcionamento da mente de um Ascendente Câncer, eles reagem ao casamento numa plataforma mental. Normalmente, eles permitem que sua sensibilidade saia de seu controle. Isso ocorre muito mais em proporção ao quanto se sentem ameaçados. Fazem tempestades num copo d'agua e, de uma forma ou de outra, inventam razoes para fugir das cadeias do casamento, assim como o caranguejo sai da sua casa na água para se esconder na areia. O desarranjo mental pode ser tão agudo que Bepin Bari (ibid) chega a afirmar que, como cônjuges, as pessoas de Câncer "são com freqüência candidatas serias a uma analise psicológica".

 

É seguro dizer que os lugares que correspondem a Câncer são lugares com água, especificamente locais onde vivem crustáceos. Mangues, margens de rios arenosas, baías, canais e reservatórios correspondem a Câncer. Campos de arroz também são indicativos de Câncer, já que são aquáticos. Locais com solo de barro são característicos de Câncer. É interessante notar que o Dr. Raman, no "Hindu Predictive Astrology", afirma que os Países Baixos correspondem a Câncer. A Holanda é um país de canais e grande parte das suas terras é arenosa, por ter sido recuperada do mar. Locais onde se pratica a psicologia, onde o leite e tirado ou comercializado e onde se cuidam de recém-nascidas também correspondem a Câncer.

 

Um estudo do signo de Leão nos leva de volta aos signos do fogo. No zodíaco existem quatro miniciclos que se repetem, por assim dizer. Áries é do fogo, Touro é da terra, Gêmeos é do ar, Câncer é da água e Leão começa o subciclo novamente, como signo do fogo. O próximo é ultimo signo do fogo será Sagitário. Assim, existem três signos para cada elemento.

 

Sendo Leão um signo do fogo, podemos afirmar desde o começo que as pessoas nascidas neste signo serão energéticas, ambiciosas e de natureza dominadora. O símbolo de Leão é o próprio leão portanto, este signo dá aos seus nativos uma personalidade corajosa e forte. O leonino mantém suas cabeças elevadas e parecem carregá-las de uma forma majestosa.

 

A regência do Sol sobre este signo também é uma chave para a compreensão da sua natureza. O Sol  é conhecido nos Vedas como Surya, Ravi e Savitur; na verdade, ele tem muitos nomes, mas estes são os mais conhecidos. Ele é tido como um guerreiro nobre (Kshatriya, em sânscrito) e como um rei.

 

Agora, as qualidades positivas de um rei guerreiro incluem a nobreza de caráter, a dignidade, a honra e o orgulho. Estas qualidades solares começam a nos dar uma idéia do tipo leonino. O nascido em Leão tem uma forte noção de dever e de lealdade, da mesma forma que se espera que uma personalidade real tenha.

 

Mas seria incorreto pensar que todos os leoninos são almas evoluídas a ponto de só manifestarem as qualidades elevadas da sua natureza. Existe um equilíbrio, de forma que alguns deles são quase santos e outros, pecadores, como em qualquer outro signo. Da mesma maneira que as qualidades desejáveis, acima mencionadas, indicam a personalidade real dos nativos de Leão, estes podem também ser um tanto autocráticos e ditatoriais. Sob influencias planetárias desfavoráveis, o elemento de Leão pode até produzir uma pessoa severa, sem tato e grosseira. Estas também são qualidades indicativas de um guerreiro, só que estão do outro lado da moeda.

 

Para entendermos melhor esta dicotomia, tomemos o orgulho leonino como um exemplo. É simpático dizer que as pessoas de Leão são orgulhosas, porque o orgulho pode ser uma qualidade maravilhosa. Uma pessoa orgulhosa obviamente tem orgulho do seu trabalho e honra sua palavra. Mas nem todo orgulho é saudável. Algumas vezes, o orgulho pode se manifestar como arrogância. A arrogância é um conceito tamasico (ignorante) do orgulho. Saturno é o planeta que corresponde a este elemento, e é por isso que, quando Saturno ocupa o signo de Leão, a pessoa tende a ter uma aparência arrogante. Quando o nobre Sol ocupa o signo de Saturno, como Capricórnio, a mesma perversão pode ocorrer (não obstante outras combinações). E embora as qualidades solares dos nativos de Leão sejam admiráveis, seu ego real pode torná-los intolerantes e brutos. Isso tudo depende, é claro, dos arranjos planetários específicos de cada mapa. Todos os signos oferecem algum tipo de natureza básica que tem tanto qualidades positivas quanto negativas. São basicamente as disposições planetárias que determinam quais delas se manifestarão.

 

De qualquer maneira, esta idéia do Sol ser a chave para a compreensão de Leão merece uma investigação mais profunda. Os leoninos são bons organizadores e administradores. Isto é verdadeiro, se nos lembrarmos de que o Sol, como rei dos planetas, é o planeta que representa o governo. Portanto, o Sol está relacionado à administração e estes talentos correspondem ao signo do Sol, Leão.

 

Este signo produz governantes poderosos, pois é um signo masculino e de fogo. Ter autoridade e dar ordens são coisas naturais para estes nativos. E os leoninos exibem a liderança típica das qualidades solares.

 

A originalidade é outro atributo que pode ser logicamente ligado a Leão através do Sol. O Sol é certamente original e é a própria fonte de vida no universo.

 

Outro nome de Leão em sânscrito é Prajapati. Os Prajapatis foram assim chamados por serem os progenitores da humanidade. Eles são mencionados nos Puranas. Assim, a idéia de progênie é também um dos temas deste signo. E isto é correto, porque o Sol é o planeta da criação e da geração. É interessante notar que a quinta casa na astrologia védica é a dos filhos. Portanto, como o quinto signo é Leão, ele também indica os filhos e a criatividade em geral.

 

Embora o Sol esteja relacionado com os filhos e a criação, ele também é o karaka (indicador natural) do pai. Os instintos generosos e protetores do Sol como regente de Leão são facilmente transferíveis ao conceito do Sol como figura paterna, e assim a paternidade é outro aspecto chave deste signo.

 

Outra qualidade deste signo que tem uma correspondência natural com o seu símbolo, o Sol, é a independência. O Sol, como um rei guerreiro, é certamente independente. Numa definição negativa, podemos dizer que os leoninos não brilham como deveriam nas posições subalternas, que são contra o ego solar.

 

Em "Esoteric Astrology" está indicada uma idiossincrasia de Leão que a experiência mostrou ser bastante proeminente. Bepin Behari afirma que uma qualidade suprema de Leão é a subtaneidade... Portanto, podem-se encontrar leoninos reagindo em ataques frontais instantâneos, repentinos e agressivos. Nada poderia ser mais verdadeiro. Justamente quando se pensa que se tem o leonino no bolso, talvez numa discussão ou coisa parecida, é típico da natureza deles lançar de repente algum tipo de contralógica que desarme o outro.

 

Ao usar a palavra "frontal", Behari demonstra ter um bom entendimento deste signo. Os leoninos são muito diretos. Sempre foram descritos como cândidos, francos e sem papas na língua, é são mesmo. Eles lhe dizem o que pensam claramente ou, pelo menos, deixam escapar alguma sugestão obvia, tão sutil quanto uma tonelada de tijolos. E até encaram o interlocutor nos olhos, enquanto o fazem!

 

Com respeito ao casamento, o leonino têm uma dificuldade semelhante à dos cancerianos. Saturno rege a casa do casamento e é inimigo do Sol, o regente de Leão. Sendo Saturno um planeta constritivo e limitador, o casamento freqüentemente se torna uma obrigação na vida destes nativos. O ego ditatorial de Leão não é de muita ajuda neste campo, tampouco. Eles quase sempre acabam honrando os laços do casamento com seu senso de lealdade e dever, e parece que inconscientemente procuram um cônjuge que seja compatível com seu temperamento.

 

Um lugar típico representado por Leão são as florestas densas, especialmente onde haja leões. Outros são os fortes, salas de trono, edifícios do governo, hospitais, locais onde a eletricidade é gerada, onde o vidro é fabricado, onde o ouro e guardado e onde os remédios são produzidos. Só para se ter uma idéia de como os ditos antigos podem se aplicar à vida moderna, o seguinte relato é instrutivo. Quando o autor era criança, o período planetário principal de Júpiter estava em operação (os períodos planetários serão apresentados mais adiante). Júpiter estava em Leão. Sua infância foi passada na periferia de uma grande cidade metropolitana onde havia perto uma grande área florestal, de muitas milhas quadradas. Assim, embora o autor não passasse sua infância numa floresta virgem, onde tigres e leões fossem encontrados, ele na verdade passou seus dias de criança brincando numa pequena floresta. Isso se deve ao fato de que a etapa planetária de Júpiter operava no signo de leão.

 

Virgem é um signo feminino representado por uma virgem num barco. Ela segura um feixe de trigo numa mão e uma tocha na outra. Este símbolo é bastante indicativo dos principais atributos deste signo. O símbolo da virgem sugere instintos maternais e protetores. Além disso, não é a mesma coisa como se a virgem tivesse armas nas mãos. Ao invés disso, ela traz grãos nutritivos e o calor do fogo. Ela se apresenta, obviamente, de uma forma doadora. Não admira que os virginianos sejam conhecidos por sua capacidade de sacrifício e altruísmo. Esta natureza básica deles nunca será enfatizada o bastante, e é seu traço principal.

 

Por definição, as pessoas de Virgem tendem a se exteriorizar. É diferente, digamos, das que têm Ascendente em Escorpião. O elemento de Escorpião e privado, sensitivo e ate mesmo melindroso (irritadiço, sensível). A vida de um Escorpião é mais ou menos autocentrada, porque se centra na própria sensibilidade. Mas as pessoas de Virgem saem dos seus limites imediatos e se estendem, pois se importam com os outros.

 

O mapa de John Lennon é um bom exemplo do lado altruísta e maternal de Virgem. É claro, o mapa de John tinha dois planetas de fogo no Ascendente: Marte e o Sol e, portanto, ele era um tanto agressivo. Mas apesar disso, sua preocupação pelas causas sociais brilhou muito fortemente como a faceta principal da sua personalidade. Diversas vezes ele comandou causas como a paz no Vietnam, a liberarão feminina, o vegetarianismo e a democracia (Power to the People). Ele passou os últimos anos da sua vida, na verdade, de uma forma maternal. E dedicou grande parte do seu tempo cozinhando pão e dando ao seu filho Sean muita atenção.

 

Parece haver uma conexão óbvia entre o fato da virgem carregar uma tocha e os virginianos terem um elemento de frustração nas suas vidas. Uma expressão comum entre eles é "o fogo que queima aqui dentro". O fogo parece significar a aspiração que os preenche. Esta frustração parece ser a força motriz por trás do seu maternalismo. Examinaremos agora outra forma pela qual este fogo parece queimá-los.

 

O fato de a virgem do símbolo estar viajando sobre a água num barco e iluminando seu caminho com a tocha sugere que ela está procurando ou questionando qualquer coisa. Esta é uma alusão ao espírito curioso dos Ascendentes em Virgem e que também é confirmado por Mercúrio, regente deste signo. Já é bem conhecido nos círculos astrológicos que Mercúrio dá curiosidade aos seus nativos. E, é claro, a tocha sugere iluminação, que se manifesta nesta analogia como a sede de conhecimento - e isto os virginianos são conhecidos por ter.

 

Isso se encaixa de outra forma - note que os dois signos de Mercúrio, Gêmeos e Virgem, são simbolizados por figuras humanas. Assim, Virgem sugere habilidades intelectuais, apesar de ser um signo da terra (sudra). A inteligência abstrata e a habilidade para a compreensão de símbolos são particulares a esta espécie de humanos.

 

As habilidades abstratas e intelectuais dos virginianos são expressas de várias maneiras. A influencia de Marte e Mercúrio sobre este signo indica ciências como a química, a física, a engenharia e similares. Mas a arquitetura também pode ser considerada como elemento de Virgem.

 

Em "Hindu Predictive Astrology", o Dr. Raman afirma que os virginianos têm gosto pelas artes e literatura. Vênus, o planeta das habilidades artísticas, rege boas casas a partir de Virgem. Isso sugere que os nativos de Virgem têm uma queda venusiana e podem ter sorte se desenvolverem este tipo de carma (se as combinações planetárias o permitirem).

 

Vamos nos referir ao mapa de John Lennon novamente porque indica fortemente o lado artístico dos virginianos. Lembre-se de que o Sol é o planeta da criação - e o signo solar de John também era Virgem. Este é um signo literário e o Sol deu a John a habilidade de gerar idéias e compor não apenas boa musica, como também letras filosóficas e poéticas.

 

No livro "Astrology and Jyotirvidya", seu autor Visvanath Dev Sharma sintetiza os elementos de Virgem como "expressão através da representação". Noutras palavras, talento, dom. Os virginianos podem se expressar como artistas, escrevendo poesias, tocando instrumentos musicais ou pintando. E mais recentemente, um número a cada dia maior de mapas demonstra que os virginianos estão colocando seu talento no artesanato, engenharia e nos serviços de escritórios, tais como digitação, arquivos, contabilidade e informática. Tudo depende, é claro, do arranjo planetário de um determinado mapa. Mas o virginiano é uma pessoa inteligente e curiosa que se expressa de alguma maneira talentosa e normalmente técnica, enquanto medita para compreender o mundo ao seu redor.

 

No seu livro "How to Judge your Horoscope", Nalini-Kantha menciona que a experiência mostra que eles são grandes amantes da natureza. Isso se encaixa com o fato de Virgem ser um signo da terra e perceptivo.

 

Geograficamente, prados, campinas e gramados planos são os lugares que correspondem a Virgem. Mas também bancos, instituições financeiras em geral, museus de arte, livrarias e casas de jogo.

 

Em "Notable Horoscopes", B. V. Raman menciona o seguinte: "Virgem ou Kanya é um signo de percepção rápida. Isto torna seu nativo modesto, contemplativo, prudente, econômico e cauteloso, às vezes indeciso, mas normalmente preciso, embora nervoso e um tanto inseguro, perceptivo e intuitivo".

 

O sétimo signo do zodíaco é Balança ou Libra. É um signo móvel, do ar, de forma que seus nativos tendem a ser flexíveis. Sua personalidade é multifacetada, e eles gostam de mudanças e viagens.

 

Este é um signo que corresponde à casta comerciante ou vaishya. É representado por um homem que segura uma balança. As áreas de bazares e shoppings correspondem a Balança, pois seus nativos têm um pronunciado espírito para negócios. Creches, aeroportos, locais de corridas e de jogo também.

 

O símbolo da balança indica outro aspecto importante deste signo - os librianos são ávidos por igualdade e equilíbrio. Balança está na metade do zodíaco. A democracia e a igualdade sempre foram invariavelmente associadas a este signo. O interessante é que Saturno, o planeta da classe operária e das massas, se exalta neste signo. É claro que o homem comum se interessa por "um homem, um voto". Por outro lado, o Sol é o planeta da aristocracia, da realeza e coisas semelhantes. Parece que os assuntos democráticos não atraem muito o Sol, sendo provavelmente esta a razão pela qual ele se debilita em Libra. Como um signo de equilíbrio, Libra naturalmente ama a honestidade, a verdade, a justiça e o jogo limpo.

 

Mas nem tudo é igualdade e equilíbrio com os librianos. Neste mundo material, o estado normal das coisas é tudo menos equilibrado. E o símbolo da balança indica a sensibilidade dos nativos, que são bastante conscientes dos impactos que desequilibram as coisas. O resultado é que eles freqüentemente se vêem no meio de algum conflito. Parece que passam mais tempo ansiando pela igualdade do que vivendo-a, na realidade.

 

Um exemplo clássico de mapa com Ascendente em Balança seria o de Mahatma Gandhi. Ele pregava contra a violência e a favor do ahimsa, que é a palavra sânscrita para a não-violência. Buddha tinha a Lua, a indicadora da mente, em Libra. E ahimsa era um dos pilares das suas pregações.

 

Adolf Hitler é outro exemplo clássico de um Ascendente libriano, mas cujo equilíbrio foi perturbado. Seu mapa também contém outro traço libriano que foi sintetizado por Bepin Bari (ibid) sobre como os librianos "impõem fervorosamente seus pontos de vista sobre os outros". Isso já foi bastante documentado nos círculos astrológicos e um mínimo de experiência traz à tona esta verdade. De qualquer maneira, o comentário de Behari é tão apropriado que não exige muita elaboração.

 

Vênus é o regente deste signo, e é por isso que os librianos têm uma natureza artística e musical básica. A conexão venusiana também lhes da um toque de sofisticação e refinamento.

 

Escorpião é o próximo signo do zodíaco. É um signo da água representado por um escorpião. Isso pode parecer uma contradição, uma vez que os escorpiões só são encontrados nas terras secas, atualmente, por exemplo, nos desertos. Entretanto, no Museu de História Natural do Instituto Smithsoniano existe um fóssil de centenas de milhares de anos, se não milhões, de um escorpião aquático. É bastante claro que o escorpião tinha, então, uma espécie de rabo de peixe. Portanto, não existe contradição no fato de Escorpião ser um signo aquático representado por um escorpião.

 

E como um signo aquático, é claro que Escorpião dá aos seus nativos uma natureza emocional e protetora, como já mencionamos anteriormente. Os nativos deste signo são calorosos e com muitos sentimentos. Mas este é um signo diferente dos outros da água no que concerne ao seu temperamento quente. Afinal, existem coisas como fontes de água quente e mares tropicais na Natureza, portanto deve haver algum tipo de correspondência astrológica. E nem todas as mentes femininas têm uma disposição pacífica ou dócil (Escorpião é um signo feminino). As mulheres costumam ter uma disposição mental forte.

 

Escorpião é um signo fixo, logo seu nativo têm um elemento de inflexibilidade. Isso, somado a regência que Marte dá ao signo, torna Escorpião um signo bastante resistente. A este respeito, Escorpião pode ser visto como o mais resistente e introvertido dos signos marcianos. Áries, representado pelos dois carneiros que se enfrentam, é o signo extrovertido e desafiador. A diferença também pode ser vista desta forma: os escorpiões não costumam ir à caça, mas reagem ao sentirem-se invadidos.

 

Da mesma forma que nos outros signos, o símbolo deste nos dá uma boa idéia dele próprio. Escorpiões são sensíveis e irritadiços. Não existem carinhos como os de um animal doméstico, para eles. Qualquer toque provoca uma ferroada imediata do réptil. Na realidade, os escorpiões são conhecidos por se autoferroarem, especialmente depois do acasalamento, quando a fêmea aferroa o macho. Este comportamento deles sugere que podem ser supersensíveis em defesa própria. Sua sensibilidade também lhes dá o elemento de vingança.

 

A palavra krura (cruel) também é usada para descrever este signo marciano, da mesma forma que Áries. Na verdade, os nativos de Escorpião podem ser bastante irados e ditatoriais.

 

Eles também são solitários. Uma observação típica a este respeito é que os escorpiões não vivem em nenhum tipo de grupo social ou familiar. Em vez de andarem em qualquer tipo de grupo, eles vivem sozinhos. Seus habitats costumeiros são buracos na terra, esquinas escuras, ângulos retirados e escondidos, fendas, rachaduras e locais parecidos. As outras pessoas lutam pela fama e atenção, mas os escorpiões são bem mais reservados. Embora nem todos os escorpiões possam se dar ao luxo de viverem reclusos, estes nativos parecem preferir lugares como quartos subterrâneos ou, talvez, uma esquina dividida de algum escritório. Este gosto pela privacidade da um elemento secreto aos escorpiões.

 

Um comentário muito interessante foi feito no "Hindu Predictive Astrology" acerca deste signo. B. V. Raman diz que mesmo as mulheres deste signo terão mais tendências masculinas. E até uma pequena experiência demonstra que esta afirmação é verdadeira. Embora Escorpião seja um signo feminino, seu regente Marte é, sem duvida, o responsável por este fato.

 

Alguns atribuem o interesse que os escorpiões têm nos estudos ocultos à sua natureza secreta. Entretanto, poderia ser devida mais à natureza do réptil que os simboliza. Os répteis são relacionados à hipnose, aos transes, meditações e magia.

 

Observou-se que os nativos de Escorpião costumam gratificar bastante seus sentidos. E sua forma de gratificação até a saciedade parece ter traços dos circos romanos. Seu apetite sexual já foi descrito como "bestial".

 

Além dos lugares escorpiônicos acima mencionados, o signo representa locais como túneis, fontes, gretas, cavernas e minas. Mas um tipo de lugar mais moderno que exemplifica a preferência destes nativos são os subsolos ou subterrâneos. Uma pessoa, que tinha entrado no subperíodo planetário de um planeta que se encontrava em Escorpião, se mudou para um dormitório subterrâneo, que era bem isolado. Era um quarto agradável, mas certamente tinha indícios de Escorpião. Além disso, as industrias extratoras de minério também correspondem a este signo. Bases navais e submarinas, pontes e cozinhas.

 

Sagitário é o nono signo do zodíaco. É um signo do fogo da casta dos guerreiros. Assim, a personalidade energética e a natureza dominadora estarão presentes nos seus nativos, como em todos os signos de fogo.

 

Este signo, entretanto, é simbolizado por um arqueiro que aponta sua flecha para o alto. O simbolismo sugere que qualquer imagem que projete, jogue, lance, arremesse, exerça força ou propulsão, ou que tenha a ver com balística, estaria relacionada com Sagitário.

 

A natureza ambiciosa de Sagitário também é sugerida. Seus nativos são orientados para as conquistas e amam o poder. O fato de o arqueiro apontar sua flecha para o céu também nos fala dos projetos sagitarianos. Estes não são secretos, como os dos ascendentes em Escorpião, nem os nativos querem fugir da vida, como os cancerianos. Os sagitarianos costumam se encarregar de coisas e deixar nelas e no mundo a sua marca. Eles normalmente alcançam as suas metas.

 

A este respeito, é interessante que B. V Raman indique a Espanha (pelo menos, o norte da Espanha) como um país característico de Sagitário. E o que torna a Espanha conhecida? Sua fama é a de que foi o primeiro pais a descobrir a América. Outros a seguiram mais tarde, mas a Espanha foi a primeira a se projetar, por assim dizer.

 

Também podemos concluir, pelo símbolo do arqueiro, que o nativo de Sagitário tem uma personalidade muito direta. Que acerta no alvo, digamos. As observações demonstram que os sagitarianos são pessoas muito diretas e objetivas. O Dr. Raman menciona que eles são livres de hipocrisia, o que é basicamente outra maneira de se dizer que são diretos. Este direcionamento sagitariano os torna honestos (não obstante as influências planetárias) e ortodoxos, na perseguição dos seus objetivos. Não ocultam suas intenções, mas são formidáveis de qualquer jeito, pois saem a campo e vencem seus oponentes.

 

Outra razão para a honestidade dos sagitarianos deveria ter algo a ver com o fato de o regente deste signo ser Brihaspati (Júpiter), o sacerdote de Indra e dos deuses. Júpiter guarda a religião, o dharma e o entendimento espiritual. Ambos os signos regidos por Júpiter são claramente religiosos. Mas Peixes é o signo par sacerdotal, caracterizado pela doçura e amorosidade, ao passo que Sagitário é mais do tipo guerreiro cristão. Talvez isso também alimente o traço conservador e convencional dos sagitarianos.

 

Mas, embora eles normalmente se orientem para objetivos positivos e se utilizem de meios aprovados, existe um lado um tanto rude neste signo. Lembre-se de que este é um signo dual, que dá duas tendências básicas aos seus nativos: a parte inferior de Sagitário é representada por uma besta, o cavalo. Portanto, quando aflito, o lado oposto da moeda mostra seu lado de baixo, e os nascidos sob sua influencia podem se tornar tacanhos, sem tato, agressivos, aguerridos e adeptos de uma moral um tanto pervertida. Um bom exemplo são as Cruzadas, quando os chamados guerreiros cristãos praticaram atos de selvageria e carnificina em nome da religião.

 

O fato deste signo ser dual e combinar os atributos dos signos móveis e fixos sugere que os nativos de Sagitário são versáteis.

 

Raman também afirma que eles têm uma fala "rápida" de forma que podem ser mal compreendidos. Isto é verdadeiro. Eles abrem tantos parênteses e fazem tantas exclamações enquanto falam que a conversa se toma complicada e eles são mal interpretados como agressivos. A partir do símbolo deste signo, pode-se afirmar que os sagitarianos são "projetores ousados" em essência, e que isso se depreende inclusive pela maneira como falam.

 

Sagitário é o nono signo do zodíaco e isso merece alguma atenção. Tanto as casas quanto os signos cinco e nove tem alguma coisa em comum - eles formam triângulos. Em toda a literatura astrológica clássica os lugares em triângulos são definidos como locais de purvapunya e de purva-carma. Estas palavras se referem a atividades religiosas e a créditos de vidas pregressas. A forma como estes lugares, nos mapas, dão resultados é diferente dos outros signos e casas. Estes lugares dão resultados que não parecem ser provocados por nenhuma ação do nativo.

 

Eles são diferentes, digamos, da décima casa. A casa 10 é a karma-sthan, a casa das ações. Os resultados provocados por esta casa se relacionam com o próprio trabalho e os esforços do nativo. E Saturno é o planeta do trabalho - seus resultados também parecem se manifestar na medida dos esforços da pessoa.

 

A maneira pela qual as casas e os signos trinos produzem suas recompensas ou aflições pode ser vista através dos seguintes exemplos. A quinta casa é a casa dos filhos. Parece que se recebe este carma na vida quase que passivamente. Não se pode pegar e escolher, na verdade, o tipo de filho com o qual se quer ser abençoado. Como uma ilustração negativa, digamos que o regente da quarta casa, a casa das propriedades, está na décima. Isso sugeriria que, através dos próprios esforços, o nativo compraria uma casa, já que a quarta casa representa a propriedade e a décima, os seus esforços e trabalho. Mas em relação ao carma dos filhos, tem-se apenas que aceitar o que nos chega como resultado dos carmas antigos.

 

Acontece a mesma coisa com a nona casa. A nona é a casa da sorte e da fortuna. Uma forma de ver seus resultados é em relação ao jogo. Um homem compra um boleto de loteria e não ganha nada. Outro compra outro boleto e ganha um milhão de dólares. Nenhum dos dois era capaz de influenciar o resultado por seu próprio esforço. Parece que ficou tudo a cargo da sorte, mas os resultados, na verdade, foram produzidos por vidas anteriores.

 

Da mesma forma, os resultados bons e maus parecem que acontecem na vida dos sagitarianos de acordo com a sua vontade, per ser Sagitário o nono signo. É que eles tendem a viver uma vida subjetiva com relação aos carmas do passado, e não apenas despreocupados em gerar novos carmas. De qualquer maneira, os sagitarianos não parecem trabalhar para o que ganham, seja bom ou mau; as coisas simplesmente acontecem nas suas vidas.

 

Como sempre, uma perspective geográfica ajudará a compreensão acerca deste signo. Os lugares representados por Sagitário são os campos de batalha, cavalarias, tanques de guerra, infantaria mecanizada, locais onde se armazena munição e qualquer outro que faça referencia a armas que sejam atiradas, de uma forma ou de outra. Os executivos arrojados exemplificam o espírito sagitariano muito bem. Portanto, os lugares onde estes normalmente trabalham, tais como salas de reuniões de executivos, são sagitarianos.

 

Capricórnio é o décimo signo do zodíaco. Este é um signo da terra, apesar do fato de ser representado por um crocodilo nadando na água. Aqui, uma orientação prática deve ser dada. Muito embora da terra, os capricornianos são flexíveis e adaptáveis porque este é um signo móvel e feminino.

 

Existe um pouco de contenção ao redor da natureza terrosa de Capricórnio, que merece um pouco de delineação. Dois textos astrológicos clássicos clareiam esta questão, descrevendo o símbolo deste signo. No "Parashara Hora" (traduzido por R. Santhanam), é mencionado que a primeira metade de Capricórnio é quadrúpede, "a segunda metade se move sem pés na água". O "Brihat Jataka" (traduzido por B. Surya-Narayan Rao) é um pouco mais especifico. Nele, lê-se que a primeira metade de Capricórnio é representada pela "cara de um veado e a segunda metade, pela parte traseira de um crocodilo".

 

Mas, apesar destas descrições, seria pouco razoável concluir que este signo é da água ou metade água, da mesma forma que não podemos concluir que metade de Câncer seja da terra (o símbolo de Câncer, o caranguejo, também é anfíbio). Não faz nenhuma diferença se um Ascendente em Câncer está na primeira, na segunda ou na terceira parte deste signo. Qualquer que seja o grau do Ascendente em Câncer, seu nativo ainda exibirá as características de um signo aquático, em particular, Câncer; isto é, ele será emotivo, protetor e maternal. Igualmente, Capricórnio e da terra e é assim que seus nativos são vistos, não importa que parte de Capricórnio ascenda.

 

Veja que a cada quatro signos, o primeiro elemento é repetido. Por exemplo, sendo Áries do fogo, o quarto signo a partir dele, Leão, também é do fogo. E os quartos signos, antes e depois de Capricórnio, são da terra, portanto, e lógico que Capricórnio também o seja. Se não, o esquema zodiacal inteiro seria perturbado por este único signo, e isso não é razoável.

 

O fato de Parashara declarar que Capricórnio é um signo da terra, apesar da sua observação de que "a segunda metade se move sem pés na água", basicamente fecha esta questão. Algumas coisas só podem ser compreendidas através da sucessão por discípulos. A informação através da sucessão por discípulos é infalível, porque sua fonte é o próprio Deus. Além disso, uma tal informação não está sujeita as imperfeições sensoriais como o conhecimento empírico está. Assim, podemos concluir que Capricórnio é  um signo da terra.

 

O nome sânscrito para Capricórnio, Makara, significa, é claro, crocodilo. Quando consideramos a estória dos Puranas sobre o elefante Gajendra, o símbolo do crocodilo vem e dá significado ao signo.

 

Gajendra era o rei dos elefantes. Um dia, enquanto se banhava, ele foi atacado por um crocodilo. Embora um elefante seja considerado praticamente invencível na terra, o crocodilo é mais forte na água, seu elemento natural. Assim, o crocodilo manteve o elefante preso nos dentes por éons e éons, até que Gajendra foi socorrido por Vishnu. Os conceitos a serem apreendidos desta estória são os da perseverança e da tenacidade, como a do crocodilo. Também se deve observar que, embora tenha nascido num lugar baixo e sujo, um crocodilo deve ser respeitado pela sua potência. Da mesma forma, embora Capricórnio seja considerado um signo mundano, seus nativos devem ser respeitados pelas habilidades que possuem.

 

É notório que os nativos deste signo geralmente têm sobrancelhas grossas e muitos pelos no corpo. E seus cabelos parecem ser de um escuro incomum, dado o contexto de sua raça. Capricórnio é um signo de longa ascensão, de forma que seus nativos são normalmente altos, a menos que os planetas indiquem o contrário. Também se pode notar que as pessoas com Ascendente em Capricórnio têm dentes grandes.

 

Nalini-Kantha é um astrólogo conhecido entre os devotos de Krishna, nos Estados Unidos. Ele teceu alguns comentários acerca deste signo, e que são importantes porque ele próprio tem o ascendente em Capricórnio. Tendo, portanto, uma compreensão especial sobre a mente capricorniana. “Um nativo de Capricórnio tem um forte apetite e uma língua incontrolável, gosta muito de conversar, embora normalmente não consiga guardar segredos". Em outro lugar, o nativo de Capricórnio foi descrito como tagarela, o que a experiência confirma.

 

E por falar em falta de controle, Raman afirma que eles possuem simpatia, generosidade e filantropia, mas não conseguem economizar, mesmo que estejam sob a influência de adversidades. A simpatia e a filantropia do Ascendente em Capricórnio são apenas naturais, uma vez que o regente do signo é Saturno, o planeta das massas, dos cansados, dos pobres e dos oprimidos. A tristeza, a depressão e a melancolia também correspondem a Saturno. Tais sentimentos tornam uma pessoa filosófica, e é por isso que os nativos de Capricórnio têm traços filosóficos e sérios bem acentuados.

 

Nalini-Kantha ainda menciona que eles são simpáticos com os necessitados, mas normalmente egoístas nos seus assuntos pessoais. E também que "o elemento capricorniano faz com que nos sintamos um tanto superiores e nos leva a momentos de arrogância".

 

Estas características, sem dúvida, nascem da frieza e da indiferença do signo, que se mantém fiel à natureza do réptil que o simboliza. Seu regente Saturno também tem como características a frieza e a indiferença. O leitor deve ter em mente que estas descrições oferecem apenas idéias básicas. E que as características que os ascendentes dão aos seus nativos podem ser modificadas pelas disposições planetárias.

 

Como regra, os capricornianos são inteligentes. B. V. Raman menciona: "O elemento capricorniano agiliza as qualificações intelectuais do nativo". Pode-se facilmente notar que os capricornianos processam os pensamentos muito rapidamente. O outro lado da moeda deste atributo é agradavelmente apresentado em "Esoteric Astrology", onde o autor nos informa: "Os capricornianos são intelectuais prontos com racionalizações para cada uma das suas ações; sua mente é desenvolvida de tal forma que a razão muitas vezes ilude a eles próprios". Esta idiossincrasia também pode ser facilmente observada por um astrólogo. Mesmo nas discussões amigáveis, um capricorniano justifica e racionaliza coisas com tantos pontos de vista, de enfoques tão diferentes e tão depressa que são uma maravilha digna de se ver! Este fenômeno é um tributo e uma prova do seu cérebro rápido e ágil.

 

Um dos elementos realmente positivos deste signo é que ele torna seus nativos pessoas conquistadoras e executoras. Isso pode ser entendido facilmente, se nos lembrarmos de que Capricórnio é o décimo signo do zodíaco. A décima é a karma-stan, a casa do trabalho e das ações. Assim, seus nativos possuem uma natureza prática. Os capricornianos são trabalhadores e capazes de produzir muito, através de trabalho constante.

 

A décima casa ocupa o Meio-Céu em qualquer horóscopo e faz referencia a altura, alto status, hierarquia, fama e coisas afins. Portanto, Capricórnio, como o décimo signo do zodíaco, da ambição aos seus nativos.

 

Dentre os locais indicados por Capricórnio estão os habitats dos crocodilos. Em geral, lugares baixos e pouco limpos também correspondem a este signo. Locais caracterizados por trabalho manual e por operários, assim como construções de pedras e cimento, são de Capricórnio. As cores de Saturno são escuras e acinzentadas, levadas para o signo que ele rege. As fábricas também correspondem a Capricórnio, da mesma forma que os túmulos e os cemitérios.

 

Por último, repetiremos as palavras do "Hindu Predictive Astrology", onde se lê: "Dependendo da disposição da nona casa, eles (os capricornianos) podem se tornar filosóficos ou desenvolverem uma consciência orientada para a sociedade".

 

O penúltimo signo do zodíaco é Aquário. O nome védico deste signo é Kumbha, que significa carregador de água e que é, claro, o seu símbolo. O nome ocidental parece fazer alguma conexão direta com a natureza aquática, enquanto o nome védico não o faz. O nome Kumbha simplesmente se refere a um carregador de água. Sabemos pela sucessão por discípulos que Aquário é um signo aéreo e, apesar do seu nome ocidental, devíamos vê-lo como tal.

 

Mas a questão é a seguinte: será que a natureza aérea de Aquário pode ser justificada pelo símbolo védico deste signo? Existem duas formas de considerar o símbolo da forma que a conexão é feita. O símbolo do carregador de água é normalmente apresentado com um homem que carrega sobre a cabeça um vaso de água pela metade e com a água se derramando. Assim, o vaso é praticamente um recipiente cheio de ar. Também já foi dito que, embora o carregador leve água, ele a carrega sobre a cabeça, de tal forma que este símbolo realmente mostra o espaço de ar entre a cabeça do carregador e o vaso. Assim, existe um motivo para se estabelecer Aquário como um signo do ar por sugestão do seu próprio símbolo.

 

Falando praticamente, Raman comenta que os aquarianos parecem brilhar como escritores e filósofos. Isto poderia ser apoiado pela natureza aérea do signo, por causa das atividades intelectuais dos seus nativos, já que os signos aéreos são intelectuais. Em "Notable Horoscopes", Raman declara que Aquário é um signo de pensamento calculado.

 

Os aquarianos em geral não são tão flexíveis quanto os nativos de Libra ou Gêmeos, os dois outros signos aéreos. Isto porque Libra é móvel e Gêmeos é um signo comum, ao passo que Aquário é fixo.

 

O regente de Aquário é Saturno, planeta serio e melancólico. Talvez serio demais, segundo Satyacharya, um sábio védico e autor de um tratado astrológico bem conhecido. Ele classifica o elemento aquariano como “triste e miserável". É bem conhecido o fato de os aquarianos serem melancólicos e tristes. É esta mesma natureza que fomenta o lado estóico e filosófico do aquariano.

 

É claro que uma pessoa que sofre tem compaixão dos outros, pois ele próprio compreende o sofrimento. Talvez aí resida a origem dos instintos humanitários tão freqüentemente associados a este signo. Raj Gopal Iyer, um astrólogo hindu contemporâneo, define os aquarianos como de natureza utópica, âmbito universal.

 

A natureza dos aquarianos também é excêntrica. Nos mapas de todos os dias, estes nativos são os que saem em busca das coisas novas, supermodernas e incomuns. Bari os caracteriza como pessoas que têm interesse numa dança diferente, um novo valor, uma direção nova. Com freqüência, estão na vanguarda dos acontecimentos. "Hindu Predictive Astrology" menciona que o signo de Aquario tem a qualidade de normalmente fazer uma pessoa se sentir estranha e diferente da sua própria natureza. Esta tendência pode se manifestar de diferentes formas, mas o traço comum é que os aquarianos são excêntricos e diferentes.

 

A natureza excêntrica de Aquário parece estar relacionada com outro aspecto principal deste signo - estou me referindo aqui a natureza mística do aquariano. Em "Notable Horoscopes", Raman afirma que Aquário é o único signo verdadeiramente místico do zodíaco. Isto parece corroborar a intuição natural e quase clarividente associada a este signo. Por qualquer razão que seja, os aquarianos parecem mergulhar nas atividades ocultas, como leitura de mãos, astrologia, hipnose, taro e similares. Diz-se que Escorpião também dá aos seus nativos tendências místicas, mas isto deve ser mais por causa da natureza reservada de Escorpião do que por psiquismo mesmo.

 

É claro, o Mestre de todos os Místicos e o próprio Sri Krishna, segundo Sanjaya indicou a Dritarashtra. E seu maior segredo é o conhecimento dele: Raja Vidya, Raja Guhyam - "este conhecimento é o rei da educação e o maior segredo de todos os segredos" (Bhagavad-Gita, capítulo nove, texto dois).

 

Raman tece um comentário muito oportuno e adequado sobre os aquarianos (ele próprio é um): "Os aquarianos são puros de coração - uma qualidade que os endeusa aos olhos dos outros". Na minha humilde experiência, achei estas palavras do Dr. Raman muito verdadeiras.

 

O comunismo corresponde a Aquário porque este é um signo filosófico, utópico, e seu regente é Saturno, o planeta do trabalho. Karl Marx, o pai do comunismo, era um aquariano. Ao contrario das noções ocidentais, o elemento de Aquário é mais ríspido, a menos que as configurações planetárias ditem o contrario. Isso combina bem com o fato do comunismo corresponder a Aquário - o comunismo é, por natureza, uma doutrina restritiva, fria e impessoal.

 

Por isso, é claro, que o "Hindu Predictive Astrology" classifica a Rússia como um pais que corresponde ao elemento aquariano. Fábricas, máquinas e locais dominados por trabalhadores, todos correspondem a Aquário. Maquinaria aeronáutica também corresponde a Aquário, porque Saturno, seu regente, é um planeta que representa mecanismos e maquinas, especialmente as feitas de ferro - e é também um signo aéreo. Locais onde o misticismo e as ciências ocultas são praticadas também correspondem a Aquário.

 

O último signo do zodíaco é Peixes. É um signo da água e, como todos os signos aquáticos, seus nativos possuem uma natureza emocional e afetiva. Os piscianos tendem a romantizar as coisas. Eles sentem tudo com o coração e são tidos como pessoas sinceras.

 

Peixes é um signo feminino, mas sem a influência quente e marciana como em Escorpião. Assim, as pessoas nascidas em Peixes têm sido descritas com adjetivos tais como doces, gentis e suaves. Elas também são acessíveis e despojadas.

 

Peixes é simbolizado por dois peixes que passam um ao lado do outro nervosamente, em direções opostas. Os peixes são criaturas nervosas, portanto o que o símbolo indica é a natureza nervosa dos piscianos. Ele também mostra a natureza incansável e como os nativos são reservados, tímidos e indecisos. Raman afirma que eles têm pouca autoconfiança.

 

Peixes pode ser compreendido como um signo religioso de diversas maneiras. De um lado, é regido por Brihaspati, o mestre espiritual de Indra e dos Devas (deuses). Brihaspati é um grande sacerdote, famoso pelos seus sacrifícios, rituais e penitencias. Peixes é um signo da casta brâmane (sacerdotal), em primeiro lugar. E, como o ultimo signo do zodíaco, representa moksha, liberação. Esta é uma das principais metas da prática religiosa.

 

Mesmo geograficamente, Peixes representa lugares como pagodes, altares, templos, oratórios, igrejas e locais de peregrinação. Uma vez que Peixes é um signo da água, as pescarias, os mares, oceanos, lagos e grandes tanques d' água correspondem a Peixes. Piscinas de natação também, assim como reservatórios e fontes.

 

Talvez seja por isso que os nativos de Peixes são tão ortodoxos e corretos nos seus negócios. Eles parecem querer passar pelos canais estabelecidos e executar seus trabalhos pelos meios aprovados, em tudo que fazem. Parecem ser um tanto fanáticos acerca disso.

 

Novamente, Júpiter (Brihaspati) é o regente deste signo. A história corresponde a Júpiter. Portanto, Raman diz que os piscianos gostam de conversas sobre história e antiguidades. Tenha em mente que Júpiter é o indicador planetário natural de dharma, religião. Da mesma forma que as narrações dos Puranas, que são estórias religiosas de uma sociedade teísta, correspondem ao elemento pisciano.

 

Os nativos de Peixes são, por natureza, altruístas e podem desempenhar o papel de "provedores", de uma forma ou de outra. Existem diversas maneiras lógicas de se chegar a compreender este fato astrológico e que justificam este fenômeno. O simples fato de Peixes ser o 12° signo do zodíaco sugere que os nascidos sob sua influencia se inclinariam aos esforços da caridade. A décima segunda é a casa das despesas e dos gastos, na astrologia de predições, e Peixes é um signo religioso. É por isso que seus nativos têm a tendência de gastar esforços, quando não muito dinheiro, em caridade.

 

O pisciano naturalmente deseja ser altruísta e ajudar os outros. Por que isso acontece? Bem a sétima casa é a casa karma-stan, a casa dos desejos. Ela indica os desejos dos nativos de Peixes. Virgem, um signo de instintos maternais, altruísmo e sacrifício, é o que ocupa esta casa. O que sugere que os piscianos gostem de ajudar os outros e ser altruístas.

 

E, como o ultimo signo do zodíaco, ele é uma plataforma, por assim dizer, para o primeiro. Afinal, o zodíaco é um círculo. O livro "Esoteric Astrology" sintetiza isso tudo muito bem quando afirma: "O que se vê é que os indivíduos piscianos são cheios de responsabilidades e têm que sustentar muitas outras pessoas e organizações. Na verdade, o último grau de Peixes é o primeiro de Áries, o que indica, por si só, que os Ascendentes em Peixes nasceram para dar a vida e o sustento àqueles que precisam começar um novo ciclo de atividades, famílias e correntes de pensamento".

 

Isto praticamente nos leva ao final da seção que trata dos signos. Estas informações não são de nenhuma maneira "a última palavra". Ao invés disso, espera-se que este material de um entendimento sólido aos blocos iniciais da construção da compreensão astrológica, o zodíaco. Não devem ser aceitas interpretações muito arrojadas, até que se tenha um bom entendimento do assunto.

 

 

Use o seu Browser para voltar ao índice